Sumários

J. Conrad, O Coração das Trevas

29 Novembro 2016, 10:00 Amândio Reis

Joseph Conrad/Józef Konrad (1857-1924): o percurso exílico de um escritor "inglês"; a experiência de Conrad na marinha mercante, o Diário do Congo e algumas das complexidades da matriz biográfica subjacente ao romance Heart of Darkness.
O Coração das Trevas, o processo de rememoração e o obscurecimento do ponto de vista: a frame story, a narrativa encaixada, o narrador desconhecido e a perspectivação subjectiva de Marlow.
Apresentação oral de Inês Almeida.
Leitura comentada de momentos cruciais na abertura do romance: a infância de Marlow e a obsessão com o mapeamento; a consulta médica prévia à partida para África e a prefiguração da loucura; a alegoria da narrativa e o efeito de inversão do "lugar das trevas": o Congo e a o Império Britânico, Londres e o Império Romano.



A. Herculano, "Arrábida"

24 Novembro 2016, 10:00 Amândio Reis

Alexandre Herculano numa perspectiva comparatista: o Romantismo na Europa e o Romantismo português; algumas coordenadas histórico-literárias.
Articulações entre a revolução estética (M.H. Abrams) e a revolução política no tempo de Herculano; o poeta como cidadão politicamente comprometido e o lugar da poesia na esfera pública; poetas e exilados (Herculano e Almeida Garrett).
"Arrábida": poema, sonho e heterocosmo -- alguns pontos de aproximação e de divergência em relação a "A Rima do Velho Marinheiro", de S.T. Coleridge; a ideia de "co-moção" e a natureza perspectival da relação entre o sujeito e a natureza: do idílio campestre ao locus horrendus.
Apresentação oral de Mariana Oliveira.
Discussão sobre a tópica do poema: a experiência da solidão, a transitoriedade da vida, a "pátria" espiritual, a dicotomia cidade/campo, e a alegoria política expressa no "tigre" idolatrado pelo "vulgo" (parte XIII).


W. Herzog, Encounters

22 Novembro 2016, 10:00 Amândio Reis

Discussão sobre Encounters at the End of the World, de Werner Herzog; o duplo sentido do título e a dimensão profética, apocalíptica, do filme.
A estética do limite de Herzog e a sua matriz Romântica -- aproximações e diferenças estruturantes (Encounters, entre a poesia de Coleridge e a de Herculano); recuperação de passagens seleccionadas; breves considerações acerca do conceito de sentimento do "sublime".
O motivo Romântico da viagem ao Polo Sul e uma breve história cinematográfica dessa empresa; visionamento de alguns excertos de The Great White Silence (1924), de Herbert G. Ponting, sobre o capitão Robert Falcon Scott e a sua malograda expedição à Antárctida.


W. Herzog, Encounters

17 Novembro 2016, 10:00 Amândio Reis

Visionamento de Encounters at the End of the World (2007), de Werner Herzog.


Coleridge, "A Rima do Velho Marinheiro"

15 Novembro 2016, 10:00 Amândio Reis

Uma releitura de "A Rima do Velho Marinheiro" a partir do ensaio de M.H. Abrams, "The Poem as Heterocosm"; Romantismo, criatividade/criação e revolução estética: do poema como espelho ao poema como "segunda natureza"; a pertinência da noção de "cosmogonia" na interpretação do poema de Coleridge.
O percurso do Velho Marinheiro e a sua conformação final como storyteller ou poeta; o Homem e a Natureza: harmonias e disjunções. Qual o lugar da poesia na confrontação de um problema de moral e, inclusivamente, de ecologia?
A paisagem Romântica e o poema de Coleridge nas artes visuais: das ilustrações de Gustave Doré ao filme animado de Larry Jordan.