Sumários

. A VIRAGEM SUBJECTIVISTA DA ESTÉTICA

18 Abril 2018, 14:00 Adriana Veríssimo Serrão

. A VIRAGEM SUBJECTIVISTA DA ESTÉTICA

 

1. SENTIMENTO INDIVIDUAL E NORMA DO GOSTO EM DAVID HUME

(Of the Standard of Taste, 1757).

Essays and Treatises on several subjects in two volumes, ed. T.H. Green & T.H. Grose Lon­don, vol. 1, 1877; The Philosophical Works, ed. T.H. Green & T.H. Grose, 4 vols., London, 1882-1886.

 

Gosto e sentimento

O gosto não é uma propriedade das coisas, existe unicamente no espírito de quem a con­­­templa, e cada espírito percebe uma beleza diferente. Uma pessoa pode mesmo per­­ce­ber deformidade aí onde outra é sensível à beleza; e cada indivíduo de­veria estar de acordo com o seu próprio sentimento (sentiment), sem pretender re­gular o dos outros. (Of the Stan­dard of Taste; Es­says and Treatises, 245).

 ... todo o sentimento (sentiment) é real (real) e não tem uma referência a não ser a ele mesmo, quer se te­nha ou não consciência disso. (Ibid., 244).

 

A delicadeza da imaginação

Uma causa óbvia de que muitos não sintam o justo (proper) sentimento da beleza é a falta dessa delicadeza da imaginação, que é requerida para dotar a sensibilidade (sen­­si­bility) dessas finas emoções. (Ibid., 249).

 

“os princípios gerais do gosto”

Sucede que, no meio de toda a variedade e caprichos do gosto, há certos prin­cípios gerais de aprovação e de cen­sura, cuja influência um olhar atento pode de­tec­tar em to­das as operações do espírito. (Ibid., 248).

Os princípios gerais do gosto são uniformes na natureza humana... (Ibid., 260).

Embora seja certo que beleza e deformidade, mais ainda que doce e amargo, não são qualidades nos objectos, mas pertencem inteiramente ao sentimento, interno ou ex­­terno, deve reconhecer-se que há certas qualidades nos objectos que são dis­pos­tas (fitted) pela natureza a produzir estes sentimentos (feelings) particulares. (Ibid., 250).

 

O consenso dos críticos

Se bem que os princípios do gosto sejam universais e quase, senão inteiramente os mes­mos em todos os homens, todavia muito poucos homens estão qualificados pa­ra dar o seu juízo sobre uma obra de arte ou para estabelecer o seu próprio sen­ti­men­to como sendo o padrão da beleza. (Ibid., 257).

 

A norma [padrão] (Standard) do gosto

... uma regra pela qual os sentimentos diversos dos homens possam ser re­con­ciliados ou pelo menos uma decisão, proposta, confirmando um sentimento ou con­de­nando outro. (Ibid., 244).

... um sentido (sense) forte, unido à delicadeza do sentimento, melhorado pelo exer­cí­cio (practice), aperfeiçoado pela comparação, e depurado de todo o pre­conceito, só ele pode conferir a um crítico este carácter apreciável; e o ve­re­dic­to conjunto de tais ho­mens [...] é a verdadeira norma do gosto e da beleza. (Ibid., 258).

 

 

 

2. SENTIMENTOS ESTÉTICOS E ANTROPOLOGIA EM EDMUND BURKE

 

A Philosophical Enquiry into the Origin of Our Ideas of the Sublime and Beau­­­tiful (1757); ed. de David Womersley, com o título A Philosophical Enquiry into the Subli­me and Beautiful, London, Penguin, 2004 (contém a Introdução de 1759 "On Taste").

 

A afecção das paixões

Belo e sublime são ambos ideias (ideas) provocadas por qualidades das coisas, têm nelas a causa efi­­ciente. O belo por qualidades como a pequenez, a variação gradual, a de­­­li­­­­ca­­­deza, a cor, a graça, a elegância; o sublime por qua­­li­da­des, tais a gran­­­dio­si­dade, a obs­­­­curidade, a vastidão, a infinitude.... Não resultam de um raciocínio, mas de uma afe

cção das paixões, sem inter­ven­ção de processos intelectuais.

