Sumários

A importância da Igreja na formação de Portugal

14 Outubro 2019, 10:00 Ana Maria Seabra de Almeida Rodrigues

D. Afonso Henriques e a vassalagem à Santa Sé. A restauração das dioceses e as questões de Braga com Toledo e Santiago de Compostela. A introdução do rito litúrgico romano e os conflitos com os moçárabes. A passagem dos mosteiros que seguiam regras peninsulares para mosteiros cluniacenses, cistercienses ou de cónegos regrantes de S. Agostinho. O papel dos mosteiros no povoamento e aproveitamento agrícola do território. As Ordens Militares e a conquista e defesa do território nas Beiras, Alentejo e Algarve.  

 

Análise e comentário da figura “A rainha D. Teresa, Bermudo Peres de Trava e Urraca Henriques” (Doc2). 

 

Bibliografia: 

AZEVEDO, Carlos Moreira, Dicionário de História Religiosa de Portugal, Mem Martins, Círculo de Leitores, 2000 (Braga, diocese de; Coimbra, diocese de; Ordens Militares; etc.) 

MATTOSO, José, “Dois séculos de vicissitudes políticas”, in José Mattoso (Dir.), História de Portugal, vol.  II, Mem Martins, Círculo de Leitores, 1993, pp. 23-163. 

VILAR, Hermínia Vasconcelos, “As instituições e o elemento humano” e “De Afonso Henriques a Sancho II: uma difícil delimitação de poderes (1128-1245)”, in Carlos Moreira Azevedo (Dir.), História Religiosa de Portugal, vol. I, Mem Martins, Círculo de Leitores, 2000, pp. 203-259 e 305-318


Antecedentes: o reino suevo. O domínio visigótico. Os problemas eclesiásticos.

11 Outubro 2019, 14:00 José Manuel Henriques Varandas

Antecedentes: o reino suevo. O domínio visigótico. Os problemas eclesiásticos.


b) Os primórdios da Reconquista Cristã: a criação do reino das Astúrias

11 Outubro 2019, 12:00 Manuela Santos Silva

b) Os primórdios da Reconquista Cristã: a criação do reino das Astúrias



A - Do discurso ao real. A polémica sobre o ermamento do vale do Douro e a organização social do espaço

10 Outubro 2019, 16:00 Covadonga Valdaliso Casanova

A .2 - Uma proposta de reinterpretação do real: as teses de Barbero e Vigil

 2.a - A polémica historiográfica sobre a ocupação do vale do Douro

[comentário Texto 6: Crónica sebastianense]

[leitura: Orlando Ribeiro, “Primórdios da Reconquista. A controvérsia do ermamento”, in A formação de Portugal, Lisboa, Instituto de Cultura e Língua Portuguesa, 1987]

 2.b - A organização social do espaço nos territórios cristãos (séculos VIII-XI)

[leitura: Luís Carlos Amaral, “O povoamento da terra bracarense durante o século X”, Revista da Faculdade de Letras. História 10 (2009), 113-127]

 2.c - A legitimação dos novos poderes


A (Re)conquista, ocupação e consolidação do território nacional

10 Outubro 2019, 10:00 Ana Maria Seabra de Almeida Rodrigues

As conquistas territoriais feitas de D. Afonso Henriques até D. Afonso III, com a ajuda dos cruzados e das ordens religiosas-militares, e a formação do território nacional. A contestação das fronteiras pelos reis de Leão-Castela e a necessidade de acordo: o tratado de Alcanizes. 

 

Exercício de comentário do “Testamento da condessa Mumadona Dias” (Doc1) feito pela docente com a colaboração dos alunos. 

 

Bibliografia: 

Barbosa, Pedro Gomes, Reconquista Cristã nas origens de Portugal Séculos IX a XIII, Lisboa, Ésquilo, 2008. 

Fernandes, Hermenegildo, “Dos limites às fronteiras: problemas de escala e funções”, in H. Fernandes, I. C. Henriques, J S. Horta, S C. Matos (ed.), Nação e Identidades. Portugal, os Portugueses e os Outros, Lisboa, CHUL-Caleidoscópio, 2009, pp. 157-175 

Garcia de Cortázar, José Ángel, “La época medieval”, in Historia de España Alfaguara II, 9ª ed., Madrid, 1983. 

Gomes, Rita Costa, “A construção das fronteiras”, in A Memória da Nação, org. Francisco Bethencourt e Diogo Ramada Curto, Lisboa, Livraria Sá da Costa Ed., 1991, pp. 357-382. 

Marques, A. H. de Oliveira, “Um tempo entre cristãos e muçulmanos”, in Joel Serrão e A. H. de Oliveira Marques (dir.), Nova História de Portugal, vol. III, Lisboa, Presença, 1996, pp. 13-88. 

Mattoso, José, “Dois séculos de vicissitudes políticas”, in História de Portugal, coord. José Mattoso, Rio de Mouro, Círculo de Leitores, 1993, vol. 2, pp. 21-163.