Sumários

Pessoa entre as vanguardas

14 Março 2018, 16:00 Patrícia Soares Martins

Pessoa e a busca por um critério estético capaz de aglomerar os membros de Orpheu. Leitura de um texto (não publicado) sobre a escola simbolista de Mallarmé e o movimento paúlico, aproximados por traços comuns, entre os quais a morbidez típica da "degenerescência". Leitura de uma carta a Armando Cortes Rodrigues sobre a necessidade e a dificuldade em termos pessoais de exercer o papel de uma figura publica no âmbito de um movimento de vanguarda.
Leitura de "Impressões do Crepúsculo" e  de algumas estrofes de "Chuva Oblíqua" : uma estética das instersecções. Interseccionismo e Simultaneísmo Órfico (Souza-Cardoso: "A Procissão do Corpus Christi em Amarante).


Cesário e Pessoa

9 Março 2018, 16:00 Patrícia Soares Martins

Cesário, um poeta difícil de catalogar, já simbolista mas também naturalista: leitura de "O Sentimento de um Ocidental" pondo em relevo esses aspectos. As mulheres-símbolo de Cesário: as varinas e as "castíssimas esposas" do poema. Persnagens tipo à maneira de Baudelaire: a "lúbrica pessoa".  Leitura de um  poema de Caeiro (O Pastor Amoroso, III) sobre Cesário . Reflexões de Pessoa sobre Cesário, que considera "sensacionista" e seu precursor (com Whitman).  No texto crítico publicado em A Águia, em 1912, Pessoa pretende reagir aos excessos de subjectividade das gerações anteriores, para tal seguindo a lição de Cesário  (Cf. A Nova Poesia Portuguesa Sociologicamente Considerada ).
Leitura de passagens de uma apreciação crítica da poesia de Cesário ( Fernando Pessoa "Cesário Verde", in  Cesário Verde, Cânticos do Realismo)


Cesário Verde: "O Sentimento de um Ocidental"

7 Março 2018, 16:00 Patrícia Soares Martins

A situação de Cesário Verde entre o Romantismo (Camilo, Herculano) e a  Geração Nova, com Antero de Quental ou Teófilo Braga. A comum referência de Victor Hugo e a inspiração Baudelaireana de Cesário.  O testemunho de Fialho de Almeira sobre a vida e a obra de Cesário.  "Flanar" na cidade de Lisboa ("Desastre") e a "visão de artista" de "Um Bairro Moderno".  Leitura de "O Sentimento de um Ocidental" atendendo, entre outros aspectos, à estrutura temporal do poema dividido entre uma visão pessimista do passado e a visão utópica do futuro. Aspectos da deambulação do narrador no poema, efectuando um percurso das colinas para o rio, e do dia para a noite.
Mário de Sá-Carneiro, reescrevendo "A Débil" em "Simplesmente" e dando disso conta a Pessoa na correspondência. Pessoa e a descrição de um Cesário sensacionista, como Caeiro, Campos e Walt Whitman.


Poe, "O Homem da Multidão".

2 Março 2018, 16:00 Patrícia Soares Martins

Leitura e interpretação (ou possíveis interpretações) do conto de Poe, "O Homem da Multidão". Cotejo das leituras que suscitou, de Baudelaire e Benjamin. É ou não o "Homem da Multidão" o "flâneur" e porquê? 
Considerações sobre a situação de Poe nas letras modernas, inspirando três gerações por motivos diferentes, a de Baudelaire (na sua defesa da "arte pela arte" e na defesa da amoralidade e do mal como indissociáveis do exercício de liberdade da arte), a de Mallarmé e dos simbolistas, e a de Valéry e Pessoa. Pessoa tradutor  de "O Corvo"  e admirador do "método de composição" de Poe.


Moderno e modernidade.

28 Fevereiro 2018, 16:00 Patrícia Soares Martins

 As datas do Modernismo. O carácter cosmopolita do Modernismo. As cidades do Modernismo (o eixo Paris-Londres-Nova-Yorque, Viena, São Petesburgo) e alguns movimentos e nomes a elas associados.  O papel de Orpheu e a importância estratégica de Mário de Sá-Carneiro na informação que chega a Lisboa e a Pessoa. O tempo da guerra e o fim das vanguardas históricas. A "tradição do Modernismo": um olhar retrospectivo a partir da década de 60.
Baudelaire, Cesário e  a poética das cidades. Novo capítulo da "flânerie" ou "O Sentimento de um Ocidental".  
Leitura de um texto do Livro do Desassossego.