Sumários
Atitudes e critérios de intervenção patrimonial dominantes entre a Antiguidade e o século XVII.
21 Setembro 2018, 12:00 • Clara Moura Soares
Aula dedicada às atitudes e critérios de intervenção patrimonial dominantes entre a Antiguidade e o século XVII. A sessão foi dividida em quatro partes, sendo que ao longo de cada uma foram apresentadas as principais atitudes do Homem face aos bens culturais, sobretudo imóveis, nomeadamente ao nível das intervenções de conservação/restauro exercidas, como forma de observar a evolução verificada em termos de identificação de valores e práticas de preservação. Os quatro blocos corresponderam aos seguintes momentos: Antiguidade, Idade Média, Renascimento, Reforma e Contra-Reforma. Para cada momento foi analisado um ou mais casos de estudo.
Apresentação e introdução à disciplina. O restauro enquanto disciplina. Conceitos gerais - formação, evolução e significados
19 Setembro 2018, 12:00 • Clara Moura Soares
Aula de introdução à História e Teoria do Restauro, tendo sido abordada de forma panorâmica a evolução da conservação e restauro enquanto prática empírica que se viria a afirmar como disciplina científica. Neste âmbito, além de uma visão geral desta evolução, demonstrou-se a importância da História e Teoria do Restauro, frisando a sua relação de complementaridade com a História da Arte. Foram apresentados conceitos fundamentais desta disciplina, atendendo ao seu significado, formação e evolução. Indicou-se bibliografia específica relativa aos temas tratados.
Os alunos foram informados acerca das linhas gerais do programa da unidade curricular, bem como da metodologia de avaliação. Esta será constituída por três elementos: um teste escrito com consulta (60%), um trabalho escrito (30%) e a apresentação oral deste (10%). Estabeleceram-se, ainda, as seguintes datas: 12 de Outubro - comunicação do tema do trabalho escrito; de meados de Novembro a 14 de Dezembro – apresentações orais dos trabalhos em datas concretas a definir após 12 de Outubro; 30 de Dezembro – entrega do trabalho escrito; 19 e 21 de Dezembro: 1ª e 2ª chamadas do teste escrito.
Ficou estabelecido que alguns materiais de apoio de acesso mais difícil em bibliotecas ou livrarias, serão disponibilizados através de uma Dropbox partilhada com os alunos.