Sumários

A Igreja e o teatro

8 Outubro 2015, 08:00 Maria João Monteiro Brilhante

Leitura e análise de documentos disponíveis na plataforma Moodle contendo informação, proibições e regulamentação produzidas em Portugal entre os séculos XII e XV mostrando a ligação entre a igreja e representações que possuem características onde é possível reconhecer várias dimensões do teatro e do espectáculo. Destacam-se a "ficcionalização" e o "jogo" , mas também o uso de palavras e de acções físicas para expor cenas vivas da Bíblia.


Enquadramento histórico acerca de práticas teatrais na IM

5 Outubro 2015, 08:00 Maria João Monteiro Brilhante

A aula foi dedicada a fazer o enquadramento histórico necessário à compreensão de um período remoto no que respeita às mentalidades. A importância da Bíblia, como referência central da vida das populações, a organização social e política e a dimensão simbólica das práticas públicas dos reis, a política doutrinária da Igreja servida pelas artes visuias e pela dramatização de episódios da Bíblia, a progressiva importância da vida palaciana no cultivo das actividades lúdicas.


Bibliografia: Hauser, História social da arte; Duby, A arte na Idade  na Idade Média.


Práticas parateatrais na Idade Média

1 Outubro 2015, 08:00 Maria João Monteiro Brilhante

A partir da leitura de O primitivo teatro Português de Luiz Francisco Rebello foi discutida a possibilidade de recuperação de certas práticas para a historiografia do teatro na IM em Portugal. Foram discuitdas as explicações dadas por Rebello para o facto de certas representações de carácter religioso ou profano conhecidas através de documento que as proibem ou que as regulamentam não terem sido consideradas importantes: a não existência de textos dramáticos semelhantes as que se tornaram dominantes na cultura ocidental (de matriz aristotélica); o privilégio concedido às palavras em detrimento das outras linguagens do espectáculo.

Foi relevada a atenção dada por Rebello ao método comparatista que relaciona a informação existente em Portugal com outra que existe noutras culturas (por exemplo em Espanha ou França) por permitir colmatar lacunas ou clarificar a importância de certos documentos.
O texto contém informação pertinente acerca dos géneros de prática mais importantes referidos nas fontes documentais: arremedilho, momo e entremez. 


Não houve aula

28 Setembro 2015, 08:00 Maria João Monteiro Brilhante

A professora esteve ausente em serviço.


Questões de historiografia do teatro

24 Setembro 2015, 08:00 Maria João Monteiro Brilhante

Primeira aula introdutória acerca das características particulares colocadas ao fazer da história do teatro.  História do espectáculo ou história da literatura dramática. A efemeridade do evento teatral/espectáculo e a pretensão de fazer o seu restauro. Problemática da oposição entre monumento e documento. Que materiais servem a documentação teatral e como interpretá-los na ausência de um objecto ao qual se possam referir.

História das fontes e história das circunstâncias envolvidas na produção do espectáculo. 
Objectivo: responder às seguintes questões: quem promove, quem faz, para quem, porquê, como, onde, quando?
Discussão a partir do capítulo 6, Theatre historiography, da obra The Cambridge Introduction to Theatre Studies de Christopher Balme.