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Apresentação da Unidade Curricular de Literatura Comparada. Explicitação dos conteúdos programáticos e dos elementos obrigatórios de avaliação.
23 Janeiro 2024, 14:00 • Ricardo Gil Soeiro
Apresentação da Unidade Curricular de Literatura Comparada. Explicitação dos conteúdos programáticos e dos elementos obrigatórios de avaliação. Informação sobre os instrumentos de trabalho, nomeadamente: plataforma digital Moodle-Literatura Comparada 23/24; Antologia da UC de Literatura Comparada e materiais vários de apoio a facultar pelo docente ao longo das sessões. Descrição aos discentes dos principais objectivos da cadeira: a UC de Literatura Comparada visa explorar as principais questões teóricas e metodológicas do Comparatismo, bem como os princípios básicos do estudo comparado da literatura. A UC propõe o questionamento de temas específicos a partir do estudo comparativo de um conjunto significativo de objectos estéticos e enquadramentos culturais. Procura-se, assim, considerar em que medida a exploração de certos temas (recorrentes em objectos artísticos de diversas épocas e media, e de variados contextos linguísticos e culturais) permite iluminar criticamente as problemáticas estruturadoras dos principais desafios teóricos que, na actualidade, se colocam à Literatura Comparada. Avaliação: Teste escrito: 40% (agendado para o dia 18 de Abril, sem consulta e com duração de 85 minutos); Apresentação oral: 20%; Ensaio Final: 35%; Qualidade da participação e envolvimento nas aulas: 5%. Nesta aula inicial foi facultado aos discentes um documento referente à lista bibliográfica da UC em apreço. Alguns dos títulos mais relevantes para o trabalho desenvolvido na cadeira includem: ANDERSON, Linda (2001), Autobiography, Routledge, London; BARTHES, Roland (1975), Roland Barthes par Roland Barthes, Paris, Seuil; BASÍLIO, Kelly, et al. (org.) (2007), Concerto das Artes, Porto, Campo das Letras; BUESCU, Helena (2001), Grande Angular. Comparatismo e Práticas de Comparação, Lisboa, FCG; DERRIDA, Jacques (2010), Memórias de Cego. O auto-retrato e outras ruínas, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian; DOMÍNGUEZ, César, et al. (eds.) (2015), Introducing Comparative Literature: New Trends and Applications, New York, Routledge; GUILLÉN, Claudio (1985), Entre lo uno y lo diverso. Introducción a la literatura comparada, Barcelona, Crítica; JAY, Paul (1984), Being in the Text. Self-Representation from Wordsworth to Roland Barthes, Ithaca, New York, Cornell University Press; LEJEUNE, Philippe (1975), Le pacte autobiographique, Seuil, Paris; MARCUS, Laura (1994), Auto/biographical Discourses – Theory, Criticism, Practice, Manchester, New York, Manchester University Press; MEDEIROS, Margarida (2000), Fotografia e Narcisismo – O Auto-Retrato Contemporâneo, Lisboa, Assírio & Alvim; ROCHA, Clara (1992), Máscaras de Narciso. Estudos sobre a literatura autobiográfica em Portugal, Coimbra, Almedina; SAUSSY, Haun (org.) (2004), Comparative Literature in an Age of Globalization, Baltimore, Johns Hopkins U. P. Na última parte da aula analisou-se este conjunto de materiais bibliográficos, discriminando aqueles que serão de leitura obrigatória e aqueles que serão apenas de leitura aconselhada. A próxima sessão (25/01/2023) será consagrada à exploração das potencialidades da plataforma Moodle. Horário de atendimento (via Zoom ou presencial): terça-feira, 15.30-16.30, Sala do Departamento de Estudos Germanísticos (marcação prévia através do email: ricardogilsoeiro@campus.ul.pt).