Sumários

Uma antologia de autores fictícios

12 Maio 2016, 12:00 João Miguel Quaresma Mendes Dionísio


O desenvolvimento do processo heteronímico entre 1903 e 1935. Pseudonímia, pré-heteronímia, heteronímia e heteronimismo. Dois testemunhos fundamentais: a “questão Shaskespeare-Bacon” e a “Tábua bibliográfica”.


Espólio e biblioteca particular: história, questões, desafios (2ª Parte)

9 Maio 2016, 12:00 João Miguel Quaresma Mendes Dionísio

Continuação da aula anterior. Textos pessoanos em diversos suportes de escrita. O “desdobramento” de Pessoa leitor-autor. Sobrecapas, folhas de guarda e margens de livros coleccionados e lidos por Pessoa enquanto lugares privilegiados de reflexão e escrita. O fenómeno das notas de leitura e da marginália pessoana: “work-in progress” e extensão duma produção literária intertextual.


A Educação do Estoico

6 Maio 2016, 16:00 Patrícia Soares Martins

Aspectos da prosa de Pessoa. O Barão de Teive: caracterização do heterónimo por Pessoa.   Aspectos do fragmento na obra de Pessoa: importa distinguir o fragmento como género da mera lacuna ou incompletude do texto. A questão do género do texto de Teive. A influência do estoicismo no discípulo de Amiel e de Rousseau. Teive entre  os textos  clássicos e os grandes nomes do romantismo.


Espólio e biblioteca particular: história, questões, desafios (1ª Parte)

5 Maio 2016, 12:00 João Miguel Quaresma Mendes Dionísio

A génese do espólio plural de Fernando Pessoa desde as primeiras inventariações até aos mais recentes arquivos digitais. Delineamento de novos caminhos crítico-genéticos e hermenêuticos à luz da relação entre a biblioteca existente de Fernando Pessoa – a sua Biblioteca Particular – e a biblioteca sempre por vir que foi a sua obra.   


Caeiro e Pascoaes

4 Maio 2016, 16:00 Patrícia Soares Martins

Leitura e análise de poemas de Caeiro e de um poema de Pascoaes "A Sombra do Passado" de As Sombras [1915].  Fernando Pessoa e a poesia objectiva: a matriz clássica tal como a refere no texto programático "Atena" de 1924.