Sumários

Conclusão do Estudo Sistemático dos Conteúdos Programáticos na Presença das Propostas de Eventos e Respectivas Equipas Já Entregues (

2 Outubro 2018, 12:00 Alcinda Maria Pinheiro de Sousa

  • Conforme explicado no sumário do passado dia 25 de Setembro, começou-se por rever os 2 sumários da semana anterior.
  • Foram confirmadas as presenças dos estudantes inscritos na TP1 que estiveram ausentes na sessão de trabalho anterior.
  • Prosseguiu-se a análise do capítulo 3 de Events Management, com ênfase no conceito de «event experience» relativamente aos de «event design» e «event production», e no quadro das propostas de eventos e respectivas equipas entretanto apresentadas.
  • Ainda no quadro das propostas de eventos que estão já a ser desenhados e produzidos, passou-se a uma primeira referência e abordagem de Chris Barker "An Introduction to Cultural Studies", que abre Cultural Studies. Theory and Practice, e das introduções de, e entradas para «Culture» em Raymond Williams, Keywords e Tony Bennett, Lawrence Grossberg, Meaghan Morris, New  Keywords, materiais  constantes da 1ª Colectânea de Leituras e Consultas Aconselhadas, bem como a uma primeira referência e abordagem da seguinte fonte de informação digital: Grate, Rachel (29 September 2017). "The Ultimate Event Checklist to Foolproof your Planning". Event Planning & Promotion. Eventbrite. [Accessed: 1 October 2018]. Available at:<https://www.eventbrite.com/blog/foolproof-event-planning-checklist-ds00/>.   


Marketing Social e Cultural: Aspectos Gerais e Específicos / apresentação de propostas

1 Outubro 2018, 18:00 Valter Carlos Cardim

Lisboa: "Best Emerging Culture City Award" 
Marketing Cultural e Social: aspectos gerais:
- Processos decisionais e comportamento do publico alvo- Fatores influenciadores da memória do consumidor: cultura-grupos de referência - classe social- Marketing mix
- Marketing cultural e social e mudanças de comportamento(s): saúde, ambiente, educação, economia, cultura- Objetivos da comunicação
- Afetação do dinheiro- Estratégias ou táticas- Medição da eficácia- Avaliação e segmento

Planeamento estratégico em Organizações Culturais e Sociais: aspectos gerais - tipologias de financiamento - financiamento público nacional e internacional

- Apresentações da fase 1 da investigação sobre entidades culturais e eventos culturais




Exercício Aplicado

27 Setembro 2018, 16:00 Nelson Pinheiro Gomes

2. Exercício Aplicado: Análise de um espaço cultural.

2.1. Análise dos elementos recolhidos no espaço cultural. 
2.2. Interpretação dos recursos, narrativas, públicos, serviços/produtos, identidade(s) do espaço. 
2.3. Diagnóstico e orientações estratégicas para o espaço cultural.


Cultura, património e gestão da cultura. Cultura erudita, cultura de massas, cultura popular

27 Setembro 2018, 14:00 Teresa de Ataíde Malafaia

Cultura, património e gestão da cultura a partir da leitura de Chris Barker (2000).  Cultural Studies. Theory and Practice. London: Sage Publications. 3-34.
Cultura erudita, cultura de massas, cultura popular. Considerações acerca das propostas de trabalho: actividade conjunta e reflexões sobre o trabalho em grupo.
 *2 de outubro - Leitura:   Lisboa Filho, Flavi Ferreira et al. , Eds. (2017). Gestão e Produção Cultural. Curitiba: Appis.


Continuação do Estudo Sistemático dos Conteúdos Programáticos na Presença das Propostas de Eventos e Respectivas Equipas Já Entregues

27 Setembro 2018, 12:00 Alcinda Maria Pinheiro de Sousa

  • Foram novamente confirmadas as presenças dos estudantes inscritos na TP1.
  • Procedeu-se à entrega, com fotografia, das Fichas Individuais.
  • A propósito da Exposição Robert Mapplethorpe: Pictures (20 Setembro 2018 - 6 Janeiro 2019). Museu de Arte Contemporânea de Serralves, Porto, exposição comissariada por João Ribas com coordenação de Paula Fernandes, foi ponderada a questão da responsabilidade, não apenas cultural, mas também política e social do gestor, já aludida na 2ª sessão de trabalho da TP, referindo-se a polémica espoletada por Mapplethorpe: Pictures logo após a sua abertura, polémica que alimentou os media durante alguns dias, e não apenas nacionais, conforme os exemplos seguintes: Cruz, Valdemar  (22 Setembro 2018). «A Maldição de Mapplethorpe: Serralves Nega Censura». Cultura. Expresso.  [Consultado: 24 Setembro 2018]. Disponível em: <https://expresso.sapo.pt/cultura/2018-09-22-A-maldicao-de-Mapplethorpe-Serralves-nega-censura#gs.fXWRHDs>; Neuendorf, Henri (24 September 2018). “A Curator Resigned in Protest over the Censorship of his Robert Mapplethorpe Show, But the Museum Says it Didn’t Change Anything”. Art World. Artnet News.  [Accessed: 24 September 2018]. Available at: <https://news.artnet.com/art-world/joao-ribas-resigns-serralves-over-mapplethorpe-censorship-1355137>. 
  • Nesta 1ª fase do trabalho, continuou-se o estudo sistemático dos Conteúdos Programáticos no seu todo, considerados em particular os conceitos de «Event Design» e «Event Production», conforme são definidos no capítulo 3 de Events Management, e relativamente às 2 propostas de eventos e respectivas equipas, já entregues, e cuja orientação ficou assim iniciada. 
  • Lembrou-se que o próximo dia 9 de Outubro, 3ªf, constitui a data limite para entrega das propostas dos eventos a desenhar e produzir e das equipas que vão fazê-lo..