Sumários

Níveis de comunicação e atributos dos media

27 Janeiro 2021, 14:00 Ernesto José Rodrigues

Informar e comunicar. 

Níveis ou redes de comunicação. 

Dos media: objectivos, necessidades, usos de comunicação. Tecnologias. 

 

Informação: a) conjunto de saberes; b) processo de transmissão desses saberes. 

Comunicação: a) conjunto dos media transmissores de informação. 

a. 1. communis = cum munus; a. 2. communicatio; a. 3. communicatio / excommunicatio; a. 4. séc. XVIII; a. 5. Kant, 1790; a. 6. séc. XIX; a. 7. Adriano Duarte Rodrigues, O Paradigma Comunicacional, Lisboa, F. C. Gulbenkian, 2011: 25; a. 8. pôr em comum; negociar sentidos. 

 

A pirâmide comunicacional.

Oito atributos dos media


Níveis de comunicação e atributos dos media

27 Janeiro 2021, 12:30 Ernesto José Rodrigues

Informar e comunicar. 

Níveis ou redes de comunicação. 

Dos media: objectivos, necessidades, usos de comunicação. Tecnologias. 

 

Informação: a) conjunto de saberes; b) processo de transmissão desses saberes. 

Comunicação: a) conjunto dos media transmissores de informação. 

a. 1. communis = cum munus; a. 2. communicatio; a. 3. communicatio / excommunicatio; a. 4. séc. XVIII; a. 5. Kant, 1790; a. 6. séc. XIX; a. 7. Adriano Duarte Rodrigues, O Paradigma Comunicacional, Lisboa, F. C. Gulbenkian, 2011: 25; a. 8. pôr em comum; negociar sentidos. 

 

A pirâmide comunicacional.

Oito atributos dos media


Plano de aulas

26 Janeiro 2021, 14:00 Ernesto José Rodrigues

 1.Apresentação do programa, plano de aulas e bibliografia. 

 

Elementos de avaliação: dois exercícios escritos presenciais. 

Os estrangeiros podem redigir numa língua a combinar.  

Se útil ao aluno, aceita-se um trabalho preparado em casa e apresentado, individual e oralmente, na sala de aula. 

Datas dos testes: em suspenso.

Exige-se uma frequência mínima de 75 por cento de aulas.  

Horário de atendimento: www.ernestorodrigues@campus.ul.pt; telemóvel / WhatSapp: 968047944: 5.ª feira, 19,30-20,30h. 

 

Bibliografia geral: 

BELL, Allan. 1991. The Language of New Media.  ‎Hoboken, New Jersey: Wiley-Blackwell.  

(The) Language of the Media.www.bbc.co.uk/worldservice/learningenglish/.../langmedia.pdf. 

MANOVICH, Lev. 2001. The Language of New Media. Cambridge, Massachusetts, London: The MIT Press.  

McLUHAN, Marshall. 1994 [1964]. Understanding Media: The Extensions of Man. Cambridge, Massachusetts, London: The MIT Press.  

McQUAIL, Denis. 2003. Teoria da Comunicação de Massas. Lisboa: F. C. Gulbenkian. 

RODRIGUES, Ernesto. 1998. Mágico Folhetim. Literatura e Jornalismo em Portugal. Lisboa: Editorial Notícias.  

 

Recomendação: culturaport.blogs.sapo.pt. 

 

O aluno será capaz de

a) reconhecer a especificidade de cada meio e compreender as vias para maximizar a mensagem;

b) analisar a complexidade de algumas questões mediáticas, caso da violência, censura, globalização, etc.;

c) escrever e expressar-se em moldes efectivamente comunicacionais;

d) articular massa de informação complexa de modo estruturado e sistemático.   

 

2. Informar e comunicar. 

Níveis ou redes de comunicação. 

Dos media: objectivos, necessidades, usos de comunicação. Tecnologias. 

 

Informação: a) conjunto de saberes; b) processo de transmissão desses saberes. 

Comunicação: a) conjunto dos media transmissores de informação. 

a. 1. communis = cum munus; a. 2. communicatio; a. 3. communicatio / excommunicatio; a. 4. séc. XVIII; a. 5. Kant, 1790; a. 6. séc. XIX; a. 7. Adriano Duarte Rodrigues, O Paradigma Comunicacional, Lisboa, F. C. Gulbenkian, 2011: 25; a. 8. pôr em comum; negociar sentidos. 

