Sumários

A I República e o património

16 Novembro 2018, 12:00 Clara Moura Soares

 Sessão acerca da realidade patrimonial durante a I República, tendo concedido particular importância à questão das tutelas e da criação de um sistema estatal pensada como forma de garantir a preservação do património artístico, histórico e arquelógico do país. Foi abordada a Lei da Separação do Estado das Igrejas, bem como a legislação que determinou sucessivas alterações ao nível das tutelas referentes ao património nacional. Apresentaram-se os principais critérios de intervenção deste período, os técnicos mais relevantes e alguns casos de estudo, com especial destaque para a sé de Lisboa.
Deu-se início às apresentações orais dos trabalhos.


Da conservação preventiva à conservação curativa de pintura no século XX

14 Novembro 2018, 12:00 Clara Moura Soares


De Phillipot a Brandi.Critérios de intervenção em pintura.do Instituto de Conservação e Restauro ao Laboratório José de Figueiredo. Noções básicas de conservação preventiva e de conservação curativa de pintura.Estudos de caso.


Contributos da 2ª geração de Oitocentos | A institucionalização da protecção dos monumentos no século XIX

9 Novembro 2018, 12:00 Clara Moura Soares

Na sequência da sessão de dia 2 de Novembro, continuámos a análise dos contributos de alguns dos principais eruditos portugueses da segunda metade do século XIX, tendo focado sobretudo o caso de Ramalho Ortigão. De seguida, como forma de ilustrar uma intervenção realizada nesta época, deu-se continuidade ao estudo da campanha de restauro do mosteiro de Santa Maria da Vitória. Esta aula foi ainda dedicada à análise da institucionalização da salvaguarda dos monumentos nacionais no século XIX, tendo focado a evolução da legislação, o envolvimento do Ministério das Obras Públicas, bem como os grupos de trabalho, comissões e conselhos criados em 1875, 1880, 1894 e 1898. Abordou-se, também, o contributo da Real Associação dos Arquitectos Civis e Arqueólogos Portugueses e a concretização do restauro do Mosteiro de Santa Maria de Belém.



Luciano Freire e a génese da disciplina da conservação e restauro em Portugal.

7 Novembro 2018, 12:00 Clara Moura Soares

Luciano Freire e a consciencialização de conservação e restauro patrimonial através do tratamento de pintura.O legado de Freire para a estruturação de uma nova profissão.A Polémica do tratamento dos painéis de S. Vicente.A evolução da ciência no apoio ao restauro.o papel de José de Figueiredo, João Couto, Manuel Valadares e Manuel de Macedo no apoio à concretização do restauro de pintura e à criação de um instituto independente para o efeito.
na aula da próxima semana,se concordarem, abordarei os conceitos de conservação preventiva, conservação curativa e restauro com exemplos de boas e más práticas no âmbito da pintura.dando também algumas dicas práticas e simples de conservação preventiva que podem ser dadas por um historiador da arte a quem cuida das peças numa igreja. 


As atitudes dos eruditos oitocentistas | O restauro de Santa Maria da Vitória

2 Novembro 2018, 12:00 Clara Moura Soares

Aula acerca da forma como alguns dos principais eruditos da primeira metade do século XIX reagiram à constante destruição e perda do património nacional, atendendo particularmente aos casos de Almeida Garrett, Alexandre Herculano e do rei D. Fernando II. Abordou-se, também, a primeira grande campanha de restauro monumental em Portugal, nomeadamente os primeiros momentos da intervenção no mosteiro de Santa Maria da Vitória.