Sumários

Síntese e discussão

11 Abril 2016, 12:00 Ângela Fernandes

Ainda a novela “La Fúnebre. Falsa novela tártara”, de Ramón Gómez de la Serna: a construção da especificidade da Tartária a partir da explícita oposição face ao mundo europeu; o jogo com os lugares comuns do binómio razão/instinto; a focalização sobre a personagem de Tubal, na sua luta contra uma presumível predestinação; a questão do controlo sobre o destino (humano ou artístico), o triunfo incerto da arte sobre a vida, e a consciência humana da mortalidade. Leitura e análise de fragmentos relevantes da novela.

Síntese das principais questões tratadas até ao momento. Esclarecimento de dúvidas relativas ao primeiro teste escrito.

Calendarização das conversas individuais com os estudantes sobre as suas propostas de trabalho (dias 12 e 18 de Abril).


Não houve aula.

7 Abril 2016, 12:00 Ângela Fernandes

A aula não se realizou devido à participação da docente numa mobilidade Erasmus + na Universidade de Paris 7 – Diderot.


Não houve aula.

4 Abril 2016, 12:00 Ângela Fernandes

A aula não se realizou devido à participação da docente numa mobilidade Erasmus + na Universidade de Paris 7 – Diderot.


Ramón Gómez de la Serna, “La Fúnebre. Falsa novela tártara”

31 Março 2016, 12:00 Ângela Fernandes

Início do estudo da narrativa “La Fúnebre. Falsa novela tártara” (1927), do autor espanhol Ramón Gómez de la Serna: o jogo com a questão da falsidade e da autenticidade na arte; a implícita discussão em torno da “nacionalidade” literária e cultural; a evocação da tradição do exotismo tendencialmente indeterminado e excessivo. Visionamento e comentário de imagens (mapas e gravuras) que testemunham as visões da Tartária dominantes na Europa dos séculos XVII-XIX.

Observações gerais sobre as propostas de trabalho entregues pelos alunos.

 


Montesquieu, Cartas Persas

28 Março 2016, 12:00 Ângela Fernandes

Formação sobre o uso de recursos de pesquisa bibliográfica na biblioteca da Faculdade de Letras – sessão orientada pela dra. Isabel Rebolho, bibliotecária da FLUL.

Conclusão do comentário dos textos iniciais do romance Cartas Persas: o apólogo sobre os Trogloditas e a reflexão político-filosófica sobre a importância da atenção ao bem comum na definição da felicidade humana; a referência ao “povo Troglodita” como procedimento conceptual fundado na alusão ao Outro com vista à reflexão sobre questões próprias.

Entrega dos relatórios corrigidos; considerações sobre a importância do rigor e da correcção discursiva.

Entrega, pelos alunos, das suas propostas de trabalho individual.