Sumários  
                        
          
          
                
    
        
                            
                     
                    28 Abril 2021, 09:30 
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                    Tjerk Hagemeijer
                
            
            - O período crítico de aquisição da linguagem, com exemplos de casos práticos
 - Os conceitos de L1, L2, LE, LS, interlínguas e fossilização, línguas primárias e secundárias
 - O conceito de língua de herança
 - Análise de produções escritas em  português  (LH e LE)
 
 Leituras: Montrul (2013) 
            
        
     
        
              
    
        
                            
                     
                    26 Abril 2021, 14:00 
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                    Hugo Canelas Cardoso
                
            
            - Fatores na avaliação do grau de vitalidade e ameaça (conclusão): os critérios do Ethnologue e da UNESCO; observação do 
Catalogue of Endangered Languages (integrante do 
Endangered Languages Project).
- A relevância do problema da extinção linguística:
 
 a) Perdas para comunidades individuais e para o mundo;
 b) Respostas à ameaça de extinção linguística: documentação e revitalização;
c) Visionamento e discussão de uma reportagem acerca das línguas Yaaku (Quénia), Romani (Hungria) e Basca (Espanha).
            
        
    
 
        
              
    
        
                            
                     
                    26 Abril 2021, 12:30 
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                    Hugo Canelas Cardoso
                
            
            - Fatores na avaliação do grau de vitalidade e ameaça (conclusão): os critérios do Ethnologue e da UNESCO; observação do 
Catalogue of Endangered Languages (integrante do 
Endangered Languages Project).
 
 - A relevância do problema da extinção linguística:
 
 a) Perdas para comunidades individuais e para o mundo;
 b) Respostas à ameaça de extinção linguística: documentação e revitalização;
 
 c) Visionamento e discussão de uma reportagem acerca das línguas Yaaku (Quénia), Romani (Hungria) e Basca (Espanha).
            
        
     
        
              
    
        
                            
                     
                    23 Abril 2021, 12:30 
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                    Hugo Canelas Cardoso
                
            
            - Extinção linguística: 
  a) Estatísticas referentes ao desequilíbrio na distribuição dos falantes pelas línguas do mundo e da atual vaga de extinção linguística; 
 
 b) Os conceitos de vitalidade e obsolescência das línguas, associados aos domínios de utilização diária e à transmissão intergeracional; 
 c) Fatores (externos e internos) envolvidos na extinção linguística; 
 d) Estudos de caso: as línguas ameríndias da América do Norte e as línguas aborígenes da Austrália; 
 e) Instrumentos de avaliação do grau de ameaça: "Graded Intergenerational Disruption Scale" e "Expanded Graded Intergenerational Disruption Scale".
            
        
    
 
        
              
    
        
                            
                     
                    23 Abril 2021, 12:30 
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                    Tjerk Hagemeijer
                
            
            - Os diferentes objetivos do ensino línguas (no contexto europeu) 
  - Discussão de modelos de educação linguística, com enfoque nos modelos monolingues e bilingues e os resultados do ensino (bilinguismo subtrativo ou aditivo) 
 
  - Exemplos práticos dos referidos modelos com base no contexto português (regular, submersão, imersão) e de Moçambique (transição)
 - Discussão das diferentes dimensões do bilinguismo
 
 
 
Leitura: texto da Eurydice (UE); Montrul (2013)
 
  TPC: exercício 7