Sumários

Caeiro, Ricardo Reis e o ortónimo.

16 Maio 2018, 16:00 Patrícia Soares Martins

Caeiro e o ortónimo. Leitura comparativa do poema X de O Guardador e do poema "Vento que passas nos pinheirais " do Cancioneiro. Caeiro e os Poetas Metafísicos Ingleses (Marvell, Herbert) A reescrita da écloga na teoria dos géneros adversos  (Jackson,2011). Ricardo Reis os deuses gregos e outras referências clássicas. Leitura do poema XIV do livro I das Odes.


Alberto Caeiro e Ricardo Reis.

11 Maio 2018, 16:00 Patrícia Soares Martins

Apresentação de Caeiro por Ricardo Reis. A Poesia de Caeiro e a condição de enunciação nela figurada: o poema existe na distância entre consciência e mundo, olhar e coisa vista, sem resolver a dualidade mas tornando-a inaparente (Gusmão, 1986). Leitura dos poemas I e V de O Guardador de Rebanhos.

Aspectos do paganismo pessoano em Caeiro e Reis.

Leitura do poema I do Livro de Odes de Ricardo Reis.


Heteronímia

9 Maio 2018, 16:00 Patrícia Soares Martins

Heteronímia. Alguns modelos de estruturação do corpus textual pessoano segundo Eduardo Lourenço (1986).
Descentramento e fragmentação do sujeito como condições para o "poetodrama" (Seabra, 1984). Leitura  de "Mestre, meu Mestre querido" de Álvaro de Campos na perspectiva de Maria Irene Ramalho (2007) como uma meditação sobre o poeta vidente da tradição Ocidental.


Heteronímia

4 Maio 2018, 16:00 Patrícia Soares Martins

Leitura da Carta a Casais Monteiro sobre a génese dos heterónimos (1935).  Sobre o "Dia triunfal" . O sentido das palavras "heterónimo " e "ortónimo".  Os heterónimos ditos clássicos, a posição peculiar  de Bernardo Soares no conjunto , descrita por Pessoa como a de um  "semi-heterónimo", outros heterónimos (Search, Mora, Barão de Teive) e assinaturas ficcionais.


Avaliação

2 Maio 2018, 16:00 Patrícia Soares Martins

Entrega dos testes e comentário sobre os mesmos. Conversa com os alunos sobre os trabalhos em curso e as datas da avaliação.