Sumários
Férias de Carnaval
2 Março 2022, 17:00 • Jorge Alexandre Loureiro Pinto
Sessão não lecionada por estar dentro do período de férias de Carnaval.
Acesso ao significado: compreensão oral
23 Fevereiro 2022, 17:00 • Jorge Alexandre Loureiro Pinto
Compreensão oral:
- desafios e oportunidades na instrução da audição;
- competência auditiva;
- um modelo de compreensão auditiva;
- fatores que influenciam o sucesso da compreensão oral.
Discussão do artigo:
Graham, S. (2017). Research into practice: Listening strategies in an instructed classroom setting. Language Teaching, 50 (1), 107-119.
Acesso ao significado: compreensão escrita
16 Fevereiro 2022, 17:00 • Jorge Alexandre Loureiro Pinto
Compreensão escrita:
- microhabilidades e estratégias;
- tipos de leitura e ensino da leitura;
- atividades para o desenvolvimento da compreensão escrita.
Discussão do artigo:
Grabe, W. (2014). Key Issues in L2 Reading Development. In X. Deng & R. Seow (Eds.), Alternative Pedagogies in the English Language & Communication Classroom (pp. 8-18). Singapore: National University of Singapore.
Métodos e abordagens de ensino de L2/Le
9 Fevereiro 2022, 17:00 • Jorge Alexandre Loureiro Pinto
A. Principais metodologias/ abordagens de ensino de uma LE/L2:
1. Método da Gramática e da Tradução
2. Método audio-oral
3. Abordagem comunicativa
B. Século XXI: a era pós-método.
C. Discussão dos textos:
Nunes, A. (2002). O Século XXI e o Ensino da Língua Estrangeira – A Era do Pós-método. Polissema, 2, 107-122.
Singleton, D. (2014). How useful is Second Language Acquisition Research for Language Teaching? In V. Cook & D. Singleton (eds.), Key Topics in Second Language Acquisition (pp. 109-124). UK: Multilingual Matters.
Teorias de aquisição de uma LE/L2
2 Fevereiro 2022, 17:00 • Jorge Alexandre Loureiro Pinto
Perspetiva global das teorias de aquisição que procuram explicar o progresso do desenvolvimento de uma LE/L2 e os outputs finais da aprendizagem.