Sumários

Peste Negra e período subsequente

19 Fevereiro 2021, 11:00 João dos Santos Ramalho Cosme

O surgimento de fomes e pestes na seguir à Peste Negra.A doença é  causada pela bactéria Yersina pestis, transmitida ao ser humano através das pulgas dos ratos preto (Rattus rattus) ou outros roedores. Os surtos de peste bubónica têm origem em determinados focos geográficos onde a bactéria permanece de forma endémica. Consequências da Peste Negra: 1º Morreu muita gente. A peste negra é altamente contagiosa, não escolhe ricos nem pobres. Contudo, as pessoas que tinham posses podiam isolar-se no campo, nas suas propriedades, longe da contaminação. 2º Esta mortandade provocou uma nova redistribuição de heranças. Ou seja, os filhos tinham de esperar pela morte dos seus progenitores para herdarem. Esta epidemia provocou a morte prematura de muitos pais, o que acelerou o processo de herança. 3º Ao morrer muita gente a relação de recursos/população altera-se. Agora entra-se num período em que o excesso populacional desaparece, o que provoca uma maior abundância relativamente aos recursos alimentares. 4º Casamentos precoces, baixa a idade de casar e, por conseguinte o período conjugal é mais dilatado, nomeadamente o período fértil da mulher. Logo a taxa de natalidade pode aumentar. Os três grandes problemas da Europa (sécs. XV-XVII) ; "A fame, a peste, a bello libera nos, Domine". A peste vai instalar-se na Europa Ocidental até 1670, com um último aparecimento, já isolado, em  1720-722 (Peste de Marselha). Crises gerais posteriores e a consequente dimunuição da população..


Férias de Carnaval

15 Fevereiro 2021, 09:30 João dos Santos Ramalho Cosme

Segundo o calendário lectivo divulgado on line pela Faculdade de Letras, no dia 15 de Fevereiro de 2021, eram férias de Carnaval.


Férias de Carnaval

15 Fevereiro 2021, 08:00 João dos Santos Ramalho Cosme

Segundo o calendário lectivo divulgado on line pela Faculdade de Letras, no dia 15 de Fevereiro de 2021, eram férias de Carnaval.


A população europeia: da Alta Idade Média à Peste Negra

12 Fevereiro 2021, 11:00 João dos Santos Ramalho Cosme

O impacto das invasões (sécs. V-VIII): destruição, fomes, peste, doenças (surtos epidémicos), morte, ataque aos principais aglomerados (que faz com que haja uma fuga para os campos à procura de alimentos), destruição de culturas; Consolidação do modelo de família nuclear (poder decisório para os casados), muito graças ao Cristianismo, em oposição ao modelo estrutural visigótico, de família troncal (poder decisório e económico no mais velho. Cristianismo vai defender, também, a monogamia, e ser contra o divórcio. A evolução populacional europeia (sécs.XI- Princípios do XIV). Importância da mortalidade infantil. O aumento do número médio de filhos por família (particularmente nobres). A ideia do "Mundo Cheio". Oo surgimento de novas localidades e o crescimento populacional das cidades, particularmente no espaço mediterrânico.


Teorias demográficas

8 Fevereiro 2021, 09:30 João dos Santos Ramalho Cosme

A importância da Estatística sanitária em meados do séc. XVIII para um melhor conhecimento da população e o seu interesse por parte do Estado. A acção de Pina Manique em Portugal. Pensamento de Montesquieu (1689-1755), de David Hume (1711-1776) e de Quesnay (1694-1774). Análise detalhada do pensamento dos 3 grandes eixos do pensamento demográfico de Malthus (1766-1834): População e subsistência, Obstáculos e Remédios. Apresentação dinâmico do modelo maltusiano apresentado por Maximo Livi Bacci nos momentos de expansão e nos momentos de retracção.