Sumários
28 Abril 2021, 09:30
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Tjerk Hagemeijer
- O período crítico de aquisição da linguagem, com exemplos de casos práticos
- Os conceitos de L1, L2, LE, LS, interlínguas e fossilização, línguas primárias e secundárias
- O conceito de língua de herança
- Análise de produções escritas em português (LH e LE)
Leituras: Montrul (2013)
26 Abril 2021, 14:00
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Hugo Canelas Cardoso
- Fatores na avaliação do grau de vitalidade e ameaça (conclusão): os critérios do Ethnologue e da UNESCO; observação do
Catalogue of Endangered Languages (integrante do
Endangered Languages Project).
- A relevância do problema da extinção linguística:
a) Perdas para comunidades individuais e para o mundo;
b) Respostas à ameaça de extinção linguística: documentação e revitalização;
c) Visionamento e discussão de uma reportagem acerca das línguas Yaaku (Quénia), Romani (Hungria) e Basca (Espanha).
26 Abril 2021, 12:30
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Hugo Canelas Cardoso
- Fatores na avaliação do grau de vitalidade e ameaça (conclusão): os critérios do Ethnologue e da UNESCO; observação do
Catalogue of Endangered Languages (integrante do
Endangered Languages Project).
- A relevância do problema da extinção linguística:
a) Perdas para comunidades individuais e para o mundo;
b) Respostas à ameaça de extinção linguística: documentação e revitalização;
c) Visionamento e discussão de uma reportagem acerca das línguas Yaaku (Quénia), Romani (Hungria) e Basca (Espanha).
23 Abril 2021, 12:30
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Hugo Canelas Cardoso
- Extinção linguística:
a) Estatísticas referentes ao desequilíbrio na distribuição dos falantes pelas línguas do mundo e da atual vaga de extinção linguística;
b) Os conceitos de vitalidade e obsolescência das línguas, associados aos domínios de utilização diária e à transmissão intergeracional;
c) Fatores (externos e internos) envolvidos na extinção linguística;
d) Estudos de caso: as línguas ameríndias da América do Norte e as línguas aborígenes da Austrália;
e) Instrumentos de avaliação do grau de ameaça: "Graded Intergenerational Disruption Scale" e "Expanded Graded Intergenerational Disruption Scale".
23 Abril 2021, 12:30
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Tjerk Hagemeijer
- Os diferentes objetivos do ensino línguas (no contexto europeu)
- Discussão de modelos de educação linguística, com enfoque nos modelos monolingues e bilingues e os resultados do ensino (bilinguismo subtrativo ou aditivo)
- Exemplos práticos dos referidos modelos com base no contexto português (regular, submersão, imersão) e de Moçambique (transição)
- Discussão das diferentes dimensões do bilinguismo
Leitura: texto da Eurydice (UE); Montrul (2013)
TPC: exercício 7