Sumários

Sessão de Abertura do Ano Académico

20 Setembro 2018, 16:00 Nelson Pinheiro Gomes

Sessão de Abertura do Ano Académico


Abertura solene do Ano Académico

20 Setembro 2018, 14:00 Teresa de Ataíde Malafaia

Abertura solene do Ano Académico.


Introdução ao Trabalho do Grupo (TP 1) II

20 Setembro 2018, 12:00 Alcinda Maria Pinheiro de Sousa

  • Procedeu-se à análise do Plano de Trabalho proposto, nomeadamente do ponto 8. Metodologias de ensino (avaliação incluída) (<http://www.letras.ulisboa.pt/pt/cursos/programas-das-unidades-curriculares/-2/4202--380/file>).
  • A realização dos eventos desenhados e produzidos em equipa, e constituindo 1 dos 2 elementos de avaliação, começará em 19 de Novembro, 2ª f.
  • Iniciou-se o desenvolvimento dos Conteúdos programáticos planeados, mediante audição de: Lucas, Isabel (18 Setembro 2018). «A Nova Iorque de Jean-Michel Basquiat e de Robert Mapplethorpe e a gentrificação das cidades» [crónica radiofónica em linha em podcast, 3:23 min.]. O Fio da Meada. RTP, Rádio e Televisão de Portugal: Rádio Antena1. [Consultada: 19 Setembro 2018]. Disponível em: <https://www.rtp.pt/play/p2057/e365253/o-fio-da-meada>. Neste início, foram apresentados diversos tipos de questões de carácter cultural a partir dos quais poderão ser desenhados e produzidos, em equipa, os Eventos  que constituem 1 dos elementos de avaliação: do cinema (a contar a história de Jean-Michel Basquiat), à cidade (de Nova Iorque e de Basquiat também), até à arte de rua (ainda Nova Iorque, e Basquiat a pintar e a escrever poemas nas paredes dos seus edifícios abandonados), chegando-se à Nova Iorque de Robert Mapplethorpe (agora em exposição numa outra cidade, a do Porto) e, por fim, à Nova Iorque produto de um marketing sob pressão político-social e económica, marca globalmente exportada que ameaça a diversidade identitária das várias cidades do mundo nesta era digital.
  • Finalmente, foi pedido aos estudantes que se preparassem para intervir na próxima sessão de trabalho sobre a crónica de Isabel Lucas, em particular relativamente a Basquiat e Mapplethorpe, e que lessem, de Bladen, Kennell, Abson e Wilde, Events Management, o capítulo 3, «Event Design and Production», incluído na 1ª Colectânea de Leituras e Consultas Aconselhadas, dando especial atenção aos chamados «5Ws of the Event Concept».


Antropologia e Cultura

19 Setembro 2018, 18:00 Valter Carlos Cardim

Antropologia Cultural: Etnologia / Etnografia /  Lingüística / Arqueologia e sua importância e aplicação prática em organização de eventos culturais

Conceito de Cultura: a visão de Claude Levi-Strauss
Cultura e Sub-Cultura
Valores Culturais
As principais acepções do termo Cultura: Objectiva x Subjectiva / Material e Não Material / Ideal x Real / O uso popular do termo Cultura
A Cultura é simbólica: simbolo e seu significado
A Cultura é social
A Cultura é seletiva
A Cultura é universal e regional
A Cultura é determinante e determinada
Métodos de Pesquisa: A observação participante - entrevistas e suas variantes



Apresentação / As definições de Gestão Cultural

18 Setembro 2018, 16:00 Nelson Pinheiro Gomes

1. Apresentação da Unidade Curriculares: Objetivos, Temáticas, Avaliação.

2. Discussão sobre os conceitos introdutórios de Gestão Cultural: Gestão do Sector Cultural; Gestão das Indústrias Criativas; Análise Cultural e Gestão. 

Avaliação*:
Teste de Conhecimentos Presencial e Individual: 40%
Quatro Exercícios desenvolvidos em grupo no âmbito das aulas: 30%
Projeto Final e a sua Apresentação Pública desenvolvidos em grupo: 30%

* Os exercícios e o projeto são desenvolvidos, em grande medida, durante as sessões de contacto. Como tal, as faltas injustificadas terão impacto na avaliação dos mesmos.