Sumários

Os tempos e os debates da história africana (continuação)

19 Novembro 2025, 15:30 José Augusto Nunes da Silva Horta

Os tempos da história africana (continuação): revisões da matéria da aula anterior, em particular sobre: os distintos tempos e circunstâncias da abertura da África ao Índico e ao Atlântico; as trocas inter-continentais de plantas alimentares e a adaptação nas economias e dietas alimentares africanas; a distinção entre o tráfico de escravizados de longa duração, via Saara, Mar Vermelho e Oceano Índico e o impacto dos séculos do tráfico transatlântico. A ocidentalização do continente africano a partir do século XIX em dois andamentos: perda da hegemonia mercantil e perda da hegemonia política (imperialismo colonial).

Os grandes temas e momentos da História de África: diversidade e contextos regionais. Comentário a "The Legacies of the Past..." de J. Aden e J. Hanson. Migrações e trocas culturais; processos de centralização política; o tráfico transatlântico de escravos e a integração da África nos sistemas comerciais internacionais antecedida da integração no Mundo do Oceano Índico. O poder colonial europeu e a discussão do impacto da sua herança na África pós-colonial.


Os tempos e os debates da história africana (continuação)

14 Novembro 2025, 15:30 José Augusto Nunes da Silva Horta

Continuação da matéria anterior: 


Análise de mapas históricos sobre o tráfico transaariano e outras redes comerciais africanas de longa distância (espaços de trocas); sobre as zonas ecológicas e a história do clima na sua articulação com a história das sociedades; sobre as reconfigurações políticas do Norte de África à África Ocidental (espaços políticos e guerreiros) e suas articulações entre si e com a história externa à África. A abertura ao Atlântico a partir de meados do século XV e a abertura de longa duração da África Oriental ao oceano Índico: consequências na circulação de plantas alimentares, reinvenção das dietas alimentares e construção das paisagens actuais; o tráfico transatlântico de escravos (séculos XV a XIX): o seu maior impacto do que o tráfico interno.

Base de estudo: a mesma da aula anterior.


Os tempos e os debates da história africana

12 Novembro 2025, 15:30 José Augusto Nunes da Silva Horta

1. As representações correntes sobre a História de África: a compressão do tempo e as visões redutoras sobre o passado. Comentário a partir das respostas dos alunos. A insuficiência e distorção da partição “período pré-colonial”/”colonial”/”pós-colonial”. 
2. Uma alternativa: a identificação dos grandes pontos de viragem da história ou choques traumáticos — das origens à implantação do Islão em África (e os limites dessa implantação).
Base de estudo: excertos do artigo de Catherine Coquery-Vidrovitch sobre a periodização da História de África
e os mapas comentados na aula pelo professor: Apresentação síntese Mapas HA XV-XX versão 2024-2025 


Teste

7 Novembro 2025, 15:30 José Augusto Nunes da Silva Horta

Teste


A desconstrução do objecto étnico (conclusão). Preparação para o teste.

5 Novembro 2025, 15:30 José Augusto Nunes da Silva Horta

A desconstrução do objecto étnico (conclusão). Síntese dos principais problemas suscitados por Elikia M'Bokolo e sobretudo Jean-Loup Amselle (ver sumário anterior) a este respeito.


Explicação da estrutura do teste (matriz publicada no E-Learning) e resposta às dúvidas dos alunos.