Sumários
Apresentações orais II
4 Dezembro 2019, 16:00 • Ricardo Gil Soeiro
Continuação da apresentação oral e discussão de trabalhos individuais de alunos: estudos comparativos a partir das obras e dos tópicos organizadores do programa da disciplina. Indicação de leituras para as últimas aulas do semestre disponíveis na plataforma “moodle”. 1.Núria Claro, "Sobre
A
ntologia de Páginas Íntimas, de Kafka"; 2. Telma Roque, "Sobre
Se isto é um homem, de Primo Levi, e O Homem em Busca de um Sentido, de Viktor Frankl"; 3. Fernão Biu, "
Água Viva: A viagem na inconstância de se ser"; 4. Miguel Ângelo Louro, "«
Para que o romance não morra»: um livro, um filme: a «escrita-leitura» da intimidae (interseccionada) do «eu» (e do «outro» no «Texto» (fragmentário)
Amar um cão, de Maria Gabiela Llansol e no
Diário (filmado) Irène, de Alain Cavalier (faltou); 5. Miguel Flor, "Sobre
Os
devaneios
do caminhante solitário, de Jean-Jacques Rousseau"; 6. Inês Ribeiro, "Sobre
Auto-Retrato do Escritor Enquanto Corredor de Fundo, de Haruki Murakami".
Apresentação oral das propostas de trabalho I (por parte dos discentes); continuação do estudo da obra "De Profundis, Valsa Lenta"
29 Novembro 2019, 16:00 • Ricardo Gil Soeiro
Apresentação oral das propostas de trabalho I (por parte dos discentes): 1. Eduarda Barroso, "Sobre Água Viva, de C. Lispector" (faltou); 2. Madalena Leitão, "Joan Didion e a Vulnerabilidade Perante a Morte"; 3. Ana Carolina Santos, "Os limites da presença do «Eu» na construção de personagem no Teatro"; 4. Madalena Andrade, "O retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde, em comparação com o texto de apoio "Identidade e literatura: O eu, o outro, o há", de João Barrento" (faltou); 5. Rita Nascimento, "Auto-representação nas crónicas de António Lobo Antunes" (adiou). Continuação do estudo da obra "De Profundis, Valsa Lenta", de J. C. Pires.
Continuação do estudo da obra "De Profundis, Valsa Lenta" (1997), de José Cardoso Pires
27 Novembro 2019, 16:00 • Ricardo Gil Soeiro
Continuação do estudo da obra De Profundis, Valsa Lenta (1997), de José Cardoso Pires. Obra enquanto uma “descida aos infernos”? (explicitação da dimensão humorística e de auto-ironia). Classificação genológica (dificuldade de caracterização e hibridismo de géneros) (ficção/memória/relato/testemunho). A subversão dos cânones de género: a) concepção clássica das autobiografias, memórias e diários (presença plena, identidade consistente, sedimentação do passado); b) De Profundis: ausência, alheamento, dissolução da identidade. Tematização da estrutura formal e os três núcleos temáticos. A dicotomia entre a ficção e o vivido. A escrita branca: o forte discurso imagético. A presença da intertextualidade. O processo de despersonalização: o Eu enquanto Outro.
Início do estudo da obra "De Profundis, Valsa Lenta", de José Cardoso Pires.
22 Novembro 2019, 16:00 • Ricardo Gil Soeiro
Início do estudo da obra: De Profundis, Valsa Lenta, de José Cardoso Pires. Visionamento do documentário: “Livro de Bordo”, de Manuel Mozos. Apresentação aos alunos de um breve guião que serviu de plataforma para posterior discussão: a escrita como exercício de solidão; depoimento de António Lobo Antunes (“escrever no osso”); De Profundis, Valsa Lenta: depoimento de João Lobo Antunes; livro como terapêutica e o medo da morte; “Fumar ao espelho” (1991); depoimento de Antonio Tabucchi (forma directa de escrever a realidade); a presença obsessiva da noite (a escrita enquanto transfiguração/a solidão da escrita).
Conclusão do estudo da obra "Água Viva", de Clarice Lispector
20 Novembro 2019, 16:00 • Ricardo Gil Soeiro
Conclusão do estudo da obra: Água Viva, de Clarice Lispector. Análise da página 13: a escrita que se reconhece como humilde tentativa de investigar a realidade. A utilização da linguagem e os recursos técnico-compositivos: análise das páginas 13 e 21. Discussão de grupo: Água Viva enquanto livro impossível e inclassificável. A insuficiência da linguagem e o desejo de outras discursividades (pintura, música e fotografia). A apresentação do rosto (a questão identitária): análise das páginas 19 e 32. Recapitulação do eixo temático da temporalidade: o instante e a noção de epifania.