Sumários

Continuação do estudo de "Ecce Homo", de F. Nietzsche.

29 Fevereiro 2024, 14:00 Ricardo Gil Soeiro


Continuação do estudo de Ecce Homode F. Nietzsche. Foram compulsados os seguintes capítulos: “Prefácio”. Breve caracterização do pensamento nietzschiano: o crepúsculo dos ídolos no horizonte do projecto magno da transmutação de todos os valores; o libelo contra a moral; pensar a contradição, pensar contra si próprio; comentário sobre a Carta a Peter Gast, Turim, 30 de outubro de 1888 (sobre o surgimento e o teor da obra “Ecce Homo”); reflexão sobre o simbolismo do título (“Ecce Homo”) e sobre o subtítulo (“Como vir a ser aquilo que se é”); a urgência da escrita nietzschiana na fase tardia (comentário sobre um excerto do livro “O Combate com o Demónio”, de Stefan Zweig, Lisboa, Antígona, 2004); o canto da morte, a dança sobre o abismo. Exercício prático realizado pelos alunos (Ficha de Trabalho - Trabalho em Grupos de 3).

início do estudo de Ecce Homo, de F. Nietzsche.

27 Fevereiro 2024, 14:00 Ricardo Gil Soeiro


início do estudo de Ecce Homo, de F. Nietzsche. Visionamento acompanhado do documentário "Human, All Too Human", produzido pela BBC.

Conclusão do estudo da problemática da auto-representação

22 Fevereiro 2024, 14:00 Ricardo Gil Soeiro


Conclusão do estudo da problemática da auto-representação: o duplo movimento de interiorização e de exteriorização patente na escrita diarística. Estudo de caso: os auto-retratos. A importância do rosto, a dialéctica da identidade e da alteridade. O auto-retrato enquanto auto-revelação e auto-análise. Transparência vs. opacidade. Análise concreta de alguns auto-retratos: A. Dürer, Rembrandt, Van Gogh, M. C. Escher, Giorgio di Chirico, Francis Bacon, Johannes Gumpp. A impossibilidade do auto-retrato e o jogo representacional dos múltiplos olhares. A experiência especular e o descentramento do Eu: o Eu como um Outro. Início do estudo de Ecce Homo, de Nietzsche. Foram compulsados os seguintes capítulos: “Prefácio”, “Porque sou tão sábio”. Vertente prática: contribuição dos discentes para a análise da obra nietzschiana em apreço.

Estudo da obra de Jorge Luis Borges: O Duplo, a Máscara e o Espelho

20 Fevereiro 2024, 14:00 Ricardo Gil Soeiro


Estudo da obra de Jorge Luis Borges: O Duplo, a Máscara e o Espelho. Análise de algumas obras de Jorge Luis Borges. Textos compulsados: “Borges e eu”, in: O Fazedor, in: Obras  Completas II, p. 181; “O Outro”, 9-14, in: O Livro de Areia, “Obras Completas III”; “Vinte de cinco de Agosto, 1983”, in: A Memória de Shakespeare, “Obras Completas III”, pp. 397-401; “Ao espelho”, in: O Ouro dos Tigres, Obras Completas, p. 517; “Os espelhos”, in: O Fazedor, Obras Completas II, pp. 188-189. Obras Completas, Editorial Teorema.

Continuação do estudo da problemática da auto-representação

15 Fevereiro 2024, 14:00 Ricardo Gil Soeiro


Continuação do estudo da problemática da auto-representação: o duplo movimento de interiorização e de exteriorização patente na escrita diarística. Estudo de caso: os auto-retratos. A importância do rosto, a dialéctica da identidade e da alteridade. O auto-retrato enquanto auto-revelação e auto-análise. Transparência vs. opacidade. Análise concreta de alguns auto-retratos: A. Dürer, Rembrandt, Van Gogh, M. C. Escher, Giorgio di Chirico, Francis Bacon, Johannes Gumpp. A impossibilidade do auto-retrato e o jogo representacional dos múltiplos olhares. A experiência especular e o descentramento do Eu: o Eu como um Outro.