Sumários

A renovação cultural e estilística da cultura de massas

4 Maio 2016, 08:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

As principais acusações contra a cultura de massas: a ação social e culturalmente conservadora da cultura de massas e a relevância dos endoxa.

A defesa da cultura de massas: a divulgação da cultura de massas na sociedade industrial e a participação das massas na vida cultural; as funções de estímulo da divulgação de conceitos e produtos da ‘Alta cultura’ através dos digest, do cinema comercial…

Exemplos paradigmáticos da renovação cultural e estilística da cultura de massas:  a mecânica de perceção da imagem, as novas gramáticas do cinema, a transmissão direta do estilo jornalístico e da BD.

 

 

Foram marcadas as aulas de reposição (devidas à ausência da professora que, entre os dias 28 de fevereiro e 5 de março, se encontrava na Universidade Mohammed V de Rabat – Missão de Ensino na Licenciatura de Estudos Portugueses, ao abrigo do Protocolo UL – UM5 – CICL) nos dias 19 de maio (das 12:00h às 14:00h) e 23 de maio (das 16:00h às 18:00h) na sala 1.1.

 

Bibliografia:

ECO, Umberto (1991): Apocalípticos e integrados (Lisboa: Difel).

MACDONALD, Dwight (1973): “Uma teoria da cultura de massa” in AA.VV.: Cultura de massa. B. Rosemberg e D. M. White (orgs.) (São Paulo: Cultrix): 77-93.


A génese da nação moderna

3 Maio 2016, 14:00 Ana Maria Sanchez Tarrio

Os agentes da nação:

1.- A imprensa maciça em línguas nacionais

•Os jornais nacionais criam uma ligação nova entre os seus leitores, criam uma comunidade baseada numa simultaneidade temporal profana

«A língua impressa inventa o nacionalismo moderno»

 

2.- Os novos meios de comunicação de massas: rádio, televisão, internet: as novas e mais poderosas vias para a imaginação de comunidades

3.- Estado, cidadania, sufragio.



A análise da cultura de massas de Umberto Eco (II)

29 Abril 2016, 08:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

As principais acusações contra a cultura de massas. A divulgação nivelada e condensada dos objetos da cultura superior: análise de alguns exemplos. O entorpecimento da consciência histórica (provocando pelo desequilíbrio entre a informação sobre o presente e o passado). A ação social e culturalmente conservadora da cultura de massas.

Bibliografia:

ECO, Umberto (1991): Apocalípticos e integrados (Lisboa: Difel).

MACDONALD, Dwight (1973): “Uma teoria da cultura de massa” in AA.VV.: Cultura de massa. B. Rosemberg e D. M. White (orgs.) (São Paulo: Cultrix): 77-93.


Correção da Primeira Prova Escrita

28 Abril 2016, 14:00 Ana Maria Sanchez Tarrio

Foi corrigida a primeira prova escrita


A análise de Umberto Eco: a participação das massas na vida pública e a anomalia da imposição cultural através da comunicação

27 Abril 2016, 08:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

A análise de Umberto Eco: a participação das massas na vida pública e a anomalia da imposição cultural através da comunicação: as mensagens formuladas segundo o código de uma classe hegemónica. As possíveis reações do espetador/consumidor: a reação de tipo ativo e crítico e a reflexão a respeito dos conceitos de “mensagem massificante”, “homem massa” e “cultura de evasão”.

As principais ‘acusações’ dirigidas contra a cultura de massas: a ação homogeneizadora; o importância da lei da ‘oferta e da procura’; a divulgação nivelada e condensada dos objetos da cultura superior.

 

Bibliografia:

ECO, Umberto (1991): Apocalípticos e integrados (Lisboa: Difel).