Sumários

Extinção linguística 2

28 Abril 2020, 08:00 Hugo Canelas Cardoso

NOTA: Aula não presencial, lecionada através da plataforma Colibri/Zoom.

- Respostas à ameaça de extinção linguística:

a) Discussão de uma reportagem acerca das línguas Yaku (Quénia), Romani (Hungria) e Basco (Espanha);
b) A distinção entre documentação e revitalização.

- Revitalização linguística:

a) Áreas de intervenção para uma revitalização linguística bem sucedida;
b) Estudo de caso de línguas "ressuscitadas": o Hebraico e o Córnico.

TPC: Visionamento de um documentário sobre o Mirandês ( https://www.youtube.com/watch?v=u5iDBIVPXpo&list=PLgCYWiNIlWA3wWIgQgCGAEZbMHTHyCNp5&index=19&t=0s) e leitura da "Carta Europeia das Línguas Regionais ou Minoritárias", disponível na página da unidade curricular.


Carta Europeia das Línguas Regionais e Minoritárias

24 Abril 2020, 12:00 Margarita Maria Correia Ferreira

Apresentação, por José Pedro Ferreira, vice-presidente da Associação de Língua Mirandesa, da Carta Europeia das Línguas Regionais e Minoritárias e do impacto da sua aprovação para os falantes de mirandês.


Debate com os alunos.
A aula prolongou-se até às 15 horas.


Extinção linguística 1

24 Abril 2020, 08:00 Hugo Canelas Cardoso

NOTA: Aula não presencial, lecionada através da plataforma Colibri/Zoom.

- O português como língua pluricêntrica (conclusão):

a) o conceito de "Lusofonia" e polémicas associadas - comentário a uma entrevista do escritor angolano Ondjaki.

- Extinção linguística:

a) Estatísticas referentes ao desequilíbrio na distribuição dos falantes pelas línguas do mundo e da atual vaga de extinção linguística;
b) Os conceitos de vitalidade e obsolescência das línguas, associados aos domínios de utilização diária e à transmissão intergeracional;
c) Fatores (externos e internos) envolvidos na extinção linguística;
d) As consequências para a redução da diversidade, conhecimento e consciência identitária;
e) Estudos de caso: as línguas ameríndias da América do Norte e as línguas aborígenes da Austrália;
f) Fatores na avaliação do grau de ameaça (classificação da UNESCO e "Graded Intergenerational Disruption Scale").


Línguas e veicularidade

22 Abril 2020, 12:00 Margarita Maria Correia Ferreira

Referência ao modelo de constelação de línguas de de Swaan. 200. Words of the World. O link para aceder à versão digital do livro foi enviado por email aos alunos.

Ainda a política e planificação linguística. Princípios e tipologias.


Línguas pluricêntricas 2

21 Abril 2020, 08:00 Hugo Canelas Cardoso

NOTA: Aula não presencial, lecionada através da plataforma Colibri/Zoom.

- O português como língua pluricêntrica:

a) trajetória histórica da definição da norma europeia;
b) as reformas ortográficas numa perspetiva nacional ou plurinacional;
c) a autonomização linguística do Brasil nos sécs. XIX e XX; d)
o papel da norma europeia nos países africanos de língua portuguesa;
e) as emergentes normas nacionais dos países africanos de língua portuguesa - debates, evolução demográfica e projeções;
f) o (recente) caso de Timor-Leste: multilinguismo e competição linguística; g) o conceito de "Lusofonia" e polémicas associadas.