Sumários

Sócrates na primeira parte do Ménon de Platão

20 Outubro 2015, 16:00 Ricardo Santos

A questão da ensinabilidade da virtude como lugar-comum no século V a.C. As posições em confronto. Ménon e a questão “O que é a virtude?”. Unidade e multiplicidade. Casos análogos. Definições de figura e de cor. A definição da virtude como “desejar coisas boas e ter o poder de as adquirir”, e as duas etapas da sua refutação. Argumento de Sócrates em defesa de que todos desejam coisas boas. Algumas teses socráticas. A negação socrática da acrasia.


Sócrates no Êutifron de Platão (continuação)

19 Outubro 2015, 16:00 Ricardo Santos

Interpretação da pergunta “O que é a piedade?”. Análise das três definições dadas por Êutifron e das respectivas refutações. Correlação agente-paciente; implicação existencial recíproca; anterioridade explicativa. Casos semelhantes. Distinção entre natureza essencial e propriedades contingentes. Aporia final.


O modelo dinâmico da natureza de Aristóteles

15 Outubro 2015, 16:00 Ricardo Santos

Aula especial: palestra “Potentiality as the Core of Aristotle’s Dynamic Model of Nature in the Light of Contemporary Science”, pela Profª. Demetra Sfendoni-Mentzou, da Universidade Aristóteles de Salónica.


A dialéctica de Zenão a Aristóteles

13 Outubro 2015, 16:00 Ricardo Santos

Aula especial ministrada pela Profª. Cristina Rossitto, da Universidade de Pádua, em visita ao abrigo do programa Erasmus+. Tema da aula: a dialéctica grega antiga de Zenão de Eleia a Aristóteles.


Sócrates no Êutifron de Platão. Teste de avaliação.

12 Outubro 2015, 16:00 Ricardo Santos

(1) Sócrates no Êutifron de Platão. Os “exames” de Sócrates ao saber das pessoas. O método socrático, elênctico ou refutativo. A ética como área privilegiada de reflexão. A prioridade da questão “O que é X?”. A distinção entre universais e particulares. A objectividade das qualidades morais (justiça, coragem, virtude, etc.). Análise do “dilema de Êutifron”. (2) Teste de avaliação de 30 minutos.