Sumários

O Deserto dos Tártaros, de Dino Buzzati

28 Abril 2016, 12:00 Ângela Fernandes

Definição do calendário das apresentações orais entre os dias 9 e 19 de Maio: cada estudante fará uma  exposição de 5 (cinco) minutos sobre o trabalho individual em curso.

Leitura e comentário do romance O deserto dos Tártaros, de Dino Buzzati: o relato da vida interior do protagonista Giovanni Drogo e a preponderância da perspectiva do narrador; a dimensão simbólica da “Fortaleza” e do “Deserto dos Tártaros”; o fascínio da “fronteira” e a ambivalência do desconhecido na definição de uma ideia de heroicidade; a espacialização do tempo e as imagens do destino humano e do tempo cíclico; a reflexão existencial, a solidão radical e a incomunicabilidade; a história pessoal de Drogo como metáfora da condição humana. Análise de passos relevantes do romance.


Feriado nacional

25 Abril 2016, 12:00 Ângela Fernandes

Feriado nacional.


Duas experiências literárias da ‘barbárie’

21 Abril 2016, 12:00 Ângela Fernandes

«Duas experiências literárias da ‘barbárie’: uma leitura comparada de Waiting for the Barbarians, de J.M. Coetzee, e Ensaio sobre a Cegueira, de José Saramago»: conferência de Régis Salado, Professor de Literatura Comparada na Université Paris 7 – Diderot, em mobilidade Erasmus + na FLUL.


Cavafis, “À espera dos bárbaros”

18 Abril 2016, 12:00 Ângela Fernandes

Leitura e comentário do poema “À espera dos bárbaros”, de Konstandinos Kavafis: a autodescrição dos que esperam, e a alusão contrastiva aos que são esperados; a prefiguração do bárbaro como “solução” na definição da identidade própria.

Introdução geral ao estudo dos romances O deserto dos Tártaros (1940), do autor italiano Dino Buzzati,  e  À espera dos bárbaros (1980), do autor sul-africano J.M. Coetzee: a estrutura global das narrativas, e a definição das vozes enunciativas e dos protagonistas; a indeterminação de tempos históricos ou espaços geográficos, e a conexa relevância da noção de fronteira em ambas as narrativas.

Confirmação da continuação das conversas individuais com os estudantes sobre as suas propostas de trabalho (dias 18 e 19 de Abril).


Primeiro teste escrito

14 Abril 2016, 12:00 Ângela Fernandes

Primeiro teste escrito.