Sumários
Os tempos e os debates da história africana (conclusão)
28 Novembro 2025, 15:30 • José Augusto Nunes da Silva Horta
1. Revisões sobre o processo de ocidentalização do continente africano; o período contemporâneo. Base de estudo: esquema da periodização proposta por Catherine Coquery-Vidrovitch e excertos do artigo da autora.
2. Sobre "Colonialismo em África" de Parker e Rathbone: síntese pelo professor.
3. A viragem pós-colonial e a desconstrução da história colonial do continente. Comentário a John Parker e Richard Rathbone, “Imaginar o Mundo, Reconstruir o Passado” — A grande mudança do momento pós-Segunda Guerra Mundial: a "segunda ocupação colonial". — A difícil descolonização do ensino e da investigação sobre a História de África. As visões contraditórias de historiadores africanos e das lideranças nacionalistas dos seus países. — Os estados pós-coloniais e as suas contradições: diversidade de processos independentistas.
Plenário do Conselho Científico da FLUL
26 Novembro 2025, 15:30 • José Augusto Nunes da Silva Horta
Ausência por participação no Plenário do Conselho Científico da FLUL
Os tempos e os debates da história africana (continuação)
21 Novembro 2025, 15:30 • José Augusto Nunes da Silva Horta
Síntese do professor sobre a visão da História de África de John Akare Aden e John Hanson e a problemática subjacente no capítulo: qual o peso do legado colonial?
O domínio colonial europeu em África: os seus modelos e complexidades segundo J. Parker e R. Rathbone, "Colonialismo em África". — Estados coloniais e "estilos" de domínio: variações por potências coloniais e por regiões; apropriações africanas dentro do sistema. — Governo (directamente) coercivo ou indirecto: assimilação e indigenato.
Os tempos e os debates da história africana (continuação)
19 Novembro 2025, 15:30 • José Augusto Nunes da Silva Horta
Os tempos da história africana (continuação): revisões da matéria da aula anterior, em particular sobre: os distintos tempos e circunstâncias da abertura da África ao Índico e ao Atlântico; as trocas inter-continentais de plantas alimentares e a adaptação nas economias e dietas alimentares africanas; a distinção entre o tráfico de escravizados de longa duração, via Saara, Mar Vermelho e Oceano Índico e o impacto dos séculos do tráfico transatlântico. A ocidentalização do continente africano a partir do século XIX em dois andamentos: perda da hegemonia mercantil e perda da hegemonia política (imperialismo colonial).
Os grandes temas e momentos da História de África: diversidade e contextos regionais. Comentário a "The Legacies of the Past..." de J. Aden e J. Hanson. Migrações e trocas culturais; processos de centralização política; o tráfico transatlântico de escravos e a integração da África nos sistemas comerciais internacionais antecedida da integração no Mundo do Oceano Índico. O poder colonial europeu e a discussão do impacto da sua herança na África pós-colonial.
Os tempos e os debates da história africana (continuação)
14 Novembro 2025, 15:30 • José Augusto Nunes da Silva Horta
Continuação da matéria anterior:
Análise de mapas históricos sobre o tráfico transaariano e outras redes comerciais africanas de longa distância (espaços de trocas); sobre as zonas ecológicas e a história do clima na sua articulação com a história das sociedades; sobre as reconfigurações políticas do Norte de África à África Ocidental (espaços políticos e guerreiros) e suas articulações entre si e com a história externa à África. A abertura ao Atlântico a partir de meados do século XV e a abertura de longa duração da África Oriental ao oceano Índico: consequências na circulação de plantas alimentares, reinvenção das dietas alimentares e construção das paisagens actuais; o tráfico transatlântico de escravos (séculos XV a XIX): o seu maior impacto do que o tráfico interno.
Base de estudo: a mesma da aula anterior.