Sumários
Visita guiada ao CCCM
17 Novembro 2016, 10:00 • Luís Filipe Sousa Barreto
O Museu
de Macau e de Arte e Cultura Chinesas e a
Biblioteca de investigação e de formação académica acerca de Macau,
China, Ásias da Ásia. A Biblioteca e o Museu como espaços chave da e na
formação em Estudos Asiáticos.
Lógicas de Formação dos conhecimentos europeus sobre a Ásia
15 Novembro 2016, 10:00 • Luís Filipe Sousa Barreto
Antes da
matéria asiática europeia mais desenvolvida os olhares islâmicos: os casos de
Al-Biruni (973-1048), Ibn Batuta (1304-1377) e Ibn Khaldun (1332-1406). Especial
atenção á India de Al-Biruni e ás dificuldades de conhecimento objetivo
dos Outros Hindus segundo este persa islâmico. As relações inter e
transculturais, económicas e políticas, na vanguarda do
conhecimento islâmico.
Quatro macro andamentos nos conhecimentos europeus sobre as Ásias da Ásia:1- do
século v a.c. ao século xv ; 2- entre os séculos XVI e
XVIII;3- do século XIX aos meados do S. XX ;4-a
partir dos anos de 1950-1960 aos nossos dias. As possibilidades de relacionamento
internacional-transcultural e as lógicas de conhecimento: em torno das ordens
do espaço e tempo
Controvérsias em Estudos Asiáticos e lógicas de formação dos conhecimentos Europeus sobre a Ásia
10 Novembro 2016, 10:00 • Luís Filipe Sousa Barreto
Aula 15
Em torno do Orientalismo em Sinologia (Adrian Chan, 2009). Critica dos
Fundamentos da Sinologia como comparativismo inconsciente. Limites da tradução
e a necessária e prévia interpretação de um Outro bem diverso. Ocidentalismos
no Japão, Islão, China: a Europa e os Estados Unidos como ambivalente modelo a
copiar (em parte) e a rejeitar (em parte). Eurocentrismos: realidade, e
representação. Elementos para um modelo de constituição dos saberes Europeus
sobre matérias Asiáticas.
Controvérsias em Estudos Asiáticos
8 Novembro 2016, 10:00 • Luís Filipe Sousa Barreto
Aula 14
A condição das controvérsias emergindo da formação dialogal/concorrencial dos consensos. As controvérsias dominantes: (1) Orientalismos; (2) Ocidentalismos; (3) Eurocentrismos; (4) Visões de pós – colonialismos, pós-imperialismos, estudos subalternos, etc. Os desafios racionais em jogo: endotópico, exotópico, objectivação posicional, pluralidades da realidade e do conhecimento.
Orientalismos: para uma genealogia dos termos “Orientalista/Orientalismo” do século XVIII ao século XX. O Orientalismo como palavra de ordem polémica (Oriente/Ocidente). As quatro frentes de controvérsia: do instrumento de imperialismo e colonização (Adbel Malek, 1963) ao sistema hegemónico de Espelho Imaginário da Europa (Said, 1978).
A lógica dos espaços: distanciamentos e proximidades. A Ásia como Espelho e as funções/relações conhecimento/idealização em Heródoto de Halicarnasso (c. 485-420 a.c.). A oposição global/total proclamada entre gregos e persas nos planos cosmopolítico, religioso, civilidade.
Visita ao CCCM a 17 de novembro.
Entrega dos trabalhos de grupo a 13 de dezembro
Teste/Exame escrito individual a 15 de dezembro
Em torno dos trabalhos e das leituras.
3 Novembro 2016, 10:00 • Luís Filipe Sousa Barreto
Aula 13
Um ponto de situação dos trabalhos de grupo sobre cientistas sociais asiáticos.
As fontes de apoio a consultar acerca da vida e obra. As obras a ler dos
diferentes autores e a questão das edições e traduções. Acerca das leituras
comuns de C. Lévi-Strauss e Jack Goody. Programas de
antropologia bem diferentes e convergências nucleares.
Prova escrita final dia 15-12-2016 anfi I das
09H30 às 12H00 devido aos colegas que estão a marcar em
janeiro no horário dos Estudos Asiáticos.