Sumários
28 Abril 2020, 08:00
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Hugo Canelas Cardoso
NOTA: Aula não presencial, lecionada através da plataforma Colibri/Zoom.
- Respostas à ameaça de extinção linguística:
a) Discussão de uma reportagem acerca das línguas Yaku (Quénia), Romani (Hungria) e Basco (Espanha);
b) A distinção entre documentação e revitalização.
- Revitalização linguística:
a) Áreas de intervenção para uma revitalização linguística bem sucedida;
b) Estudo de caso de línguas "ressuscitadas": o Hebraico e o Córnico.
24 Abril 2020, 12:00
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Margarita Maria Correia Ferreira
Apresentação, por José Pedro Ferreira, vice-presidente da Associação de Língua Mirandesa, da Carta Europeia das Línguas Regionais e Minoritárias e do impacto da sua aprovação para os falantes de mirandês.
Debate com os alunos.
A aula prolongou-se até às 15 horas.
24 Abril 2020, 08:00
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Hugo Canelas Cardoso
NOTA: Aula não presencial, lecionada através da plataforma Colibri/Zoom.
- O português como língua pluricêntrica (conclusão):
a) o conceito de "Lusofonia" e polémicas associadas - comentário a uma entrevista do escritor angolano Ondjaki.
- Extinção linguística:
a) Estatísticas referentes ao desequilíbrio na distribuição dos falantes pelas línguas do mundo e da atual vaga de extinção linguística;
b) Os conceitos de vitalidade e obsolescência das línguas, associados aos domínios de utilização diária e à transmissão intergeracional;
c) Fatores (externos e internos) envolvidos na extinção linguística;
d) As consequências para a redução da diversidade, conhecimento e consciência identitária;
e) Estudos de caso: as línguas ameríndias da América do Norte e as línguas aborígenes da Austrália;
f) Fatores na avaliação do grau de ameaça (classificação da UNESCO e "Graded Intergenerational Disruption Scale").
22 Abril 2020, 12:00
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Margarita Maria Correia Ferreira
Referência ao modelo de constelação de línguas de de Swaan. 200. Words of the World. O link para aceder à versão digital do livro foi enviado por email aos alunos.
Ainda a política e planificação linguística. Princípios e tipologias.
21 Abril 2020, 08:00
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Hugo Canelas Cardoso
NOTA: Aula não presencial, lecionada através da plataforma Colibri/Zoom.
- O português como língua pluricêntrica:
a) trajetória histórica da definição da norma europeia;
b) as reformas ortográficas numa perspetiva nacional ou plurinacional;
c) a autonomização linguística do Brasil nos sécs. XIX e XX; d)
o papel da norma europeia nos países africanos de língua portuguesa;
e) as emergentes normas nacionais dos países africanos de língua portuguesa - debates, evolução demográfica e projeções;
f) o (recente) caso de Timor-Leste: multilinguismo e competição linguística; g) o conceito de "Lusofonia" e polémicas associadas.