Sumários

Visita guiada ao CCCM

17 Novembro 2016, 10:00 Luís Filipe Sousa Barreto



O Museu de  Macau e  de  Arte e Cultura  Chinesas   e a Biblioteca de investigação e de formação académica   acerca de Macau, China, Ásias da Ásia. A Biblioteca e o Museu como espaços chave da e na formação em Estudos  Asiáticos.


Lógicas de  Formação dos conhecimentos  europeus sobre a Ásia

15 Novembro 2016, 10:00 Luís Filipe Sousa Barreto






Antes da matéria asiática europeia mais desenvolvida os olhares islâmicos: os casos de Al-Biruni (973-1048), Ibn Batuta (1304-1377) e Ibn Khaldun (1332-1406). Especial atenção á India de  Al-Biruni  e ás dificuldades de conhecimento objetivo dos Outros Hindus segundo este persa islâmico. As relações inter e  transculturais, económicas    e políticas,  na vanguarda do conhecimento islâmico.
Quatro macro andamentos nos conhecimentos europeus sobre as Ásias da Ásia:1- do século v a.c.  ao século xv ; 2-  entre os séculos  XVI e XVIII;3- do século XIX  aos meados do S.    XX  ;4-a partir dos anos de 1950-1960 aos nossos dias. As possibilidades de relacionamento internacional-transcultural e as lógicas de conhecimento: em torno das ordens do espaço e tempo


Controvérsias em Estudos Asiáticos e lógicas de formação dos conhecimentos Europeus sobre a Ásia

10 Novembro 2016, 10:00 Luís Filipe Sousa Barreto

Aula 15


                   
Em torno do Orientalismo em Sinologia (Adrian Chan, 2009). Critica dos Fundamentos da Sinologia como comparativismo inconsciente. Limites da tradução e a necessária e prévia interpretação de um Outro bem diverso. Ocidentalismos no Japão, Islão, China: a Europa e os Estados Unidos como ambivalente modelo a copiar (em parte) e a rejeitar (em parte). Eurocentrismos: realidade, e representação. Elementos para um modelo de constituição dos saberes Europeus sobre matérias Asiáticas.


Controvérsias em Estudos Asiáticos

8 Novembro 2016, 10:00 Luís Filipe Sousa Barreto


Aula 14

A condição das controvérsias emergindo da formação dialogal/concorrencial dos consensos. As controvérsias dominantes: (1) Orientalismos; (2) Ocidentalismos; (3) Eurocentrismos; (4) Visões de pós – colonialismos, pós-imperialismos, estudos subalternos, etc. Os desafios racionais em jogo: endotópico, exotópico, objectivação posicional, pluralidades da realidade e do conhecimento.

Orientalismos: para uma genealogia dos termos “Orientalista/Orientalismo” do século XVIII ao século XX. O Orientalismo como palavra de ordem polémica (Oriente/Ocidente). As quatro frentes de controvérsia: do instrumento de imperialismo e colonização (Adbel Malek, 1963) ao sistema hegemónico de Espelho Imaginário da Europa (Said, 1978).

A lógica dos espaços: distanciamentos e proximidades. A Ásia como Espelho e as funções/relações conhecimento/idealização em Heródoto de Halicarnasso (c. 485-420 a.c.). A oposição global/total proclamada entre gregos e persas nos planos cosmopolítico, religioso, civilidade.

Visita ao CCCM a 17 de novembro.

 Entrega dos trabalhos de grupo a 13 de dezembro

Teste/Exame escrito individual a 15 de dezembro


Em torno dos trabalhos e das leituras.

3 Novembro 2016, 10:00 Luís Filipe Sousa Barreto

Aula 13




Um ponto de situação dos trabalhos de grupo sobre cientistas sociais asiáticos. As fontes de apoio a consultar acerca da vida e obra. As obras a ler  dos diferentes autores e a questão das edições e traduções. Acerca das leituras comuns de C. Lévi-StraussJack  Goody. Programas de antropologia bem diferentes e convergências nucleares.

Prova escrita final  dia 15-12-2016  anfi  I   das 09H30 às 12H00  devido  aos colegas que estão a marcar em janeiro  no horário dos Estudos Asiáticos.