Sumários

China-Macau: Cartografia, Circulação, Descrição

11 Outubro 2016, 10:00 Luís Filipe Sousa Barreto

Aula 7


                                                                                    

 Presença no colóquio internacional adquirindo informação sobre transferências transculturais Europa-China, s. XVI a XIX a propósito de Cartografia, Zoologia, Geografia e Antropologia. Problemas de tradução e de receção. Padrões transculturais da mais longa duração: o Imaginário como auxiliar do conhecimento escasso e o medo do Outro na acusação de Antropofagia.


Tempoespaço: dados e categorias analíticas

6 Outubro 2016, 10:00 Luís Filipe Sousa Barreto

Aula 6

 

Elementos de cronologia do surgimento da agricultura, urbanismo, escrita, calculo, estado nas Ásias Ocidental, Oriental, do Sul. A domesticação de plantas e de animais e o peso asiático na formação das restantes civilizações e mundos.

Categorias analíticas de tempo (ordem da sucessão): evento/acontecimento; situação; época; processo. Lógicas da duração: do presente/passado instante ao passado “enterrado” multimilenar, inconsciente, incorporado e em parte esquecido/escondido. Presente, passado, futuro em mútua implicação/constituição com exemplos concretos de Ásias da Ásia (China e Índia).

Elementos sobre a história e antropologia cultural dos animais (outros) com o H. Sapiens.

 

Bibliografia complementar:

 

Jared DiamondGuns, Germs and Steel – The Fates of Human Societies, Londres, Vintage, 1998

 

Robert A. DodgshonSociety in Time and Space: A Geographical Perspective of Change, Cambridge, C. U. Press 1998

 


Da pirâmide de formação dos saberes ao tempo linear da mais longa duração

4 Outubro 2016, 10:00 Luís Filipe Sousa Barreto

Aula 5

 

A condição interindividual – social, fragmentária, desigual, hierárquica desde os “dados”/sinais/informações até às especializações do conhecimento e às ciências disciplinares. Enunciados de F. A, Von Hayek (1936) sobre economia e conhecimento e de A. Giddens (1984) e M. Castells (1996) sobre espaçotempo.

O modelo das categorias fundamentais de ordenamento da realidade e do conhecimento: temporizar, espacializar, diferenciar, relacionar e as coordenadas/ordens da sucessão, posição, identificação, interação.

Elementos de cronologia na mais longa duração: do Big Bang (c. 15.000 a 13.700 biliões de anos) à Internet 1969-1991 passando pela aceleração a partir do surgimento do Homo Sapiens há cerca de 200.000 anos e da agricultura/sedentarização há cerca de 10.000 anos.

 

Bibliografia complementar em teoria das C. Sociais:

 

John ScottSocial Theory: Central, Issues in Sociology, Londres, Sage, 2006

 

Adam KuperCulture. The Anthropologists Account, Cambridge, Massa. Harvard U.Press, 1999

 

Bibliografia complementar em Estudos Asiáticos/R. Internacionais:

 

J. M. HobsonThe Eurocentric Conception of World Politics: Western international theory, 1760-2010, Cambridge, C. U. Press, 2012

 

Gilbert Rozman (ed.) – Misunderstanding Asia: International relations theory and Asia Studies over half a century, N. Iorque, Palgrave, 2015


Fundamentos das Ciências Sociais

29 Setembro 2016, 10:00 Luís Filipe Sousa Barreto

Aula 4


 

Cientistas Sociais Asiáticos: uma segunda lista de sugestões para trabalhos. Nas leituras mínimas obrigatórias a importância da obra de Jack Goody - The East in the West (1996).

Fundamentos das Ciências Sociais como investigação integrada e interdisciplinar de Antropologia, Sociologia, História, Geografia, Economia, Psicologia, Demografia, Linguística. As Ciências Sociais como lógica fundamentada dos fenómenos humanos testando respostas acerca de: Quem? O quê? Onde? Quando? Como? Porquê? Respostas a partir dos domínios específicos de cada uma das Ciências Sociais, respostas que são complementares e dialogais entre si procurando alcançar a pluralidade real. Uma definição breve das disciplinas das Ciências Sociais e a pirâmide dos saberes desde os “dados”/sinais, informações conhecimentos, especificações/especializações até às Ciências. Pirâmide dos saberes a partir de Russel L. Ackoff (1919-2009).

Bibliografia complementar:

Joas, Hans e W. Knobi – Social Theory: twenty introductory lectures, Cambridge, C. U. Press, 2009

Searle, John R. – Making the Social World: The structure of Human Civilization, Oxford, Oxford U. Press, 2010

Turner, Bryan (ed.) – The Blackwell Companion to Social Theory, Oxford, Blackwell, 1996 (trad. Port.), Lisboa, Difel, 2002

 


Bibliografia e Trabalhos

27 Setembro 2016, 10:00 Luís Filipe Sousa Barreto

Aula 3

 

Em torno de características chave de uma bibliografia critica e fundamentada: especialização/especificação; atualidade (20 a 30 anos de duração tendencial plena do estado da questão em Ciências Sociais); pluralidade de teorias, informação, instituições, realidade plural indeterminada; atenção especial às Ciências Sociais Asiáticas e às suas obras acerca da Ásia, Europa, resto do mundo. Objeto e objetivo dos trabalhos: do C. Vitae do investigador ao relevante da sua obra, a ser lido (truques práticos para o trabalho). Mais informação sobre cientistas sociais asiáticos dos séculos XX-XXI.