Sumários

Conversa sobre o tema:«As datas » e Verbos «kuwa »(estar), «kuwa na »(Ter) no passado, futuro

16 Dezembro 2016, 10:00 Machozi Tshopo Mbangale

-A conversa em suaíli foi feita à volta do tema:«As datas ».Ensinou-se a pronúncia dos meses e o modo de dizer:« Hoje é dia 17 de dezembro de 2016 ; Ontem foi dia 16 de julho de 2016 ; amanhã será dia 18 de fevereiro de 2016 ». A maneira de perguntar:« Qual é a data de hoje ?; qual foi a data de ontem ?; qual será a data de amanhã ?» e de responder. Os alunos formaram frases com as datas. 

-Os verbos «kuwa »( ser, estar ) e «kuwa na »( Ter, haver ) tomam a marca -ME- no passado recente, -LI- no passado afastado, -KA- no passado narrativo e -TA- futuro. Estudou-se a sua conjugação na forma positiva e forma negativa.Os alunos construiram frases com estes verbos nesses tempos.


Conversa sobre tema:«Dias da semana » e Conjugação dos verbos no futuro

14 Dezembro 2016, 10:00 Machozi Tshopo Mbangale

-A conversa em suaíli incidiu sobre o tema:« Os dias da semana ». Os alunos aprenderam a pronunciá-los e a dizer: «Hoje é sábado ; ontem foi sexta-feira; amanhã sera domingo ». Estudaram a maneira de perguntar:« Que dia é hoje ?; que dia foi ontem; que dia será amanhã ?» e a responder.

-A marca do futuro é -TA-. Na conjugação dos verbos suaíli no futuro, forma positiva, usam-se o pronome pessoal, a marca -TA-, o radical e a vogal final. Na forma negativa, o verbo contém o elemento de negação HA-, o pronome pessoal, a marca -TA-, o radical e a final, mas na 1ª pessoal, o verbo tem o elemento SI-, a marca -TA- , o radical e a final. Os alunos construiram frases com o futuro. 


Conversa sobre o tema:«Que horas são ?» e Audição nº 2 o texto:« Safari »

9 Dezembro 2016, 10:00 Machozi Tshopo Mbangale

-A conversa incidiu sobre o tema:«Que horas são ?» e permitiu aos alunos de aprender a dizer as horas. No relógio do suaíli, a hora 1 corresponde a 7 horas, a hora 2 a 8 horas, a hora 3 a 9 horas, a hora 4 a 10 horas, a hora 5 a 11 horas, a hora 6 a 12 horas, a hora 7 a 13 horas, a hora 8 a 14 horas, a hora 9 a 15 horas, a hora 10 a 16 horas, a hora 11 a 17 horas, a hora 12 a 18 horas. Foram também ensinados um quarto de hora, a meia hora, os minutos.

-O texto suaíli:«Safari »( Viagem ) foi lido pelos alunos. Explicaram-se o vocabulário e as estruturas gramaticais. Num diálogo, um viajante perguntou ao motorista onde eles estavam, queria ir à casa de banho, perguntou o que cada um queria beber. As respostas foram dadas. Os alunos ouviram o mesmo texto no CD nº 2 e repetiram as suas frases.     


Sistema de contagem e Estudo do texto:«Nairobi »

7 Dezembro 2016, 10:00 Machozi Tshopo Mbangale

-No sistema de contagem, estudaram-se as unidades: de 1 a 10, depois até 100 e 1000. De 11 a 19, é preciso acrescentar ao número 10 as unidades. De 100 a 1000, multiplica-se o número 100 pelas unidades. De 1000 a 10.000, multiplica-se o número 1000 pelas unidades.Os alunos aprenderam assim os números e a maneira de contar em suaíli.

-Depois os alunos leram o texto suaíli:« Nairobi ». O vocabulário, as estruturas gramaticais foram explicados e a tradução portuguesa do texto foi dada. Nesse texto, apresentaram-se a localização  da cidade de Nairobi, os habitantes e as actividades.  


Audição no CD nº 2 do texto:«Njiani »( No caminho ) e Conversa sobre o tema:«O que é que fazes»

2 Dezembro 2016, 10:00 Machozi Tshopo Mbangale

-O texto suaíli:« Njiani »( No caminho ) foi lido pelos alunos. Depois o vocabulário e as estruturas gramaticais foram explicados e a tradução portuguesa do texto foi dada. Num diálogo entre duas famílias, um pai perguntou aonde ia uma família e se havia o espaço no carro porque a sua famíia ia para hospital, disse que a sua filha estava doente e que ele era françês. O interlocutor respodeu a essas perguntas. Os alunos ouviram o mesmo  texto no CD nº 2 e repetiram-no para o dominar.

-A conversa suaíli foi feita à volta do tema:« O que é que fazes ? ». Consistiu em ensinar como exprimir uma sucessão de acções em suaíli. Explicou-se e traduziu-se para português o texto da conversa. Os alunos repetiram esse texto para o dominar.