Sumários
Os condicionamentos epistemológicos da produção do conhecimento sobre o continente africano: o contributo de V.Y.Mudimbe
8 Outubro 2025, 15:30 • José Augusto Nunes da Silva Horta
— Breve explicação do programa.
— Os condicionamentos epistemológicos da produção do conhecimento sobre o continente africano. A “invenção da África" na perspectiva de Mudimbe. Comentário ao capítulo I da obra de V. Y. Mudimbe, A Invenção da África — O peso da ordem epistemológica ocidental da qual dependem as categorias e sistemas conceptuais, quer nos intérpretes ocidentais, quer nos analistas africanos. O questionamento das imagens ocidentais da África: uma África inventada a partir do eurocentrismo. Estrutura colonizadora e sistema dicotómico de avaliação da alteridade.
A leitura de um texto e a elaboração de uma apresentação oral. A desconstrução das imagens ocidentais do continente africano.
3 Outubro 2025, 15:30 • José Augusto Nunes da Silva Horta
1. A desconstrução das imagens simplificadoras e deformantes do continente africano correntes nas sociedades ocidentais por Ofori-Amoah. Selecção das ideias principais do texto como treino de leitura (conclusão). Ver na página de E-Learning: OFORI-AMOAH, This is Africa - SUBLINHADO
2. A elaboração de uma apresentação oral com apoio de Power Point. Exemplificação. Ver na página de E-Learning:
Uma proposta de leitura do texto de Ofori-Amoah. Cerimónia de abertura do ano lectivo na FLUL (anf. I)
1 Outubro 2025, 15:30 • José Augusto Nunes da Silva Horta
Uma proposta de leitura do texto de Ofori-Amoah.
Cerimónia de abertura do ano lectivo na FLUL (anf. I)
Conclusão da discussão das respostas dos alunos. A desconstrução das imagens etnocêntricas de África. A elaboração do comentário de texto.
26 Setembro 2025, 15:30 • José Augusto Nunes da Silva Horta
1. Conclusão da discussão das respostas dos alunos em confronto com as ideias do texto de Ofori-Amoah, “This is Africa!”. A desconstrução das imagens simplificadoras e deformantes do continente africano correntes nas sociedades ocidentais. Etnocentrismo e pensamento dicotómico e classificatório baseado numa hierarquia exógena versus abordagem relativista com atenção à percepções próprias das sociedades estudadas.
2. O comentário de texto e a sua apresentação pública. Consultar, no E-learning, “Estrutura do comentário de textos a apresentar ao longo das aulas”.
Apresentação do Curso de Estudos Africanos. Comentário às respostas dos alunos redigidas na aula anterior.
24 Setembro 2025, 15:30 • José Augusto Nunes da Silva Horta
1. Breve apresentação do Curso de Estudos Africanos (consórcio entre a FLUL, IGOT e ISEG), com ênfase na explicação da estrutura do curso entre unidades curriculares obrigatórias, opcionais e livres e a eventual escolha de um percurso com minor; o estágio curricular e o seminário de investigação.
2. Comentário às respostas dos alunos redigidas na aula anterior. Desconhecimento e lugares-comuns relacionados com o continente africano e o seu passado: um olhar ocidental exótico e/ou envolvido pelas raízes familiares; uma imagem síntese negativa e pessimista, tomando o continente com um todo homogéneo, de forma simplificadora e generalizadora.