Sumários

Espaços, fronteiras e perspectivas nos Estudos Comparatistas

29 Fevereiro 2016, 12:00 Ângela Fernandes

Síntese da questões suscitadas pelos ensaios comentados anteriormente. Breve referência ao volume Entro lo uno y lo diverso. Introducción a la Literatura Comparada (Ayer y hoy), de Claudio Guillén (2005): a tensão entre o local e o universal, e entre o uno e o diverso, entendida como tema e problema centrais à Arte, que a Literatura Comparada procura evidenciar e esclarecer.

Breve exercício de análise poética e ponderação meta-literária: leitura e comentário dos poemas “Estrelas”, de Carlos de Oliveira, e “Lista de objectos…”, de Alexandre O’Neill - a importância da perspectiva na definição de problemas e na busca da sua resolução; a especificidade do olhar sobre o desconhecido plasmado em linguagem. A questão das fronteiras do literário; poesia e prosa; os modos dramático, lírico e narrativo.


Jornadas “Conhecer a FLUL”

25 Fevereiro 2016, 12:00 Ângela Fernandes

Participação da turma nas Jornadas “Conhecer a FLUL”, promovidas pela Comissão de Avaliação Interna da Faculdade de Letras.


Comparatismo, identidades e fronteiras

22 Fevereiro 2016, 12:00 Ângela Fernandes

Continuação da leitura e comentário dos ensaios “Campos de indagação comparatista” e “Comparação e literatura”, de Helena Buescu (2001):  as áreas actuais de reflexão no âmbito da Literatura Comparada; o comparatismo como “saber de fronteira” que pretende “desocultar” e “desnaturalizar” questões relevantes no universo das artes e das culturas; o “tertium quid” do gesto comparativo e a consideração da dimensão “relacional” dos fenómenos literários e artísticos.

Esclarecimentos adicionais sobre calendarização, bibliografia e práticas de trabalho nesta disciplina.

 


Literatura Comparada: Questões metodológicas e epistemológicas

18 Fevereiro 2016, 12:00 Ângela Fernandes

Início da reflexão sobre as noções de Estudos Comparatistas e Literatura Comparada. Leitura e comentário do ensaio “Campos de indagação comparatista”, de Helena Buescu (2001): a “atitude” comparatista e a comparação como “fundamentação epistemológica sistemática” da disciplina da Literatura Comparada; a história da afirmação da disciplina, a partir do final do século XVIII, na explicitação de uma perspectiva supra-nacional; os campos específicos de reflexão comparatista na actualidade.

Breve sessão de esclarecimento com os alunos do 1.º ano do novo curso de Estudos Comparatistas, com a presença da Directora de Curso, Prof.ª Doutora Luísa Afonso Soares (lsoares@letras.ulisboa.pt).

 


Apresentação e calendarização de actividades

15 Fevereiro 2016, 12:00 Ângela Fernandes

Apresentação de objectivos, programa e metodologia da disciplina. Fornecimento do calendário pormenorizado das aulas e indicação dos momentos de avaliação: dois testes (14 de Abril e 30 de Maio), e um breve trabalho escrito individual (1000-1200 palavras), com apresentação oral e a desenvolver em fases estipuladas ao longo do semestre, com entrega no dia 2 de Junho.

Breves considerações metodológicas e bibliográficas; referência à página “moodle” da disciplina (elearning.ul.pt), em que os alunos se devem registar.

Indicação da hora de atendimento: 3ª feira, 12-13h, na sala de Cultura Espanhola.