Sumários
O Mediterrâneo do ano 200: estruturas políticas, dinâmicas económicas e construções sociais
27 Janeiro 2022, 11:00 • Rodrigo Furtado
I. Um império sem fim.
1. O mundo de Septímio Severo da Escócia ao Eufrates: um mundo próspero e globalmente estável.
2. Central Romaness: centralidade, identidade e governo provincial.
a. um processo efectivo, mesmo se lento, de inclusão/participação/absorção. Concluído: 212: edicto de Caracala.
b. as províncias e os poderes dos “procônsules” ou “propretores”;
c. o divórcio entre cidadania/voto/etnicidade/cidade/combater; uma ‘nova cidadania’?
d. Administração central muito leve:
a. funções do estado – militar; fiscal; justiça; comunicações;
b. em média: havia 1 “administrador romano” não militar por cada 400 mil habitantes; total de 150 administradores romanos civis (fiscalidade; justiça) em todo o império.
3. Local Romaness: um mundo de regiões e de cidades.
II. Ideologia imperial: República e Império.
1. A República em Roma: o cursus honorum e o papel do senado.
2. O passo decisivo para a monarquia: a monarquia hereditária; a monarquia orientalizante.
III. O mundo militar
1. A profissionalização do exército imperial: mas não desmilitariza a sociedade – com Augusto, 1/7 dos cidadãos estão nas legiões. Serviço militar profissionalizado de 10-16 anos. Estabilizam nos 300 mil efectivos de cidadãos em tempos de paz.
2. A provincialização do exército: recrutamento e presença militar.
a. Augusto: 68% dos legionários eram itálicos
b. ca. 50 d.C.: 48% dos legionários eram itálicos
c. ca. 100 d.C.: 22% dos legionários eram itálicos;
d. ca. 200 d.C.: 2% dos legionários eram itálicos;
3. A desmilitarização de Itália e das províncias mediterrâneas: o afastamento das legiões.
4. A militarização das elites e das populações de cidadãos de fronteira
IV. Religiões cívicas e novas religiosidades.
1. As religiões e o seu papel cívico-político.
a. O que são os deuses clássicos?
b. O papel político da religião. É possível mudar de religião? Quais as obrigações de um cidadão?
c. Religiões sem fé?
2. ‘Outros’: Ísis, Cíbele, Mitra e o Sol – henoteísmo/soteriologia.
a. Conversão e relação pessoal com a divindade.
b. Religiões de grupo e de conversão. (In)compatibilidades com as religiões cívicas.
3. É o Cristianismo ‘romano’? Omnipotência e omnipaciência. Um deus romano-helenístico?
Apresentação. Programa. Avaliação.
24 Janeiro 2022, 11:00 • Rodrigo Furtado
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