Sumários
Em Torno da Obra de Nyozekan Hasegawa
19 Abril 2018, 10:00 • Luís Filipe Sousa Barreto
Aula 15
19-04-2018
A constituição do carácter/perfil cultural, nacional e individual. A formação/adoção de formas próprias de pensamento-ação, de crença-vontade e reflexividade. A plasticidade temporoespacial destas constantes/regularidades que sobrevivem pela repetição com(o) variação. A maioria destas formas típicas reflexivas/ativas é um resultante processual na mais longa duração implicando política, economia, história.
A constelação variável homogéneo/heterogéneo como ambivalência/contradição do próprio carácter japonês, nacional e individual. Os fatores mais objetivos do carácter japonês: naturalista e realista. As seis oscilações chave em tipologias de mais e de menos e a sua profunda implicação existêncial/vivêncial: a arte de viver/a estética – ética do dia a dia. As quatro tendências predominantes no perfil/caráter cultural japonês. Este conjunto de “Habitus”/Dispositivos como resultante ecológico-histórica: o Japão insular, a Coreia peninsular e a China/Índia Continental. A capacidade integrativa japonesa: japonizar mundos.
Colóquio Internacional sobre o Índico
17 Abril 2018, 10:00 • Luís Filipe Sousa Barreto
Aula 14
17-04-2018
Breves elementos em torno da obra de Nyozekan Hasegawa sobre o perfil cultural do carácter japonês.
Presença do docente e dos alunos na sessão inaugural, na sala D. Pedro V, do congresso “Indian Ocean: Global Connections”.
Em torno da estética de Kakuzo Okakura
12 Abril 2018, 10:00 • Luís Filipe Sousa Barreto
Aula 13
10-04-2018
K. Okakura (1862-1913) e " Os Ideais do Oriente: o espirito da arte
japonesa "-1904.A proclamação da Ásia Una/Uma frente á Europa. A Ásia
como união plural, em rede, assente no comunitarismo chinês e na
individualidade indiana. A diversidade das Ásia da Ásia encontra no Japão o
pólo de convergência, acumulação, união, superação. A estética japonesa como
harmonioso encontro de antigo e novo, local e global, particular e universal.
O Japão como tesouro e vanguarda das Ásias da Ásia que, através da conexão, conservação, superação, possibilita um Renascimento Asiático. A Ásia triunfará pela consciente identidade ou morrerá pela ocidentalização global. Os períodos da estética japonesa e o Japão como atração da Ásia Toda e Una: " a história da arte japonesa como história dos Ideais Asiáticos " ( K. Okakura ).
A teoria da civilização moderna de Fukuzawa Yukicki
10 Abril 2018, 10:00 • Luís Filipe Sousa Barreto
Aula 12
10-04-2018
Elementos biográficos e contextuais de Fukuzawa Yukicki (1835-1901). As viagens aos Estados Unidos e Europa nos anos de 1859, 1861, 1867. A originalidade da obra “Bunmeiron”/1875.
Formular uma teoria histórica da civilização Moderna/Industrial à escala Global e para os mundos dos finais do século XIX e do futuro século XX. A pluralidade nas vias de civilização da Europa, China, Japão. As diferenças na mais longa duração tornam-se “Divergência” com a conexão global da industrialização/europeização – americanização do mundo.
Civilização, progresso e o mundo do s. XIX de hierarquia civilizados, semi-civilizados, primitivos. O Japão frente à China e aos poderes e saberes Ocidentais. O espírito racional da industrialização, progresso, desenvolvimento e os desafios a vencer pelo Japão para triunfar como Civilização Industrial. A crítica ao pensamento herança chinesa e à ecologia tradicional (contra a “crença cega” no Yin –Yang-, “cinco elementos, etc.).
A criação de explicações japonesas sobre Ásia/Ásias/Ocidentes
5 Abril 2018, 10:00 • Luís Filipe Sousa Barreto
Aula 11
05-04-2018
Breves elementos em torno dos trabalhos de grupo. O operar da análise com os princípios da interpretação crítica: (1) Imanência; (2) Autonomia; (3) Interdependência.
Cem anos de Humanidade e de Ciências Sociais japonesas em torno da ideia e realidade de Ásia/Ásias: alguns marcos chave. De Yukicki Fukuzawa (1835-1901) e Kakuzo Okakura (1862-1913) a Watsuji Tetsuro (1889-1960) e Umesao Tadao (1920-2010). A unidade de temas e de problemas enquanto pluralidade de respostas. Filiações e oposições. Pensar a ideia e realidade de Ásia obriga a pensar a condição Japonesa e as suas relações, antes de mais, com a China e a India. A identidade Japonesa também frente ao “Ocidente” a partir do s. XVI e sobretudo dos s. XIX-XX.