Sumários

A leitura de um texto e a elaboração de uma apresentação oral. A desconstrução das imagens ocidentais do continente africano.

3 Outubro 2025, 15:30 José Augusto Nunes da Silva Horta

1. A desconstrução das imagens simplificadoras e deformantes do continente africano correntes nas sociedades ocidentais por Ofori-Amoah. Selecção das ideias principais do texto como treino de leitura (conclusão). Ver na página de E-Learning: OFORI-AMOAH, This is Africa - SUBLINHADO 

Ficheiro

2. A elaboração de uma apresentação oral com apoio de Power Point. Exemplificação. Ver na página de E-Learning: Exemplo de uma apresentação em Powerpoint 


Uma proposta de leitura do texto de Ofori-Amoah. Cerimónia de abertura do ano lectivo na FLUL (anf. I)

1 Outubro 2025, 15:30 José Augusto Nunes da Silva Horta

Uma proposta de leitura do texto de Ofori-Amoah.

 

Cerimónia de abertura do ano lectivo na FLUL (anf. I)


Conclusão da discussão das respostas dos alunos. A desconstrução das imagens etnocêntricas de África. A elaboração do comentário de texto.

26 Setembro 2025, 15:30 José Augusto Nunes da Silva Horta

1. Conclusão da discussão das respostas dos alunos em confronto com as ideias do texto de Ofori-Amoah, “This is Africa!”. A desconstrução das imagens simplificadoras e deformantes do continente africano correntes nas sociedades ocidentais. Etnocentrismo e pensamento dicotómico e classificatório baseado numa hierarquia exógena versus abordagem relativista com atenção à percepções próprias das sociedades estudadas.

 

 

2. O comentário de texto e a sua apresentação pública. Consultar, no E-learning,  “Estrutura do comentário de textos a apresentar ao longo das aulas”.

 


Apresentação do Curso de Estudos Africanos. Comentário às respostas dos alunos redigidas na aula anterior.

24 Setembro 2025, 15:30 José Augusto Nunes da Silva Horta

1. Breve apresentação do Curso de Estudos Africanos (consórcio entre a FLUL, IGOT e ISEG), com ênfase na explicação da estrutura do curso entre unidades curriculares obrigatórias, opcionais e livres e a eventual escolha de um percurso com minor; o estágio curricular e o seminário de investigação.

 

2. Comentário às respostas dos alunos redigidas na aula anterior. Desconhecimento e lugares-comuns relacionados com o continente africano e o seu passado: um olhar ocidental exótico e/ou envolvido pelas raízes familiares; uma imagem síntese negativa e pessimista, tomando o continente com um todo homogéneo, de forma simplificadora e generalizadora.


Boas-vindas da Directora do Curso e da estudante mentora. Questionário escrito aos estudantes para discussão posterior.

19 Setembro 2025, 15:30 José Augusto Nunes da Silva Horta

1. Boas-vindas da Directora do Curso, Professora Cláudia Castelo, e da estudante mentora.

 

2. Resposta anónima pelos alunos, por escrito, a três questões: 1) Por que motivo(s) colocou o curso de Estudos Africanos entre as suas opções? 2) O que é, para si, a África? O que sabe sobre África? 2) O que sabe sobre a História de África/o passado de África? As respostas previamente lidas pelo docente serão a base de uma discussão na próxima aula