Não é pela força de uma atenção e de um exame prolongado que julgamos belo um ob­jecto; a beleza não requer nenhuma assistência do nosso raciocínio (rea­soning); e mes­mo a vontade lhe é indiferente; a presença da beleza desperta tão efi­­­­­caz­­mente em nós um certo grau de amor quanto a aplicação do gelo ou do fogo pro­­­­­­­duz as ideias de ca­lor ou de frio. (A Philosophical Enquiry into the Origin of Our Ideas of the Sublime and Beau­­tiful, Parte III, II).

 

... a beleza consiste [...] numa qualidade dos corpos que age mecanicamente sobre o espírito humano, mediante a intervenção dos sentidos. (Enquiry, Parte III, XII).

 

... o gosto (Taste) [...] não é uma ideia simples, mas uma ideia composta, em parte de uma per­cepção dos prazeres primários dos sentidos e dos prazeres secundários da ima­­­gi­na­ção, e em parte dos veredictos da faculdade do juízo, no que concerne às vá­­rias re­­­lações dessas duas espécies de prazeres e no que diz respeito às paixões hu­­­­manas, aos costumes e às acções dos homens. São esses os elementos cons­ti­tuin­tes do gosto e o fundamento de todos eles é o mesmo no espírito humano, pois co­mo os sentidos são as grandes fontes das nossas ideias e, por conseguinte, de to­­dos os nossos prazeres, a base intei­ra do gosto é comum a todos os homens e exis­te, portanto, um fundamento sólido para um raciocínio irrefutável sobre essas ma­té­rias. (Enquiry, Introdução).

 

A duplicidade dos prazeres e das paixões

Aconselha‑nos, pois, o bom senso que se deva distinguir mediante algum outro no­me duas coisas de naturezas tão diversas, como um prazer (pleasure) que é sim­ples e sem ne­­nhuma relação com outro sentimento, daquele prazer cuja existência é sem­pre relativa e estreitamente vin­culada à dor (pain). Seria muito es­tranho se esses sen­­­timentos afecções (affections), tão diferentes nas suas causas e de efeitos tão dife­rentes, de­­vessem ser con­­fundidos porque o uso vulgar os colocou sob uma mesma de­no­mi­nação genérica. Sempre que tiver oportunidade de falar sobre es­­se tipo de pra­zer re­lati­vo, chamo‑o de deleite (delight). [...] Tal como em­pregarei a palavra de­leite pa­ra in­­dicar a sen­sação (sen­sation) que acompanha a eli­minação da dor ou do pe­rigo; por­­­­tanto, quando me referir ao prazer positivo cha­má‑lo‑ei, na maioria das ve­zes, sim­­­­plesmente de prazer (plea­sure). (Enquiry, Parte I, IV).

 

O sublime, analogon delicioso do medo

Tudo o que seja de algum modo capaz de incitar as ideias de dor e de perigo, isto é, tudo o que seja de alguma maneira terrível (terrible), ou relacionado com objectos ter­ríveis ou que opera de modo semelhante ao terror (terror) constitui fonte de su­blime, isto é, produz a mais forte emoção (emotion) que o espírito é capaz de sentir. (Enquiry, Parte I, VII).

 

A paixão a que o grandioso e sublime na natureza dão origem quando essas causas actuam de modo mais poderoso, é assombro (Astonishment); assombro consiste no es­tado da alma no qual todos os seus movimentos se encontra sus­pensos, com um certo grau de horror (horror). (Enquiry, Parte II, 1).

 

 

 

 

II. A ESTÉTICA NA ESFERA DA RACIONALIDADE

 

1. BAUMGARTEN: A EMANCIPAÇÃO DO PENSAMENTO SENSÍVEL

 

 Uma lógica do conhecimento sensitivo, Aesthetica (1750‑1758)

Sunt ergo nohta cognoscenda facultate superiore objectum logices, aisqhta episthmhV aisqhtikhV sive aesthetica. (Meditationes phi­losophicae de nonnulis ad poema per­ti­nen­bus (1735), §116).

Se os inteligíveis conhecidos pela faculdade su­perior são ob­jecto da lógica, os sensíveis são objecto da ciência estética ou es­tética.

 

AESTHETICA (theoria liberalium artium, gnoseologia inferior, ars pulchre cogi­tandi, ars ana­­logi rationis) est scientia cognitionis sensitivae. (Aesthetica, § 1).

