Sumários

Continuação do estudo da problemática da auto-representação: análise comparatista de vários estudos de caso

8 Fevereiro 2024, 14:00 Ricardo Gil Soeiro


Continuação do estudo da problemática da auto-representação: os escritos intimistas e as fronteiras entre verdade e ficcionalidade, entre o real e o inventado, entre o vivido e a escrita. Algumas características fundamentais da literatura autobiográfica, da autoficção e da autografia. O espectro alargado das escritas do Si: confissões (a tradição confessional): breve referência aos textos canónicos de Santo Agostinho, Montaigne e Rousseau), os diários, as memórias, a escrita epistolar. O “pacto autobiográfico” segundo o teórico P. Lejeune. A explosão intimista na época contemporânea, de acordo com as posições assumidas por Clara Rocha na sua obra Máscaras de Narciso. Estudos sobre a literatura autobiográfica em Portugal, Coimbra, Almedina, 1992. O movimento centrífugo e o movimento centrípeto da escrita autobiográfica. O exemplo biográfico de Kafka: publicação dos diários (privado vs. público). Breve comentário crítico sobre o artigo “O Secreto e o Real – Caminhos Contemporâneos da Autobiografia e dos Escritos Intimistas”, da autoria da Professora Paula Morão: a relação entre o Eu e o Mundo, a impureza e a complexidade que caracterizam o objecto literário, em geral, e as diversas modalidades dos escritos intimistas, em particular, a aporia da linguagem.

Conclusão do estudo dos 2 ensaios iniciais da obra "Grande Angular. Comparatismo e Práticas de Comparação" (2001, FCGulbenkian) e Estudo dos capítulos iniciais da obra "Entro lo uno y lo diverso. Introducción a la Literatura Comparada (Ayer y hoy)", de Claudio Guillén (2005)

6 Fevereiro 2024, 14:00 Ricardo Gil Soeiro


Conclusão da leitura e comentário dos ensaios “Campos de indagação comparatista” e “Comparação e literatura”, de Helena Buescu (2001):  os campos específicos de reflexão comparatista na actualidade; o comparatismo como “saber de fronteira” que pretende “desocultar” e “desnaturalizar” questões relevantes no universo das artes e das culturas; o “tertium quid” do gesto comparativo e a consideração da dimensão “relacional” dos fenómenos literários e artísticos. Síntese da questões suscitadas pelos ensaios comentados anteriormente. Referência ao volume Entro lo uno y lo diverso. Introducción a la Literatura Comparada (Ayer y hoy), de Claudio Guillén (2005): a tensão entre o local e o universal, e entre o uno e o diverso, entendida como tema e problema centrais à Arte, que a Literatura Comparada procura evidenciar e esclarecer. Referência ao ensaio “What is Comparative Literature?”, de George Steiner (in: No Passion Spent, 1996). Breve discussão em torno dos conceitos "cânone" e "literariedade" (ilustração através de leitura e comentário do poema "This Is Just To Say" (1934), de William Carlos Williams).

Campos de indagação comparatista e as principais tendências do Comparatismo actual

1 Fevereiro 2024, 14:00 Ricardo Gil Soeiro


Continuação da leitura e comentário dos ensaios “Campos de indagação comparatista” e “Comparação e literatura”, de Helena Buescu (2001):  os campos específicos de reflexão comparatista na actualidade; o comparatismo como “saber de fronteira” que pretende “desocultar” e “desnaturalizar” questões relevantes no universo das artes e das culturas; o “tertium quid” do gesto comparativo e a consideração da dimensão “relacional” dos fenómenos literários e artísticos. “Comparação e literatura”, de Helena Buescu (2001). Referência ao ensaio “What is Comparative Literature?”, de George Steiner (in: No Passion Spent, 1996).

O estudo das humanidades e a especificidade da Literatura Comparada

30 Janeiro 2024, 14:00 Ricardo Gil Soeiro


Ainda a apresentação do programa, da bibliografia e dos critérios de avaliação da disciplina. Questões metodológicas: sistematização da tipologia de trabalhos escritos; expressão escrita e estilística. Apresentação formal e referenciação bibliográfica. Breve consideração das principais questões que definem o universo dos Estudos Comparatistas. Discussão em torno das noções de Literatura, Arte e Ciência; as especificidades do campo de estudo das Humanidades. Início da leitura e comentário do ensaio “Campos de indagação comparatista”, de Helena Buescu (2001): a “atitude” comparativa e a comparação como “fundamentação epistemológica sistemática” da disciplina da Literatura Comparada; a história da afirmação da disciplina, a partir do final do século XVIII, na explicitação de uma perspectiva supra-nacional. Dilucidação de conceitos operatórios: “paradigma”, “episteme”, “doxa”, perspectiva historicista, perspectiva textológica. 

Explicitação das principais questões teóricas e metodológicas do Comparatismo: início do estudo da área disciplinar da Literatura Comparada

25 Janeiro 2024, 14:00 Ricardo Gil Soeiro


Explicitação das principais questões teóricas e metodológicas do Comparatismo, bem como os princípios básicos do estudo comparado da literatura. O que é a Literatura Comparada? O que são os Estudos Comparatistas? Primeiras definições e contextos históricos. Apresentação das virtualidades da ferramenta da disciplina MOODLE (Glossário da UC, Pasta de Apontamentos, Bibliografia Complementar, Textos em PDF de leitura aconselhada, Exercícios Práticos e Exercícios de Diagnósticos, etc.).