Sumários
Orientação de trabalhos
17 Abril 2020, 12:00 • Margarita Maria Correia Ferreira
Orientação de trabalhos. Sugestões de bibliografia. esclarecimento de dúvidas.
Línguas pluricêntricas 1
17 Abril 2020, 08:00 • Hugo Canelas Cardoso
Característica do trabalho a desenvolver pelos alunos
15 Abril 2020, 12:00 • Margarita Maria Correia Ferreira
Estrutura do trabalho final de avaliação
15 de abril de 2019
Enunciado
Escolha um país europeu e indique-o à docente.
Cenário
Coloque-se na pele de um funcionário superior de uma instituição (e.g. ONG, organização internacional ou nacional, serviço de ministério da educação). A sua instituição pretende prestar um apoio a um país europeu, no que concerne a questões linguísticas a um determinado grupo (e.g. minoria linguística, comunidades de refugiados, imigrantes, pessoas de baixa literacia, ...)[1].
Trata-se de um grande esforço financeiro, político, mediático para a instituição e pode comprometer a reputação da sua organização se a ação não for bem fundamentada em termos de informação sobre a situação linguística vivida no país. Por isso o seu trabalho é tão importante e por isso tem que ser rigoroso e sustentado por dados. Trata-se de um trabalho de grande responsabilidade!
Objetivos
- Descrever com a exaustividade possível a situação do país no que se refere à(s) língua(s) que nele é(são) usada()s em diferentes âmbitos.
- Se possível fornecer indicações sobre medidas de política linguística adequadas ao país.
Produto esperado
Um relatório circunstanciado e fundamentado sobre a situação linguística do país, as políticas linguísticas dominantes, a situação linguística dos cidadãos (maioria e minorias), existência de discriminação linguística, respeito pelo multilinguismo e multiculturalismo da população, assim como todos os aspetos que o autor considerar pertinente destacar em cada contexto particular.
*********************
Estrutura do trabalho
0. Preâmbulo - explicando qual o público-alvo que a sua organização se propõe atingir.
1. Introdução –
a. Apresentação geral do país (geografia, população, características económicas e socias – PIB, rendimento per capita, existência de apoios sociais, índices de desenvolvimento -, distribuição demográfica, estrutura étnica da população, migrações significativas nos últimos anos...;
b. Aspetos históricos relevantes (independência, participação nas grandes guerras mundiais, situação durante a Guerra Fria, relações com os grandes blocos político-militares – século XX e atuais -, conflitos internos, pertença a organizações internacionais, migrações, ...;
2. Situação linguística
a. Qual a(s) língua(s) oficial(is) do país? Que línguas têm estatuto legal? Qual?
b. Quantas e quais línguas são faladas no país? – em que proporção, indo-europeia(s) / não, a que famílias pertencem, como chegaou(aram), maioritárias / minoritárias
c. Qual a política dominante? Monolinguismo? Bilinguismo? Multilinguismo?
d. Qual a variedade-padrão ou norma? Como é determinada (pelo uso? existe uma academia ou outra instituição? tem estatuto legal para estabelecer a norma?)? Que alfabeto(s) é(são) usado(s)?
e. As minorias linguísticas são tidas em conta?
f. As línguas usadas no ensino: em que língua(s) são as crianças alfabetizadas? Existem escolas bilingues? Como são tratadas as línguas segundas e as línguas de herança? Que língua(s) é(são) usada(s) para ensinar? No ensino básico e secundário? E nas universidades? E quais as línguas estrangeiras que são estudadas no ensino público? Quais podem ser escolhidas? Qual a mais importante? E as menos importantes?
g. Os cidadãos têm acesso aos serviços públicos em que língua(s)?
h. A documentação oficial e as páginas oficiais do governo estão escritas em que língua(s)?
i. E a toponímia? As placas toponímicas são escrita(s) em que língua(s)? Que língua(s) domina(m) a paisagem linguística?
j. ...[2]
3. Sugestões de ação – necessidades detetadas, ações recomendadas, públicos-alvo
4. Conclusões
5. Bibliografia
6. Anexos
Dimensões do trabalho
Não pré-estabelecidas. Ao critério do autor.
Entrega
Versão preliminar até 30 de abril. Versão definitiva até 8 de maio.
[1] Escolha uma situação que fosse plausível no país que recolheu estudar. Para isso terá que ler algumas notícias e documentos oficiais sobre a atualidade desse país.
[2] Deverá dar conta de aspetos que, ainda que não incluídos na lista anterior, chamem a sua atenção relativamente à situação linguística específica do país que escolheu.
Centralidade e prevalência
7 Abril 2020, 08:00 • Hugo Canelas Cardoso
NOTA: Aula não presencial, lecionada através da plataforma Colibri/Zoom.
- O conceito de centralidade: línguas hipercentrais, supercentrais, centrais e periféricas.
Revisões
3 Abril 2020, 12:00 • Margarita Maria Correia Ferreira
Discussão das características do trabalho individual a realizar pelos alunos.