Sumários

Fisiocracia (conlusão). A protoindustrialização (início)

3 Maio 2021, 08:00 João dos Santos Ramalho Cosme

A agricultura como única fonte de riqueza.  Os fisiocratas e a liberdade de trabalho e a liberdade de dispor dos produtos do trabalho. O Despotismo Iluminado e os interesses dos proprietários rurais com os quais o Soberano é solidário, O comércio com os outros continentes, o que criou condições sem precedentes para o enriquecimento. O que levou a uma monetarização da vida quotidiana.  A relação entre a produção e as cidades (lugares privilegiados de consumo) é deveras importante. O consumo era criador de emprego e desenvolvimento nesta fase (séc. XVIII e XIX). As primeiras necessidades da cidade estão relacionadas com o consumo que a concentração de pessoas implicava.


A agricultura no séc. XVIII (conclusão). Início do estudo do Fisiocratismo.

30 Abril 2021, 11:00 João dos Santos Ramalho Cosme

A agricultura no séc. XVIII (conclusão): Estrutura social agrária inglesa (depois de 1760, as vedações desenvolveram-se fortemente em Inglaterra e um pouco no norte de França) Melhorias significativas, tais como: drenagens, uso de fertilizantes e rotação de colheitas. Muitos dos agricultores dos campos abertos tiveram de migrar para as cidades tornando-se jornaleiros. A revolução agrícola inglesa entronca no regime agrário a que foi encontrado no séc. XVII, resultante da evolução da realidade medieval anterior: -a acção ocorre no domínio senhorial; -a aristocracia tem uma atitude produtivista; -manutenção dos poderes do Senhor sobre os colonos; -orientação da economia para mercado com os camponeses pouco coesos já que não dispunham de instituições comunitárias.  Início do estudo do Fisiocratismo: Quem foi François Quesnay; o pensamento fisiocratas: direito de usufruir a vida e exercer as suas faculdades assim como o direito de propriedade.


Aavaliação presencial

26 Abril 2021, 09:30 João dos Santos Ramalho Cosme

Realizou-se o teste de avaliação presencial.


Avaliação presencial

26 Abril 2021, 08:00 João dos Santos Ramalho Cosme

Realizou-se o teste de avaliação presencial.


A 1ª tentativa de "industrialização" portuguesa (conclusão). A agricultura no século XVIII

23 Abril 2021, 11:00 João dos Santos Ramalho Cosme

Qual a solução para responder às dificuldades económico-financeiras na 2ª metade do se´c. XVII em Portugal. A proposta do Conde de Ericeira: Leis Pragmáticas e desenvolvimento da "indústria dos laníficios". Caraterização desta acção. Razões do insucesso. Tratado de Methween. Desenvolvimento de uma burguesia rural e da industria da filigrana. A agricultura no século XVIII: principais regiões na Europa e respectivas especificidades.