Sumários

A correspondência de Mário de Sá-Carneiro e Pessoa.

6 Abril 2018, 16:00 Patrícia Soares Martins

Aspectos da correspondência de Sá-Carneiro e Fernando Pessoa.  Descrição feita nas cartas dos meios vanguardistas de Paris. Santa-Rita na correspondência e seus avatares em  Confissão de Lúcio e Céu em Fogo. Leitura e análise retórica e estilistica de "Rodopio" de Mário de Sá-Carneiro.


Mário de Sá-Carneiro, "Manucure"

4 Abril 2018, 16:00 Patrícia Soares Martins

Mário de Sá-Carneiro, entre o romantismo, o simbolismo decadentismo e as vanguardas, em particular o Futurismo Italiano e Russo.  Leitura e comentário do poema "Manucure".  O poema pertence ao cânone do Futurismo português.  Almada, Santa-Rita Pintor e Mário de Sá-Carneiro e o Futurismo.  Citações dos manifestos futuristas no poema "Manucure". O que são as "Palavras em Liberdade". Leitura de passagens do Manifesto "A Imaginação sem Fios e as Palavras em Liberdade" de Marinetti (1912).


As Odes de Álvaro de Campos

23 Março 2018, 16:00 Patrícia Soares Martins

Leitura de "Ode Triunfal": comentário sobre os aspectos de composição e retóricos do poema de Pessoa. O tema das viagens marítimas em obras de autores que Pessoa leu e aos quais replica, de Stevenson, a Coleridge e a Melville.  As várias "velocidades" da Ode de Pessoa e as mudanças correspondentes no plano da expressão: da celebração do lado aventuroso da viagem por mar que se perde no presente, à evocação da infância, às reminiscências literárias, à meditação de ordem metafísica. Álvaro de Campos , o engenheiro civilizado  e  o mal da cililização. Os estados do sujeito, desde a posição situada no tempo e no espaço do início e do final da Ode,  à quase impessoalidade de uma "pura voz".


O momento futurista e o sensacionismo pessoano.

21 Março 2018, 16:00 Patrícia Soares Martins

O manifesto futurista de Marinetti "Manifesto técnico da literatura futurista".
As odes de Campos, que Pessoa coloca sob a influência de Walt Whitman e  Cesário, poetas "sensacionistas".  Mitos futuristas na "Ode Triunfal".  Particularidades de Ode como forma. Aspectos da composição da ode: a "enumeração caótica", o ritmo, os vocativos e as interjeições, a deixis. O sujeito contempla, de um lugar recuado de observação, a cidade moderna. A ambivalência da celebração do moderno.


De A Águia a Orpheu

16 Março 2018, 16:00 Patrícia Soares Martins

 Pessoa crítico da "Nova Poesia Portuguesa" . Os três traços diferenciadores dessa poesia, o vago, o subtil e o complexo . A geração de Orpheu e a sua oposição à estética do movimento saudosista, tal como se expressava nas páginas de A Renascença e de A Águia, de Teixeira de Pascoaes. O paúlismo, ou outro nome para o simbolismo?  Pessoa e Mallarmé: os aspectos musicais do verso. Mallarmé e o verso livre ("Crise de Versos").