Sumários

Início da aplicação do esquema para o comentário de uma fonte histórica. Os condicionamentos epistemológicos da produção do conhecimento sobre o continente africano.

26 Outubro 2021, 09:30 José Augusto Nunes da Silva Horta

1. Início da aplicação do esquema para o trabalho final: comentário de uma fonte histórica

Aplicação deste esquema para o trabalho final ao comentário de uma fonte histórica: Tratado Breve dos Rios de Guiné do Cabo Verde de André Álvares de Almada (ed. do ms. 1594).


2. Os condicionamentos epistemológicos da produção do conhecimento sobre o continente africano — a "Invenção da África", comentário a dois excertos da obra de V. Y. Mudimbe.



 


Metodologia de análise de uma fonte para a História de África

21 Outubro 2021, 09:30 José Augusto Nunes da Silva Horta

Metodologia de análise de uma fonte histórica para a História de África. Explicação do esquema/estrutura para a elaboração do trabalho final.
Consultar no E-Learning, no Tópico 1,  "Esquema para o trabalho de comentário de fonte histórica".


Das simplificações e generalizações sobre “a África” e a sua história ao pensamento crítico

19 Outubro 2021, 09:30 José Augusto Nunes da Silva Horta

Das simplificações e generalizações sobre “a África” e a sua história ao pensamento crítico

A  compressão da História de África no pensamento de senso comum e as correlatas anulação da autonomia e redução da capacidade de agir atribuídas às sociedades africanas. Um passado pré-europeu supostamente "tribal" — imagem que comporta uma noção de "atraso" e inferioridade face ao Ocidente —e uma sobrevalorização da dominação europeia sobre as sociedades africanas em períodos da história africana em que tal não ocorreu ou constituiu uma excepção de carácter parcial.


Desconhecimento e lugares comuns nas percepções do continente africano

14 Outubro 2021, 09:30 José Augusto Nunes da Silva Horta

Lugares comuns e estereótipos associados ao continente africano. Entre o desconhecimento e o sentimento de pertença. Reflexão e discussão em torno das respostas escritas dos alunos ao questionário da aula anterior — representações sobre "a África". "África" ou "Áfricas"? 

— Desconhecimento, lugares comuns, frequentemente apresentando uma distorção (ou seja, estereótipos) acerca da realidade do continente africano. Imagens simplificadoras e generalizações abusivas sobre o presente e o passado do continente africano.

— Algumas categorias de pensamento em discussão: "etnias", "tribos", países e nações; “cultura africana” versus culturas africanas. Que consequências tem o seu uso na linguagem corrente para a percepção do continente africano e das sociedades africanas?

A inferiorização e a exotização dos Africanos versus  o olhar envolvido, do sentimento de pertença próprio da identificação, do reconhecimento das raízes ou origens.

As imagens que se ligam a uma visão simplificadora, dicotómica e afro-pessimista do continente africano, mas que já é alvo de críticas.


Método de análise dos textos a apresentar pelos alunos. Resposta anónima pelos alunos, por escrito a duas questões para serem discutidas na aula seguinte

12 Outubro 2021, 09:30 José Augusto Nunes da Silva Horta

Considerações sobre o método de análise e exposição dos textos a apresentar pelos alunos ao longo das aulas (comentário ao esquema que está lançado no E-Learning da cadeira).

Resposta anónima pelos alunos, por escrito a duas ordens de questões:

1) O que é para si a África; o que sabe sobre África?

2) O que é para si a História de África? O que sabe sobre a História de África?

As resposta previamente lidas pelo docente serão  a base de uma discussão na aula seguinte.