Sumários

O património durante a implantação do Liberalismo em Portugal

31 Outubro 2018, 12:00 Clara Moura Soares

Sessão dedicada dedicada às manifestações de consciência patrimonial e medidas tomadas nesse âmbito no contexto da implantação do Liberalismo em Portugal. Neste sentido foram tratados os seguintes temas: a guerra civil entre liberais e absolutistas, o processo de extinção das ordens religiosas regulares e o seu impacto no património, bem como a tentativa de concretização da campanha de restauro do mosteiro de Santa Maria de Belém a partir de 1834.


Cartas Internacionais de Conservação e Restauro. Restauro em Portugal: do terramoto de 1755 à implantação do Liberalismo

26 Outubro 2018, 12:00 Clara Moura Soares

Na continuação da aula anterior, analisaram-se duas cartas internacionais referentes à conservação e restauro de monumentos e sítios: a Carta de Veneza de 1964 e a Carta de Cracóvia de 2000. Tendo concluído a abordagem à realidade internacional, demos início ao estudo do caso português, focando particularmente o período pós-terramoto de 1755. Ainda assim, recuamos no tempo para analisar alguns antecedentes, nomeadamente a criação da Academia Real de História (1720) e sobretudo o alvará de D. João V de 1721. Relativamente ao período pós-terramoto foram abordadas as reacções à destruição patenteadas pelas Informações e Memórias Paroquiais, atendendo aos valores reconhecidos aos monumentos e às atitudes tomadas. De seguida, trataram-se as reacções do Estado perante a destruição provocada pelo terramoto: a demolição ou aproveitamento de edifícios antigos. A destruição causada pelas invasões francesas foi igualmente abordada, tendo concluído com a análise do surgimento do conceito de monumento nacional em Portugal.



Gustavo Giovannoni e o Restauro Científico. O pós-guerra e o Restauro Crítico

24 Outubro 2018, 12:00 Clara Moura Soares

Na primeira fase da aula abordou-se o contributo de Gustavo Giovannoni para a prática e teoria de conservação e restauro, procedendo-se a uma análise da sua visão da arquitectura, das suas principais ideias e propostas no concernente a intervenção monumental. Neste contexto, concedeu-se particular atenção à questão do respeito pela envolvência dos monumentos e à valorização dos centros históricos e da arquitectura dita menor. De seguida, tratou-se a Carta de Atenas de 1931 referente à conservação e restauro de monumentos históricos. Na segunda fase da aula, focaram-se as consequências da Segunda Guerra Mundial para o património edificado, focando-se as soluções encontradas, entre as quais o desenvolvimento de uma nova teoria, o restauro crítico, cujas principais ideias foram expostas.


Os alunos presentes confirmaram a recepção da calendarização das apresentais orais do trabalho, aprovando a mesma.



Camillo Boito e o Restauro Moderno

19 Outubro 2018, 12:00 Clara Moura Soares

Sessão dedicada à teoria do Restauro Moderno e ao seu principal propulsor, Camillo Boito. Neste contexto, abordou-se o percurso formativo e profissional de Boito e a evolução do seu pensamento ao longo dos anos, destacando e destrinçado as suas principais ideias acerca da conservação e restauro de monumentos históricos, uma via intermédia entre o Restauro Estilístico e o Movimento Anti-Restauro.

Os alunos foram informados que no dia 21 de Novembro a aula não terá lugar na faculdade das 12h às 14h horas, como é habitual, mas sim no Mosteiro dos Jerónimos às 14 horas.


Luca Beltrami e o Restauro Histórico |Alois Riegl e o Culto Moderno dos Monumentos

17 Outubro 2018, 12:00 Clara Moura Soares

Na primeira fase da aula, tratou-se o contributo de Luca Beltrami para a conservação e restauro de monumentos, dando particular ênfase ao desenvolvimento da teoria do Restauro Histórico. Após uma passagem pela vida/carreira de Beltrami, abordaram-se intervenções em monumentos e os princípios desta teoria. Na segunda fase da aula, analisou-se o contributo de Alois Riegl, atendendo ao seu percurso e analisando os principais aspectos do seu pensamento a partir da obra O Culto Moderno dos Monumentos.