A ESTÉTICA (teoria das ar­tes li­be­rais, gnosiologia inferior, arte de pensar com be­leza, arte do analogon da ra­zão) é a ciên­cia do conhecimento sensitivo.

 

Aesthetices fines est perfectio cognitionis sensitivae, qua talis. Haec autem est pul­chritudo. (Aesthetica, § 14).

A finalidade da Estética é a perfeição do conhecimento sen­sitivo en­quan­to tal. Ora es­ta é a be­leza.

 

 

 A sensibilidade como analogon rationis

 

Ad characterem felicis aestheticus generalem requiritur [...] Aesthetica naturalis connata [...], dispositio naturalis animae totius ad pulchre cogitandum, quacum nas­citur.

A característica geral do esteta feliz [...] deve compreender a estética natural inata [...], que é a disposição natural da alma inteira a pensar com beleza, disposição com a qual se nasce. (Aesthetica, §28).

 

 

  

2. KANT

 

Kant: a autonomia da experiência estética. Gosto e sen­timento. Re­ciprocidade da contemplação e da cria­ção. A tensão imaginação-razão na génese do sublime. Ideia estética e intuição criadora.

Crítica da Faculdade do Juízo

Kritik der Urteilskraft 1790

Textos de trabalho: Analítica do Belo (1.º momento e 2.º momento); §1-8

Analítica do Sublime §§23, 25, 26.


LINHAS INTERPRETATIVAS DA POÉTICA

11 Abril 2018, 14:00 Adriana Veríssimo Serrão

Poética: Technè poiètikè

Uma produção com technè (conhecimento)

 

As categorias estruturantes poièsis – mimèsis – katharsis

I. A Poièsis entre as actividades humanas fundamentais

Distinção das actividades: theôria / poièsis / praxis:

Metafísica A 2, 982b;

E 1, 1025b 18: Dado que também a ciência da natureza encontra-se circunscrita a um género do ente (pois se circunscreve ao tipo de essência em que o princípio de movimento e repouso está nela mesma), é evidente que ela não é nem ciência prática, nem ciência produtiva (pois o princípio daquilo que é susceptível de ser produzido está no produtor (inteligência, ou técnica, ou alguma capacidade), e o princípio daquilo que é susceptível de ser feito está no agente (a escolha); de fato, uma mesma coisa é susceptível de escolha e susceptível de ser feita); consequentemente, se todo conhecimento racional é ou prático, ou produtivo, ou teórico, a ciência da natureza há-de ser teórica, mas teórica a respeito de um ente tal que é capaz de mover-se, e apenas a respeito do tipo de essência que é conforme à definição no mais das vezes, e que não é separada. (Tradução de Lucas Angioni).

 

 

2. A articulação entre poiesis e mimèsis

 Poética, 4: causas naturais da imitação

Poética, 1: meios, modos e objecto da imitação

A technè como imitação da natureza (physis): diferença e ligação entre o ser natural e a obra humana.

 

 

LINHAS INTERPRETATIVAS DA POÉTICA

 

Technè como imitação e aperfeiçoamento do natural (Física II, 8)

Causas naturais da imitação (cap.4)

Analogia entre a obra e o ser vivo: tal como o natural, a arte segue um processo (energeia) que deve tender para o seu fim (telos) como realização completa (enteléqueia).

Compreensão da mimèsis em termos de processo diacrónico / do movimento (metabolè) que produz a obra como um ente singular determinado (ousia).

 

Critérios formais / intrínsecos/ da obra / adequação entre forma e fim

Equivalência entre beleza e perfeição, ou concepção objectivista da beleza / a per-feição como acabamento, finita, completa.

 

7, 1450b34: completude, totalidade e extensão

7, 1451a 10: “quanto à extensão, o mais comprido é o mais belo”

13, 1453a 21: “a mais bela tragédia do ponto de vista da arte”

15, 1454b 9: “ao fornecerem a forma própria, pintam retratos semelhantes, mas em mais belo.

 

 

Primado do critério do objecto

 

a) primado do objecto (enredo (mythos), os caracteres (ethos, pl. ethè) e o pensamento (dianoia) sobre os meios ( expressão, ou elocução (lexis) / música, ou canto (melopoia) e sobre o modo (o espectáculo).

b) primado do enredo – homens em acção - sobre os caracteres e o pensamento (Cap.6).

