Sumários

A problemática da auto-representação (estudos de caso)

9 Outubro 2019, 16:00 Ricardo Gil Soeiro

Continuação do estudo da problemática da auto-representação: o duplo movimento de interiorização e de exteriorização patente na escrita diarística. Estudo de caso: os auto-retratos. A importância do rosto, a dialéctica da identidade e da alteridade. O auto-retrato enquanto auto-revelação e auto-análise. Transparência vs. opacidade. Análise concreta de alguns auto-retratos: A. Dürer, Rembrandt, Van Gogh, M. C. Escher, Francis Bacon, Johannes Gumpp. A impossibilidade do auto-retrato e o jogo representacional dos múltiplos olhares. A experiência especular e o descentramento do Eu: o Eu como um Outro.


A problemática da auto-representação: questões teóricas II

4 Outubro 2019, 16:00 Ricardo Gil Soeiro

Recapitulação das questões suscitadas pelo início do estudo da problemática da auto-representação: questões teóricas. Algumas características fundamentais da literatura autobiográfica, da autoficção e da autografia. O espectro alargado das escritas do Si: confissões (a tradição confessional); breve referência aos textos canónicos de Santo Agostinho, Montaigne e Rousseau, os diários, as memórias, a escrita epistolar. O “pacto autobiográfico” segundo o teórico P. Lejeune. A explosão intimista na época contemporânea, de acordo com as posições assumidas por Clara Rocha na sua obra Máscaras de Narciso. Estudos sobre a literatura autobiográfica em Portugal, Coimbra, Almedina, 1992. O movimento centrífugo e o movimento centrípeto da escrita autobiográfica. O exemplo biográfico de Kafka: publicação dos diários (privado vs. público). Breve comentário crítico sobre o artigo “O Secreto e o Real – Caminhos Contemporâneos da Autobiografia e dos Escritos Intimistas”, da autoria da Professora Paula Morão: a relação entre o Eu e o Mundo, a impureza e a complexidade que caracterizam o objecto literário, em geral, e as diversas modalidades dos escritos intimistas, em particular, a aporia da linguagem.


– A problemática da auto-representação: questões teóricas

2 Outubro 2019, 16:00 Ricardo Gil Soeiro

Início do estudo da problemática da auto-representação: questões teóricas. Os escritos intimistas e as fronteiras entre verdade e ficcionalidade, entre o real e o inventado, entre o vivido e a escrita. Algumas características fundamentais da literatura autobiográfica, da autoficção e da autografia. O espectro alargado das escritas do Si: confissões (a tradição confessional): breve referência aos textos canónicos de Santo Agostinho, Montaigne e Rousseau), os diários, as memórias, a escrita epistolar. O “pacto autobiográfico” segundo o teórico P. Lejeune. A explosão intimista na época contemporânea, de acordo com as posições assumidas por Clara Rocha na sua obra Máscaras de Narciso. Estudos sobre a literatura autobiográfica em Portugal, Coimbra, Almedina, 1992. O movimento centrífugo e o movimento centrípeto da escrita autobiográfica. O exemplo biográfico de Kafka: publicação dos diários (privado vs. público). Análise do poema "Narciso", de José Régio.


Questões bibliográficas e metodológicas

27 Setembro 2019, 16:00 Ricardo Gil Soeiro

Ainda a apresentação do programa, da bibliografia e dos critérios de avaliação da disciplina. Questões metodológicas: sistematização da tipologia de trabalhos escritos; expressão escrita e estilística; participação oral dos discentes em torno das regras básicas que presidem à elaboração de trabalhos escritos. Apresentação formal e referenciação bibliográfica (exposição teórica e breve exercício prático). Breve consideração das principais questões que definem o universo dos Estudos Comparatistas. Discussão em torno das noções de Literatura, Arte e Ciência; as especificidades do campo de estudo das Humanidades.


Apresentação dos conteúdos programáticos e calendarização de actividades

25 Setembro 2019, 16:00 Ricardo Gil Soeiro

Apresentação do programa (conteúdos programáticos e corpora a analisar) e da bibliografia da disciplina (bibligrafia seleccionada). Fornecimento do calendário pormenorizado das aulas e indicação dos momentos de avaliação: exercício escrito presencial, elaboração de uma recensão escrita, elaboração de um projecto de trabalho, contemplando uma apresentação oral (trabalho individual a ser desenvolvido em fases estipuladas ao longo do semestre). Breves considerações metodológicas e bibliográficas; visualização e explicação sobre o funcionamento da plataforma electrónica “moodle” da disciplina (elearning.ul.pt), em que os alunos se devem registar.