Sumários

Descolonização e política linguística

17 Março 2020, 08:00 Hugo Canelas Cardoso

NOTA: Aula não-presencial assíncrona, constituída por uma combinação de leituras fornecidas pelo professor, a observação de 1 vídeo sobre a matéria produzido pelo professor e a discussão de tópicos da matéria num chat criado para o efeito na página da unidade curricular.


- A vaga de descolonização do séc. XX e a política linguística dos novos países independentes:


a) O perfil multilingue de muitos países descolonizados e divergência de opiniões na definição das línguas a oficializar;

b) Observação de diversas opções: a oficialização de uma língua autóctone, de uma língua franca regional, de uma língua colonial, ou a combinaçã de uma língua colonial com outra(s);

c) Estudo de caso: a Guiné-Bissau.

- Divulgação das instruções para a produção de um trabalho escrito, feito autonomamente e a distância, que subtituirá o primeiro elemento obrigatório de avaliação - documento disponível na página da unidade curricular (separador "Avaliação").


Encerramento da FLUL

13 Março 2020, 12:00 Margarita Maria Correia Ferreira

As aulas foram restabelecidas em 20 de março através da plataforma Zoom, altura em que foi possível à docente adquirir equipamento informático e aprender minimamente a trabalhar com o software.

No tempo que mediou o encerramento da faculdade e o dia 20 de março, foram privilegiados os contactos entre a docente e os estudantes por correio eletrónico.


Planificação linguística 3

13 Março 2020, 08:00 Hugo Canelas Cardoso

NOTA: Aula não-presencial assíncrona, constituída por uma combinação de leituras fornecidas pelo professor, a observação de 2 vídeos sobre a matéria produzidos pelo professor e a discussão de tópicos da matéria num chat criado para o efeito na página da unidade curricular.


- Planificação linguística ao nível do Estado:


a) Planificação do corpus (conclusão): línguas por Ausbau e por Abstand, alfabeto e ortografia, purismo linguístico;

b) Planificação da aquisição: diversos modelos de ensino monolingue ou bilingue;

c) Observação do caso do ensino público em Portugal (destinado alunos ouvintes e alunos surdos): o modelo monolingue regular (com a configuração 1+2 típica dos sistemas de ensino europeus), o modelo de submersão com aulas de apoio e o modelo bilingue numa língua oficial minoritária (a Língua Gestual Portuguesa).


Encerramento da FLUL

11 Março 2020, 12:00 Margarita Maria Correia Ferreira

As aulas foram restabelecidas em 20 de março através da plataforma Zoom, altura em que foi possível à docente adquirir equipamento informático e aprender minimamente a trabalhar com o software.

No tempo que mediou o encerramento da faculdade e o dia 20 de março, foram privilegiados os contactos entre a docente e os estudantes por correio eletrónico.


Aula cancelada

10 Março 2020, 08:00 Hugo Canelas Cardoso

A aula não teve lugar, em consequência das instruções da Reitoria da Universidade de Lisboa no sentido de suspender as aulas presenciais em todas as Escolas como medida de contenção da propagação do vírus COVID-19.