Sumários

Apresentação do Programa e da Bibliografia. Calendarização das leituras. Critério e elementos de avaliação

18 Setembro 2018, 14:00 Teresa de Ataíde Malafaia

A Gestão Cultural na Faculdade de Letras. Objectivos do Programa. Apresentação do Programa e da Bibliografia. Calendarização das leituras. Critério e elementos de avaliação: 1. Organização de um acontecimento cultural, estudo de caso, projecto a ser apresentado em aula (60%); 2. Prova escrita presencial com consulta a realizar no dia 22 de Novembro.

Caso pretendam, os estudantes em regime de avaliação especial (artigo 2º, 3 e segs.) podem optar pelo regime de avaliação específico devidamente reconhecido pelos serviços académicos.

*25 de setembro - Leitura: Barker, Chris (2000). Cultural Studies. Theory and Practice. London: Sage Publications. 3-34.


Introdução ao Trabalho do Grupo (TP 1) I

18 Setembro 2018, 12:00 Alcinda Maria Pinheiro de Sousa

  • Os estudantes foram informados de que as sessões de trabalho têm início ao quarto de hora académico e a exacta duração de 90 minutos.
  • Partindo-se do Calendário Escolar para o semestre em curso (<http://www.letras.ulisboa.pt/pt/cursos/calendario-escolar>), determinou-se a data para realização do  Teste: 8 de Novembro, 5ªf
  • A 1ª Colectânea de Leituras e Consultas Aconselhadas, foi imediatamente obtida na Reprografia Verde da FLUL.
  • Por fim, pediu-se aos estudantes que analisassem, já para a próxima sessão, o Plano de Trabalho proposto, nomeadamente o seu ponto 8. Metodologias de ensino (avaliação incluída).


Aula Inaugural - Sistema de Avaliação - Enquadramento teórico-prático

17 Setembro 2018, 18:00 Valter Carlos Cardim

- Apresentação do programa da unidade curricular

- Apresentação do sistema de avaliação teórico e prático
-Teorias sobre a Cultura: definição de Claude Levi-Strauss
- Exercício inicial
- Componentes da Avaliação com as datas marcadas:

FASES DA AVALIAÇÃO: A avaliação decorrerá em dois momentos, cada momento com especificidades diferentes.

1º) Dividido em duas fases:

1º A)        Organização de um acontecimento, espaço cultural ou projeto cultural a ser apresentado em sala de aula (50%):

1º) Detalhar um espaço cultural, fazer um diagnóstico completo e propor um conjunto de acções a realizar dentro do contexto cultural em que se inserem (10% da avaliação total).

2º) Elaborar, organizar um acontecimento ou projeto, diferente do que foi diagnosticado, com apresentação em sala de aula (duração: 20 minutos), tal como na sua vida profissional futura (40% da avaliação total).

1ª B)        Exercícios extras, complementares, realizados em sala de aula. Apresentação de um texto com análise crítica. (10% da avaliação total)

2- Prova presencial respeitante a todos os pontos do programa (40% da avaliação total) = 26 de Novembro

DURAÇÃO DE CADA UM DAS FASES E DATAS DE ENTREGA

FASE 1: 01 de Outubro

FASE 2-1: 15 de Outubro

FASE 2-2: 19 de Novembro

FASE 3: 10 / 12 / 17 de Dezembro