Sumários

Os média: perfis institucional, económico e administrativo (conclusão)

5 Fevereiro 2020, 12:00 Silvia Valencich Frota

Atividade prática de conclusão do primeiro módulo do programa ("Wrap-Up 1")


Modelos de comunicação

31 Janeiro 2020, 16:00 Ernesto José Rodrigues

Informar e comunicar.

Níveis ou redes de comunicação.

Modelos de comunicação.

Informação: a) conjunto de saberes; b) processo de transmissão desses saberes.

Comunicação: a) conjunto dos media transmissores de informação.

a.1.communis = cum munus; a. 2. communicatio; a. 3. communicatio / excommunicatio; a. 4. séc. XVIII; a. 5. Kant, 1790; a. 6. séc. XIX; a. 7. Adriano Duarte Rodrigues, O Paradigma Comunicacional, Lisboa, F. C. Gulbenkian, 2011: 25; a. 8. pôr em comum; negociar sentidos.

Níveis do processo de comunicação (= pirâmide comunicacional): McQuail, p. 10.

Modelos de comunicação: McQuail, cap. 3.

Assuntos mais debatidos em teoria dos media.

Testes: 18 de Março e 6 de Maio.
Não haverá aula no dia 14 de Fevereiro.


Introdução à disciplina

31 Janeiro 2020, 12:00 Silvia Valencich Frota

Apresentação da disciplina e introdução à linguagem dos média. Discussão dos diferentes perfis dos média: institucional, económico e administrativo. Perfil institucional: média e democracia; média e poder. A tese do 4º Poder. Perfil económico: modelos de negócio; independência editorial versus dependência económica. Perfil administrativo: modos de produção, distribuição e consumo da notícia. A re/organização das redações, os novos perfis profissionais e a cultura corporativa. 


Tópicos programáticos

29 Janeiro 2020, 16:00 Ernesto José Rodrigues

Apresentação.
Tópicos programáticos. 
Bibliografia.
Para estes pontos, ver www.culturaport.blogs.sapo.pt
Plano de aulas.
Elementos de avaliação:

Em obediência ao regulamento geral de avaliação da Escola, há, pelo menos, dois elementos de avaliação, sendo um exercício escrito presencial. A par daquela avaliação, e podendo substituir um segundo exercício escrito, sugerimos apresentações orais em aula, individuais ou em grupo (dadas as largas dezenas de inscritos), sabendo que, em Cultura, as interacções artísticas de jovens imaginosos favorecem novas utensilagens e motivam engenhos pessoais.

A avaliação assenta na participação (10%), exercício escrito (50%) e, substituindo segundo exercício, apresentação em aula de trabalho previamente combinado com o docente (40%).

 


Introdução à disciplina

29 Janeiro 2020, 12:00 Silvia Valencich Frota

Apresentação da disciplina e introdução à linguagem dos média. Discussão dos diferentes perfis dos média: institucional, económico e administrativo. Perfil institucional: média e democracia; média e poder. A tese do 4º Poder. Perfil económico: modelos de negócio; independência editorial versus dependência económica. Perfil administrativo: modos de produção, distribuição e consumo da notícia. A re/organização das redações, os novos perfis profissionais e a cultura corporativa.