 

1450a 15: a tragédia é representação, não de homens, mas de acções

O enredo não é o real dado, mas é constituído pela actividade mimética segundo uma correcta estruturação dos factos (sustasis)

 

Transposição da realidade em obra

1451b 27: “não deixa de ser poeta por contar factos reais”

1451b 22: “não é preciso seguir exclusivamente as histórias tradicionais”

 

“talento”: 51b …

 

Tragédia e teoria das causas

A obra é um composto (sunolon) de matéria e forma

Causa material: o objecto (enredo, caracteres e pensamento)????

-- formal: perfeição intrínseca/ regras da technè poética (para cada género)????

-- eficiente: technè poética + o talento do poeta

 -- final: prazer próprio da catarse (ouvinte/ espectador/ leitor)

 

 

Poética, Pedagogia e Ética

Cap. 4: prazer de aprender/ prazer de reconhecimento

 

Cap.25: ser, parecer, dever ser

1460 b 23: Sófocles (como devem ser), Eurípides (como são)

 

 

Poética e Linguagem

 

 --Teoria da metáfora (cap. 21-22): “bem metaforizar é ver (theorein) o semelhante” (1459a 4-8)

1. - do género à espécie: o meu barco parou / o meu barco está ancorado

2. - da espécie ao género: Ulisses realizou dez mil façanhas / Ulisses realizou um grande número

3. da espécie à espécie dentro de um género comum: (tirar) :

Arrancando a vida com a brônzea espada

Cortando com o bronze indestrutível

4.- por analogia

- quando falta o termo

- por negação ou privativa

 

- a lógica própria

- função intelectual e ética:

- do prazer do reconhecimento à catarse como elevação (purificação/libertação/ sublimação)

 

Obra singular expõe um universal: poesia e filosofia

 

 

Comentários:

Nietzsche, O nascimento da Tragédia: apolíneo e não dionisíaco;

Freud, “A criação literária e o sonho acordado”; “Caracteres psicopatológicos sobre o palco”

José Pedro Serra, Pensar o Trágico.

 

 


Estética de Aristóteles

4 Abril 2018, 17:00 Filipa de Almeida Afonso

Estética de Aristóteles: a poesia e a catarse do temor e da compaixão; leitura de excertos da Poética de Aristóteles.


Uma prova escrita

4 Abril 2018, 14:00 Adriana Veríssimo Serrão

ESTÉTICA – 2017-2018

Docente: Adriana Veríssimo Serrão

 

Uma prova escrita, a realizar na 1ª aula a seguir às férias da Páscoa:  4 de Abril.

Esta prova incide sobre a matéria leccionada e será realizada com consulta dos textos obrigatórios.

Deverá localizar todas as referências textuais e bibliográficas.

Serão desclassificadas as respostas que não incidam directamente nas questões.

 

As respostas serão avaliadas em função: a) do nível de conhecimento da matéria; b) da adequação às questões formuladas; c) da com­preen­são e rigor da exposição; d) clareza e correcção da expressão escrita; e)  maturidade de pensamento e espírito crítico.

 

 

I.

a. Escolha um dos temas propostos.

- Pode a beleza ser imitada?

- Qual a justificação para a  “expulsão” dos poetas?

- É a pintura uma technè?

- O estatuto da imagem em O Sofista.

 

b. Seleccione duas passagens dos textos de Platão  relevantes para a elucidação do tema e transcreva-as.

c. Justifique a sua escolha.

d. Elabore um comentário detalhado dessas passagens.

 

 

II.

O Banquete apresenta dois retratos de Sócrates, ambos em estrita correlação com a figura de eros. Compare as diferentes descrições do amor no auto-retrato de Sócrates e na des­crição de Sócrates por Alcibíades, mostrando as implicações mais pertinentes para a con­cepção platónica da beleza.

 

 

 

 

 


Estética de Aristóteles

21 Março 2018, 17:00 Filipa de Almeida Afonso

Estética de Aristóteles: a arte mimética; o carácter pedagógico da mimesis; mimesis e possível; mimesis e universal; poesia e história; exercício de comparação entre pintura e estética aristotélica.