 

A pirâmide comunicacional. 

 

3. Quatro modelos de comunicação, conforme incidência maior no emissor ou no receptor:    

modelo de transmissão: transferência de sentido processamento cognitivo   

ritual ou expressivo: desempenho, experiência comum  

publicitário: espectáculo concorrencial, captar a atenção do espectador  

modelo de recepção: codificação preferencial, descodificação diferencial; construção de sentido 

 

4. Tipologia dos meios: impressos; sonoros; visuais; digitais. 

Breve história dos media. 

Visuais. Arte rupestre. Datações. Interpretações. 

 

5. Os media impressos.  

O livro e suas linguagens. 

Autógrafos e dedicatórias. 

Bibl.: Ernesto Rodrigues, “Impressões de eternidade”; “Dedicatória: relação e discurso”. Ensaios de Cultura. Lisboa: Editora Theya, 2016. Ebook

 

6. Imprensa periódica.  

A linguagem na Relação Universal, na Gazeta e no Mercúrio Português

Gazeta de Lisboa

Uma pré-crónica, em O Anónimo (1752). 

Outros exemplos até 1821. 

Bibliografia: Ernesto Rodrigues, Mágico Folhetim. Literatura e Jornalismo em Portugal. Lisboa: Editorial Notícias, 1998; A Corte Luso-Brasileira no Jornalismo Português (1807-1821). Lisboa: Ed. do Autor, 2008. 

 

7. O folhetim, memória do quotidiano no século XIX. 

1. Origens e definição.  

2. Influência da escola francesa. 

2.1. Um país ‘adaptado’, traduzido do francês. 

3. As imposições de um género in fieri. Aproximações aos traços folhetinescos relevantes.  

4. Modalidades. 

5. Gabrielomania – impacto na sociedade portuguesa. 

 

8. Géneros de opinião. 

Opinião pública e publicada.   

 

A crónica.  

Características. 

Quatro tipos particulares: a primeira crónica, a última, metacrónica, sobre nada. 

Exemplos de crónica jornalística no século XIX. 

A Internet antecipada em 1868: “O jornalismo no ano 2000”. 

Na actualidade. 

Bibliografia: Ernesto Rodrigues, Crónica Jornalística. Século XIX. Lisboa: Círculo de Leitores, 2004. 

Fernando Venâncio, Crónica Jornalística. Século XX. Lisboa: Círculo de Leitores, 2005. 

Guilherme de Azevedo, Crónica Ocidental. Edição de Ernesto Rodrigues. Lisboa: Esfera do Caos, 2016. 

 

Fait divers

 

9. Definição de notícia. 

Considerações sobre os vocábulos contidos em «facto actual de interesse geral». 

Partes da notícia. O título. 

 

10. Introdução à técnica jornalística. 

A. Técnica. 

B. Redacção. 

Prontuário. 

Livros de estilo. 

 

Exercícios sobre análise e redacção de peças. 

 

11. Recolha e selecção de informação. 

Fontes: pessoais, documentais, de agência. 

Da proximidade. 

 

12. Entrevista. 

Exemplos. [O caso Paris Review. Ver El País, 28-XI-2020.] 

 

13. Reportagem. 

 

14. Literatura e Jornalismo. 

 

15. Actualizações sonoras. Viagem ao universo da música mecânica: um ouvido sobre caixas de música, fonógrafos e gramofones. 

Rádio. 

 

16. Visuais. Pintura, fotografia. 

Iconografia na Imprensa escrita. 

 

17. Audiovisuais. Cinema, televisão.  

 

18. Funções e características da linguagem dos media de massas.  

Media de massas e indústria cultural. 

 

19. Os novos media.  

Poder e interdependência: do individual ao convergente; liberdade e controlo. Manipulação. 

Ciberjornalismo. 

 

20. Trânsitos discursivos. 

Do jornal / revista ao livro, ao cinema e à ópera, à internet, etc.  

O caso de Os Canibais: de Álvaro do Carvalhal a Manoel de Oliveira. 

 

21. Propaganda. Marketing e publicidade.  

 

22. Legislação e deontologia.