Sumários

História dos media: visuais

2 Outubro 2020, 15:30 Ernesto José Rodrigues

1. Plano das aulas.
2. Tipologia dos media: impressos; sonoros; visuais; digitais.

Visuais. Arte rupestre. Datações. Interpretações.

 



Programa, bibliografia, informações gerais

1 Outubro 2020, 17:00 Ernesto José Rodrigues

1. Apresentação do programa, plano de aulas e bibliografia

 

Elementos de avaliação: dois exercícios escritos presenciais.

Os estrangeiros podem redigir numa língua a combinar.

Se útil ao aluno, aceita-se um trabalho preparado em casa e apresentado, individual e oralmente, na sala de aula.

Datas dos testes: 13 de Novembro e 18 de Dezembro.

 

Exige-se uma frequência mínima de 75 por cento de aulas.

 

Horário de atendimento: www.ernestorodrigues@campus.ul.pt; telemóvel / WhatSapp: 968047944: 5.ª feira, 19,30-20,30h.

 

Bibliografia geral:

BELL, Allan. 1991. The Language of New Media.  ‎Hoboken, New Jersey: Wiley-Blackwell.

(The) Language of the Media.www.bbc.co.uk/worldservice/learningenglish/.../langmedia.pdf.

MANOVICH, Lev. 2001. The Language of New Media. Cambridge, Massachusetts, London: The MIT Press.

McLUHAN, Marshall. 1994 [1964]. Understanding Media: The Extensions of Man. Cambridge, Massachusetts, London: The MIT Press.

McQUAIL, Denis. 2003. Teoria da Comunicação de Massas. Lisboa: F. C. Gulbenkian.

 

Recomendação: culturaport.blogs.sapo.pt.

 

O aluno será capaz de a) reconhecer a especificidade de cada meio e compreender as vias para maximizar a mensagem; b) analisar a complexidade de algumas questões mediáticas, caso da violência, censura, globalização, etc.; c) escrever e expressar-se em moldes efectivamente comunicacionais; d) articular massa de informação complexa de modo estruturado e sistemático. 

 

2. Informar e comunicar.

A pirâmide comunicacional.

 

Informação: a) conjunto de saberes; b) processo de transmissão desses saberes.

Comunicação: a) conjunto dos media transmissores de informação.

a. 1. communis = cum munus; a. 2. communicatio; a. 3. communicatio / excommunicatio; a. 4. séc. XVIII; a. 5. Kant, 1790; a. 6. séc. XIX; a. 7. Adriano Duarte Rodrigues, O Paradigma Comunicacional, Lisboa, F. C. Gulbenkian, 2011: 25; a. 8. pôr em comum; negociar sentidos.


Apresentações

30 Setembro 2020, 17:00 Silvia Valencich Frota

Apresentações e introdução à disciplina. Exibição do vídeo "Can we trust the press?", da PragerU


Apresentações

30 Setembro 2020, 15:30 Silvia Valencich Frota

Apresentações e introdução à disciplina. Exibição do vídeo "Can we trust the press?", da PragerU