Sumários

"The Women" (George Cukor, 1939): as estrelas e a definição do seu estatuto específico

12 Abril 2016, 14:00 Mário Jorge Torres Silva

Breve olhar sobre as várias versões da peça, acrescentando ao original o falhado The Opposite Sex (David Miller, 1956), transgredindo uma das regras fulcrais, a não inclusão visível de personagens masculinas; The Women (Diane English, 2008), regresso ao conceito original, possibilidade de nomear pormenores impossíveis de integrar em 1939, como o lesbianismo, mas um total falhanço pela deficiência de encontrar estrelas credíveis, num tempo em que elas escasseiam.

Início do visionamento comentado de The Women (George Cukor, 1939): a origem do filme numa peça de teatro de duvidosa qualidade, a que o trabalho de câmara e a direcção milimétrica das actrizes confere uma inesperada profundidade; a associação de cada uma das estrelas à sua persona fílmica (Joan Crawford e a ascensão das classes mais desfavorecidas; Norma Shearer e a inocência das classes privilegiadas, Rosalind Russell ou o lado bitchy das donas de casa estilizadas ou Joan Fontaine e a ingenuidade da juventude apaixonada); o genérico e a ligação de cada uma das personagens a um animal, dando ao filme um particular cariz agressivo e animalesco.


A comédia de todas as estrelas e a hipótese de uma releitura "queer"

7 Abril 2016, 14:00 Mário Jorge Torres Silva

Para uma introdução à obra de George Cukor: um cineasta assumidamente homossexual numa Hollywood em que os preconceitos ainda abundavam; a teatralidade da arte de Cukor e a enorme importância da encenação quase coreográfica dos conflitos físicos e mentais; a subtileza da alusão no centro da definição das personagens.

Início do visionamento comentado de The Women (George Cukor, 1939): o microcosmos feminino e o olhar crítico sobre afrontamento sexual e social; a hipótese de ler um filme como uma alegoria queer; as festas, os interiores, o desfile de moda (a cores, num filme a preto e branco), pretextos para a apresentação de diálogos artificiosos, numa comédia sobre a rivalidade feminina (ou gay?)


1º teste para avaliação de conhecimentos

5 Abril 2016, 14:00 Mário Jorge Torres Silva

1º teste presencial para avaliação de conhecimentos.


Revisões

31 Março 2016, 14:00 Mário Jorge Torres Silva

Revisões da matéria dada, tendente a preparar o teste para avaliação de conhecimentos, incluindo comentários sobre estrelas da década de 30, não directamente contempladas no programa, como Greta Garbo ou Jean Harlow. O star system hollywoodiano nas décadas de 10, 20 e 30.


Para uma introdução comentada à "Screwball Comedy"

29 Março 2016, 14:00 Mário Jorge Torres Silva

Visionamento de excertos de My Man Godfrey (Gregory La Cava, 1936), um dos representantes mais paradigmáticos do género: a importância da Guerra dos Sexos; a inscrição dos aspectos mais gráficos da Grande Depressão na oposição entre ricos e pobres, na década de 30; o lado caricatural da comédia screwball; Carole Lombard, uma das estrelas máximas do género e a suposta infantilização da mulher no filme, embora acaba por dominar toda a acção e por controlar o seu oponente masculino.