Sumários

Cultura e Construção da Identidade

26 Setembro 2018, 18:00 Valter Carlos Cardim

- As teorias de Lévi-Strauss sobre A arte corporal dos Caduceo e a construção da identidade.- O significado das pinturas de rosto e corporal na construção da identidade e divisão social- A natureza cultural dos adornos corporais- Os estudos de Lux Vidal sobre os Kayapó- Os sistemas de Comunicação visual entre os Kayapó - sistemas simbólicos - Artes visuais e a construção do individuo- As teorias de Turner sobre a construção do individuo como sujeito social- As teorias de Sherzer e Sherzer sobre a Mola dos Cuna no Panamá e a construção da identidade Cuna -Valores, ação social e auto-conceito -Marketing Social e Cultural: aspectos gerais 



O Conceito de Cultura

25 Setembro 2018, 16:00 Nelson Pinheiro Gomes

1. O conceito de cultura.

1.1. Raymond Williams e as definições de cultura. 
1.2. Cultura como (um conjunto de) estilo(s) de vida. 

2. Exercício Aplicado: Análise de um espaço cultural.
2.1. Análise dos elementos recolhidos no espaço cultural. 
2.2. Interpretação dos recursos, narrativas, públicos, serviços/produtos, identidade(s) do espaço. 



Cultura, património e gestão da cultura

25 Setembro 2018, 14:00 Teresa de Ataíde Malafaia

Cultura, património e gestão da cultura a partir da leitura de Chris Barker (2000).  Cultural Studies. Theory and Practice. London: Sage Publications. 3-34.

Orientações sobre a constituição de grupos de trabalho. 


Finalização da Gestão Inicial do Trabalho dos Estudantes e Início do Estudo Sistemático dos Conteúdos Programáticos

25 Setembro 2018, 12:00 Alcinda Maria Pinheiro de Sousa

  • Foram verificadas as presenças dos estudantes inscritos na TP1. 
  • Pediu-se-lhes que preenchessem e entregassem com fotografia, na próxima sessão de trabalho, a Ficha Individual distribuída que foi adaptada pela docente.
  • Foram ainda alertados para que devem proceder à consulta dos sumários, semanalmente actualizados, por estes constituírem o suporte do trabalho desenvolvido e a desenvolver ao longo do semestre.
  • Conforme solicitado na sessão anterior, os estudantes partiram da sua leitura de Events Management, capítulo 3, «Event Design and Production» e da audição que fizeram da crónica radiofónica de Isabel Lucas, em particular quanto às obras de Basquiat e Mapplethorpe, e à cidade de Nova Iorque como exemplos de possíveis temas para iniciarem o processo, em equipa, conducente à  construção do tema e do conceito do evento cultural que vão desenhar e produzir, e que constitui 1 dos 3 elementos da sua avaliação nesta unidade curricular.
  • Foram apresentadas as seguintes fontes de informação digital respeitantes a Basquiat e Mapplethorpe: White, Kathleen (16 July 2018). “21 Facts about Jean-Michel Basquiat”. Contemporary Art. Sotheby’s. [Accessed 19 September 2018]. Available at: <https://www.sothebys.com/en/articles/21-facts-about-jean-michel-basquiat>; Robert Mapplethorpe Foundation. [Accessed 19 September 2018]. Available at: http://www.mapplethorpe.org/; e «Obras de Robert Mapplethorpe expostas em Serralves» (21 Setembro 2018) [Vídeo, 2:06 min.]. Cultura. RTP, Rádio e Televisão de Portugal. [Consultado: 21 Setembro 2018]. Disponível em: <https://www.rtp.pt/noticias/cultura/obras-de-robert-mapplethorpe-expostas-em-serralves_v1100229>.
  • A data para entrega das propostas dos evento culturais a desenhar e produzir, bem como da constituição das equipas que vão fazê-lo foi fixada para 9 de Outubro, 3ªf.


Dinamismo Cultural

24 Setembro 2018, 18:00 Valter Carlos Cardim

-Cultura e processos culturais

-Dinamismo e estaguinação
-Dinamismo cultural: aspecto sincrónico e diacrónico
-Aspecto sincrónico: A cultura institucionalizada x endoculturação
-Aspecto diacrónico: Cultura e Adaptação, A Mudança Endógena, A Invenção, A Mudança Exótica, A Difusão e O Acidente Histórico
-Endoculturação e etnocentrismo
-Aspecto diacrónico - transformação e difusão cultural
-Difusão cultural e aculturação
-Apresentação prévia da pesquisa de campo