Sumários

Apresentação do programa

27 Janeiro 2021, 11:00 Tjerk Hagemeijer

Apresentação do programa e do funcionamento das aulas. O programa e cronograma das aulas foram  enviados, em formato pdf, a todos os inscritos. 


Link para as aulas remotas (Zoom)https://videoconf-colibri.zoom.us/j/89056890009

Página da disciplina: https://sites.google.com/a/campus.ul.pt/linguas-da-europa/

 

Objetivos
1. Familiarizar os estudantes com as dimensões histórica, geográfica, (socio)linguística, económica e política da paisagem linguística da Europa. 2. Sensibilizar para a diversidade linguística que caracteriza o continente. 3. Apresentar conceitos e recursos necessários para compreender a relação entre as línguas, os seus falantes e as instituições. 4. Promover a reflexão crítica sobre o impacto de políticas linguísticas no comportamento linguístico dos habitantes da Europa.

 

Conteúdos

1. A origem, distribuição geográfica, classificação genética e dimensão das línguas europeias.

2. Os fatores envolvidos na definição do conceito de ‘língua’.

3. A relação entre Língua e Estado(-nação) ao longo da história europeia.

4. A difusão global de línguas europeias.

5. Políticas linguísticas nacionais/supranacionais e cidadania no contexto europeu.

6. Políticas de promoção externa das línguas numa perspetiva económica e diplomática.

7. Respostas europeias às questões da valorização e preservação de língua minoritárias autóctones e da integração de línguas não-autóctones.

 

Avaliação

Dois testes teórico-práticos presenciais (50%+50%): 17 de março e 12 de maio.

Será tomada em consideração a assiduidade e a participação nas atividades propostas ao longo do semestre

 

Horário de atendimento, por videoconferência

Segundas, 11-12h (ou num outro horário a combinar), sujeito a marcação prévia

Sala de atendimento (Zoom): https://videoconf-colibri.zoom.us/j/83927611214

 

Bibliografia selecionada

·        Barbour, S. & C. Carmichael (eds.). 2002. Language and nationalism in Europe. Oxford: OUP.

·        Conselho da Europa. 1992. Carta europeia das línguas regionais ou minoritárias.

·        Eberhard, D.M., G.F. Simons e C.D. Fennig (eds.). 2019. Ethnologue: Languages of the world,22ª ed. Dallas: SIL International, 2019. <Versão em linha: www.ethnologue.com>

·        Kortmann, B. & J. van der Auwera (eds.). The languages and linguistics of Europe: A comprehensive guide. Berlin/Boston: Mouton de Gruyter, 2011.

·        Reto, Luís, F.L. Machado, J.P. Esperança. 2016. Novo atlas da língua portuguesa/New atlas of the Portuguese language. Lisboa: INCM.

·        Wardhaugh, R. 1986. An Introduction to sociolinguistics. New York: Blackwell.

·        Wright, Sue. 2004. Language policy and language planning: From nationalism to globalisation. Hampshire/New York: Palgrave Macmillan.

 

Materiais

Todos os materiais – textos gerais e específicos, guiões das aulas, exercícios e outros – são disponibilizados na página da disciplina


Apresentação do programa

27 Janeiro 2021, 09:30 Tjerk Hagemeijer

Apresentação do programa e do funcionamento das aulas. O programa e cronograma das aulas foram  enviados, em formato pdf, a todos os inscritos. 


Link para as aulas remotas (Zoom)https://videoconf-colibri.zoom.us/j/89056890009

Página da disciplina: https://sites.google.com/a/campus.ul.pt/linguas-da-europa/

 

Objetivos
1. Familiarizar os estudantes com as dimensões histórica, geográfica, (socio)linguística, económica e política da paisagem linguística da Europa. 2. Sensibilizar para a diversidade linguística que caracteriza o continente. 3. Apresentar conceitos e recursos necessários para compreender a relação entre as línguas, os seus falantes e as instituições. 4. Promover a reflexão crítica sobre o impacto de políticas linguísticas no comportamento linguístico dos habitantes da Europa.

 

Conteúdos

1. A origem, distribuição geográfica, classificação genética e dimensão das línguas europeias.

2. Os fatores envolvidos na definição do conceito de ‘língua’.

3. A relação entre Língua e Estado(-nação) ao longo da história europeia.

4. A difusão global de línguas europeias.

5. Políticas linguísticas nacionais/supranacionais e cidadania no contexto europeu.

6. Políticas de promoção externa das línguas numa perspetiva económica e diplomática.

7. Respostas europeias às questões da valorização e preservação de língua minoritárias autóctones e da integração de línguas não-autóctones.

 

Avaliação

Dois testes teórico-práticos presenciais (50%+50%): 17 de março e 12 de maio.

Será tomada em consideração a assiduidade e a participação nas atividades propostas ao longo do semestre

 

Horário de atendimento, por videoconferência

Segundas, 11-12h (ou num outro horário a combinar), sujeito a marcação prévia

Sala de atendimento (Zoom): https://videoconf-colibri.zoom.us/j/83927611214

 

Bibliografia selecionada

·        Barbour, S. & C. Carmichael (eds.). 2002. Language and nationalism in Europe. Oxford: OUP.

·        Conselho da Europa. 1992. Carta europeia das línguas regionais ou minoritárias.

·        Eberhard, D.M., G.F. Simons e C.D. Fennig (eds.). 2019. Ethnologue: Languages of the world,22ª ed. Dallas: SIL International, 2019. <Versão em linha: www.ethnologue.com>

·        Kortmann, B. & J. van der Auwera (eds.). The languages and linguistics of Europe: A comprehensive guide. Berlin/Boston: Mouton de Gruyter, 2011.

·        Reto, Luís, F.L. Machado, J.P. Esperança. 2016. Novo atlas da língua portuguesa/New atlas of the Portuguese language. Lisboa: INCM.

·        Wardhaugh, R. 1986. An Introduction to sociolinguistics. New York: Blackwell.

·        Wright, Sue. 2004. Language policy and language planning: From nationalism to globalisation. Hampshire/New York: Palgrave Macmillan.

 

Materiais

Todos os materiais – textos gerais e específicos, guiões das aulas, exercícios e outros – são disponibilizados na página da disciplina


Apresentação da unidade curricular

25 Janeiro 2021, 14:00 Hugo Canelas Cardoso

- Apresentação e discussão do programa da unidade curricular, com explicitação dos objetivos, conteúdos, calendarização, avaliação e meios de comunicação entre a turma e o professor.


- Marcação dos elementos de avaliação:

      Teste intermédio (15/3)
      Teste final (10/5)

- Divulgação da página da disciplina: https://sites.google.com/campus.ul.pt/lingeuropa

- Apresentação dos alunos.


Apresentação da unidade curricular

25 Janeiro 2021, 12:30 Hugo Canelas Cardoso

- Apresentação e discussão do programa da unidade curricular, com explicitação dos objetivos, conteúdos, calendarização, avaliação e meios de comunicação entre a turma e o professor.


- Marcação dos elementos de avaliação:

      Teste intermédio (15/3)
      Teste final (10/5)

- Divulgação da página da disciplina: https://sites.google.com/campus.ul.pt/lingeuropa

- Apresentação dos alunos.