Sumários

Vida e obra de Aristóteles

12 Novembro 2015, 16:00 Ricardo Santos

Vida e obra de Aristóteles. Do nascimento à entrada na Academia. Os vinte anos na Academia. Os anos de viagem. O regresso a Atenas e a fundação do Liceu. A fuga e a morte. Obras perdidas e obras conservadas. Obras “exotéricas” e obras “esotéricas”. O carácter escolar dos tratados. O Organon e a lógica como instrumento da filosofia. A filosofia da natureza. A metafísica ou “filosofia primeira”. A filosofia prática.


O argumento do Terceiro Homem

10 Novembro 2015, 16:00 Ricardo Santos

Objectivos e regras para os ensaios argumentativos a realizar pelos alunos.

As objecções à teoria das Formas apresentadas na primeira parte do Parménides de Platão. Como entendê-las: objecções fatais ou baseadas em incompreensões da teoria? Que classes de coisas têm Formas? A natureza da participação. O argumento do Terceiro Homem (Parm. 131e-132b). As três premissas do argumento: o princípio um-sobre-muitos, a auto-predicação e a não-identidade. Reconstrução e avaliação do argumento.


Problemas da teoria das Formas

9 Novembro 2015, 16:00 Ricardo Santos

(1) Revisão dos elementos essenciais da teoria das Formas: a distinção sensível/inteligível; a Forma como um “um-sobre-muitos”; as Formas como paradigmas; a participação e o seu carácter explicativo. Platão contra o nominalismo (os “amadores de audições e de espectáculos” da República V). Dificuldades para a posição nominalista. O carácter abstracto das entidades linguísticas. A predicação como facto básico e como facto que carece de explicação. Objecções à teoria das Formas.

(2) Teste de avaliação de 30 minutos.


República de Platão: epistemologia e metafísica nos livros V-VII

5 Novembro 2015, 16:00 Ricardo Santos

A filosofia de Platão (6). Caracterização das Formas platónicas. As Formas como objecto de conhecimento e o sensível como objecto de opinião. A co-presença dos opostos nas coisas sensíveis. O papel especial da Forma do Bem e a analogia com o sol. A imagem da Linha Dividida. A matemática como preparação para a dialéctica: o uso de diagramas e a aceitação de “hipóteses” (axiomas ou definições) no raciocínio matemático; a procura de uma fundamentação das “hipóteses” na dialéctica. Interpretação da alegoria da caverna.


República de Platão: apresentação geral

3 Novembro 2015, 16:00 Ricardo Santos

A filosofia de Platão (5). O tema principal da República e a sua estrutura interna. O livro I como diálogo socrático (Trasímaco) sobre a justiça. O desafio de Trasímaco. A analogia entre o indivíduo e a cidade: partes da alma e classes sociais. A justiça como harmonia. As propostas políticas de Platão: igualdade de homens e mulheres, abolição da família e da propriedade privada na classe governante, os filósofos-governantes. A condenação da poesia. A distinção entre conhecimento e opinião, e a objecção relativista. Platão contra o relativismo de Protágoras (no Teeteto): o argumento de que o relativismo se refuta a si mesmo.