Sumários

Conclusão do estudo da obra "De Profundis, Valsa Lenta", de J. Cardoso Pires.

11 Abril 2024, 14:00 Ricardo Gil Soeiro


Sistematização dos aspectos principais relativos à obra De Profundis, Valsa Lenta de J. Cardoso Pires. A problemática da intertextualidade. A temática da escrita branca, preenchida e ritmada pelas epígrafes literárias: o ofício do autor a emergir nas fissuras do relato do vivido. Explicitação dos três vectores temáticos: a) A mutação súbita da vida consciente para a quase vida “vegetativa” (o apagamento da memória e o da identidade); b) O subsequente internamento hospitalar; c) O regresso imprevisível, do ponto de vista clínico, ao mundo dos vivos, recuperando a consciência após a superação da doença.

Continuação do estudo da obra "De Profundis, Valsa Lenta" (1997), de José Cardoso Pires.

9 Abril 2024, 14:00 Ricardo Gil Soeiro


continuação do estudo da obra De Profundis, Valsa Lenta (1997), de José Cardoso Pires. Obra enquanto uma “descida aos infernos”? (explicitação da dimensão humorística e de auto-ironia). Classificação genológica (dificuldade de caracterização e hibridismo de géneros) (ficção/memória/relato/testemunho). A subversão dos cânones de género: a) concepção clássica das autobiografias, memórias e diários (presença plena, identidade consistente, sedimentação do passado); b) De Profundis: ausência, alheamento, dissolução da identidade. Tematização da estrutura formal e os três núcleos temáticos. A dicotomia entre a ficção e o vivido. A escrita branca: o forte discurso imagético. A presença da intertextualidade. O processo de despersonalização: o Eu enquanto Outro. Análise ao texto complementar “Fumar ao espelho” (1991). A percepção do tempo. A escrita e a experiência testemunhal. 

Continuação do estudo da obra "De Profundis, Valsa Lenta" (1997), de José Cardoso Pires

4 Abril 2024, 14:00 Ricardo Gil Soeiro


Início do estudo da obra De Profundis, Valsa Lenta (1997), de José Cardoso Pires. Obra enquanto uma “descida aos infernos”? (explicitação da dimensão humorística e de auto-ironia). Classificação genológica (dificuldade de caracterização e hibridismo de géneros) (ficção/memória/relato/testemunho). A subversão dos cânones de género: a) concepção clássica das autobiografias, memórias e diários (presença plena, identidade consistente, sedimentação do passado); b) De Profundis: ausência, alheamento, dissolução da identidade. Tematização da estrutura formal e os três núcleos temáticos. A dicotomia entre a ficção e o vivido. A escrita branca: o forte discurso imagético. A presença da intertextualidade. O processo de despersonalização: o Eu enquanto Outro. 

Início do estudo da obra: "De Profundis, Valsa Lenta" (1997), de José Cardoso Pires

2 Abril 2024, 14:00 Ricardo Gil Soeiro


Início do estudo da obra: De Profundis, Valsa Lenta, de José Cardoso Pires. Visionamento do documentário: “Livro de Bordo”. Apresentação aos alunos de um breve guião que serviu de plataforma para posterior discussão: a escrita como exercício de solidão; depoimento de António Lobo Antunes (“escrever no osso”); De Profundis, Valsa Lenta: depoimento de João Lobo Antunes; livro como terapêutica e o medo da morte; “Fumar ao espelho”; depoimento de Antonio Tabucchi (forma directa de escrever a realidade); a presença obsessiva da noite (a escrita enquanto transfiguração/a solidão da escrita). Entrega, por parte dos alunos, dos seus planos de trabalho.

Arvoressências ou a arte de jardinar palavras: A Poesia sem rede de Mauricio Vieira (com orador convidado)

21 Março 2024, 14:00 Ricardo Gil Soeiro


Sessão com orador convidado: "Arvoressências  ou a arte de jardinar palavras: A Poesia sem rede de Mauricio Vieira" (no âmbito do Dia Mundial de Poesia).