Sumários

A “ciência” colonial e o caso português V

28 Fevereiro 2024, 14:00 Luca Fazzini


Encerramos o módulo com a leitura dos ensaios de Alfredo Margarido “Escrita, colonialismo e Estado” e “As múltiplas variantes do processo colonial português”. 
As leituras foram apresentadas pelas alunas Kira Duane Andre da Graça e Laudiana Leidy Mendonça Correia

A “ciência” colonial e o caso português IV

26 Fevereiro 2024, 14:00 Luca Fazzini


Finalmente, após a leitura dos textos, de caráter historiográficos e socio-antropológicos, de Francisco Bethencourt e Claudia Castelo, que serviram como pano de fundo para a compreensão do "caso português" e das suas relações com outros contextos, passamos para a análise literária, com a leitura/discussão do ensaio “Deslocamentos imperiais e percepções de alteridade: o caso da literatura colonial portuguesa”, de Inocência Mata -- aula II.

As alunas Melissa Vitória da Cruz Gomes e Patrícia Inês de Serrafo Gonçalves apresentaram o texto. 

A “ciência” colonial e o caso português IV

21 Fevereiro 2024, 14:00 Luca Fazzini


Finalmente, após a leitura dos textos, de caráter historiográficos e socio-antropológicos, de Francisco Bethencourt e Claudia Castelo, que serviram como pano de fundo para a compreensão do "caso português" e das suas relações com outros contextos, passamos para a análise literária, com a leitura/discussão do ensaio “Deslocamentos imperiais e percepções de alteridade: o caso da literatura colonial portuguesa”, de Inocência Mata -- aula I.

A “ciência” colonial e o caso português III

19 Fevereiro 2024, 14:00 Luca Fazzini


Após uma análise, abrangente e panorâmica, da produção científica dos séculos XVII e XVIII sobre o homem e a natureza, entrou-se no estudo do "caso português", com a leitura de alguns excertos de «O Modo Português de Estar no Mundo» - O Luso-Tropicalismo e a Ideologia Colonial Portuguesa, de Claudia Castelo.
O texto foi apresentado pelos alunos Maria Vieira e Miguel Pinto.

A “ciência” colonial e o caso português II

14 Fevereiro 2024, 14:00 Luca Fazzini


Durante a aula do dia 14/02 aprofundamos o estudo do pensamento científico, sobre os homens e a natureza, dos séculos XVII e XVIII, a partir de uma perspetiva historiográfica, com a leitura e a discussão, em sala de aula, de excertos do volume Racismos: das cruzadas ao século XX, de Francisco Bethencourt.