Sumários
Gil Vicente: leitura de Fé
12 Novembro 2015, 08:00 • Maria João Monteiro Brilhante
Leitura em voz alta e análise do auto da Fé. Reconhecimento das características que nas falas e nas rubricas permitem restaurar a representação do auto: condições espacio-temporais, figuras e desenho do seu jogo, funcionamento da alegoria (Fé) e doutrinação (nascimento e morte de Cristo), cómico versus sagrado, destinatários, outras linguagens envolvidas (música e canto), aspectos plásticos (figurinos), questões de ordem poética (métrica, rima) e linguística (saiaguês versus português).
Gil VIcente: leitura de S. Martinho
9 Novembro 2015, 08:00 • Maria João Monteiro Brilhante
Foi feita a leitura em voz alta do auto de S. Martinho e discutidas questões importantes para o restauro da prática teatral quinhentista: contexto da representação no âmbito da festa religiosa do Corpus Christi, datação, identificação de quem encomendou e elogio da caridade, estrutura do auto, criação do espaço e do tempo da represnetação, construção da figura do pedinte, autonmização do auto versus sua ligação com a cerimónia religiosa e com os fiéis que nela participam, envolvimento e comunicação, doutrinação e centralidade do tema da morte.
Visitação (1502)
5 Novembro 2015, 08:00 • Maria João Monteiro Brilhante
Síntese de aspectos relacionados com e edição dos autos de Gil Vicente (1562 e 1586): importância da Compilação, informação que contêm rubricas e falas, trabalho de composição (prosódia, métrica, figuras de retórica) e performatividade inscita na letra dos autos, modelos conhecidos ( da Idade Média:mistério, milagre, moralidade e farsa; do renascimento; tragicomédia e comédia).
1º exercício escrito na aula
2 Novembro 2015, 08:00 • Maria João Monteiro Brilhante
1º Eercício escrito na aula
O lugar de Gil Vicente na corte e no programa dos reis Manuel e João III
29 Outubro 2015, 08:00 • Maria João Monteiro Brilhante
A partir da cronologia das circunstâncias associáveis a GV tais como informação acerca das representações dos autos, vínculos formais com a corte e o rei, trabalhos que lhe são atribuídos, dados biográficos etc. procurou-se restaurar o lugar que teve o teatro na vida da corte e interrogar a sua autonomia relativa face à própria dinâmica política da corte.